UOL Jogos - Todas as reportagensUOL Jogos - Todas as reportagens
UOL BUSCA

Reportagens

01/12/2006 - 03h41

Bate-papo UOL: PS3 e Wii uma semana depois

da Redação

Divulgação

Wii, da Nintendo, quer democratizar os jogos

Wii, da Nintendo, quer democratizar os jogos

PlayStation 3 e Wii, consoles de nova geração de Sony e Nintendo, respectivamente, chegaram à redação do UOL. Na conversa, Fabio Pancheri e Théo Azevedo, da equipe de UOL Jogos, apresentaram as características de cada um dos aparelhos, seus primeiros jogos e futuros lançamentos. Além disso, tiraram as dúvidas sobre os rumos do entretenimento eletrônico.

Leia a íntegra do bate-papo com Fabio Pancheri e Théo Azevedo.

(08:12:29) Fabio Pacheri: Boa noite a todos. O Théo está caminho. ;-)

(08:12:07) Rickgokussj5: Boa noite fabio tudo bem? Qual é a sensação de jogar no Wii, um jogo como RedStil e Zelda TP?
(08:14:35) Fabio Pacheri: Rickgokussj5: Zelda, apesar de usarem os controles do Wii, é para o pessoal hardcore. Claro, é diferente, mas é só um processo de adaptação. Diferente mesmo é jogar Wii Sports, Red Steel e Rayman. Como todos variam em qualidade.

(08:14:42) Lucius: Qual console vc achou mais bonito, ps3 ou wii?
(08:15:33) Fabio Pacheri: Lucius: em termos de acabamento, o PS3, disparado. Mas o Wii está a frente do Xbox 360 ainda.

(08:15:36) Ony2005: .....fabio ...noq vc axa q vai dar o play 3 aqui no brasil ..acabei de ver q ele vai custar 8000 nas lojas americanas ...vc ainda q ainda existe uma possibilidade dele fazer "sucesso" como aconteceu com o play 2?
(08:16:44) Fabio Pacheri: Ony2005: com esse preço fora de cogitação, né? Ainda mais com Xbox 360 oficialmente no Brasil e com jogos a preços bem acessíveis.

(08:16:51) Eduardo Play: Olá, rimeiro de tudo, boa noite, gostaria de sber, como é a sensação de jogar um play ou o Wii?
(08:18:36) Fabio Pacheri: Eduardo Play: é uma surpresa. Mesmo depois de tanto ver vídeos e imagens. A primeira raquetada em Wii Sports é inesquecível. Quem já joga videogame estranha um pouco, quem nunca jogou pega bem fácil.

(08:19:04) marviN: o que o brasil ganha com a entrada do x360 no brasil?ele tem potencial de ganhar o mercado brasileiro?
(08:20:30) Fabio Pacheri: marviN: tem excelentes chances. Pode não ser o videogame número 1 do mundo, mas no Brasil eu aposto nele. Só muda se a Sony baixar o preço do PS3.

(08:20:32) blood_huntter: Vocês já tem o Wii na Redação?? se sim, pq não mostraram qdo receberam? Se não, vão mostrar e/ou fazer um pequeno review?
(08:22:29) Fabio Pacheri: Porque mostrar embalagem não acrescenta em nada. O que faz o videogame são jogos e agente foi o primeiro a dar uma análise. Amanhã sai também a primeira videonálise feira aqui no UOL, de Wii Sports, eu apareço jogando nesse vídeo.

(08:21:10) JRR: Dizem que o controle do PS3 tem a sensibilidade do controle do Wii. É verdade? Qual tem melhor jogabilidade?
(08:22:23) Théo Azevedo: JRR, o controle do PS3, o Sixaxis, é sensível aos movimentos, mas o sensor do Wii Remote, do Wii, é bem superior para captar movimentos, profundidade etc.

(08:22:26) Nitro: Boa noite a todos,fábio e theo queria saber se vocês acham que o jogo Red Steel foi uma decepção
(08:23:46) Théo Azevedo: Nitro, comecei a jogar esta semana e, por enquanto, acho pouco para formar uma opinião mais concreta. Semana que vem, publicaremos análise no UOL Jogos. Por ora, posso dizer o que achei curioso: a crítica americana, de fato, não gostou do jogo; no Japão, por sua vez, ele recebeu ótimas notas da Famitsu.
(08:23:57) Fabio Pacheri: Nitro: sim. Não tanto quanto malharam, mas da Ubisoft o melhor do lançamento foi mesmo Rayman Raving Rabbits que não foi tão falado quanto Red Steel durante a produção. Análise de Rayman sai amanhã.

(08:22:37) Snorlax- Ed.Europa: Boa noite Pessoal da Uol jogos. Primeiro fico muito feliz em estar participando desse pate papo. Bom, minha pergunta é a mais obvia possivel. Sei que jogaram na Editora Europa (na redação da Gamemaster) o Wii e PS3. Digam o que acharam dos aparelhos em detalhes, por favor. Obrigado!
(08:29:45) Théo Azevedo: Snorlax- Ed.Europa, é curioso: as pessoas, a princípio, têm mais interesse no PS3, mas assim que vêem o Wii, logo são "conquistadas" pelo aparelho.Por enquanto, não vi nada de impressionante no PS3, com exceção dos demos, como o de Motorstorm. É necessário mais tempo pars surgirem bons jogos para o console.Eis a vantagem do Wii: logo de cara, ele agrada e cativa.

(08:23:51) Curioso: poderia explicar um pouco sobre PS3
(08:25:07) Théo Azevedo: Curioso, qual aspecto exatamente? Bem, o PS3 é o sucessor do PlayStation 2 e, tem entre suas novidades, visual de alta definição, uma rede online e o drive Blu-ray, nova mídia da Sony. Além disso, o controle é sensível aos movimentos do jogador.
(08:26:21) Fabio Pacheri: Curioso: o PS3 segue a linha adotada pelos videogames até então: tenta oferecer mais aumentando a potência do aparelho. É a filosofia da Sony, que durante décadas vende eletrônicos nessa filosofia. O aparelho de som melhor é que aquele que toca mais alto. A diferença é que nessa geração Nintendo saiu por um caminho totalmente diferente e a Microsoft de certa forma também apostando em uma rede online.

(08:24:07) Bino: Fabio, o controle do wii realmente funciona, ou qualquer movimento e ja pode-se jogar?
(08:27:50) Théo Azevedo: Bino, até agora, por enquanto, o controle está funcionando muito bem conosco.

(08:25:13) NeOn GeNeSis: ei fabio, a bateria que vem junto com o wii-mote eh recarregavel????
(08:25:34) Théo Azevedo: NeOn GeNeSis, na verdade, o controle funciona com duas pilhas AA.

(08:26:30) OG Loc: Fabio, o novo game do DBZ, tem versões para o Wii e para o PS2. As duas ganharam notas iguais na IGN, mas para você, a do Wii se sai superior? (Em relaçao à inovação...)
(08:27:40) Fabio Pacheri: OG Loc: joguei 10 minutos do DBZ no Wii só para ver como é controle. Fora a maneira de dar os golpes, de fato o jogo não muda nada.

(08:27:44) Dido: Fabio, você sabe quando lança o Resident Evil Wii?
(08:28:07) Fabio Pacheri: Dido: Resident Evil está sem previsão ainda.

(08:28:13) MANo: ola fabio, finalmente chegou os consoles tao aguardados, mas pelo q dizem eles estao vindo com um preço muito alto. valem mesmo todo esse preço?
(08:29:36) Fabio Pacheri: MANo: O PS3 eu tenho de afirmar que ainda não vale. Principalmente pelo ágio que estão cobrando. Talvez se fosse pelo preço oficial, mas mesmo assim convém esperar antes de fazer o investimento.

(08:29:46) Snorlax- Ed.Europa: Vocês já estão com o Xbox 360 brasileiro em mãos? Se estão, digam se vale a pena ter um pelo seu preço.
(08:31:40) Fabio Pacheri: Snorlax- Ed.Europa: não. único que sei que tem o brasileiro é a Editora Europa, que vai publicar a revista oficial do console. :-) Mas levando em conta que vem três jogos e alguna acessórios é de se pensar.

(08:29:51) Euuuuuuuu: Fabio voce acha que o controle do Wii consegue ser algo totalmente imersivo ao ponto de voce precisar mesmo fazer a copia do movimento real pra que ele projete na tela ou aquilo e apenas pra casuais,voce acha que os hardcores se sentaram e jogaram fazendo movimentos quase nulos?
(08:32:06) Théo Azevedo: Euuuuuuuu, acho que ainda é cedo para falar em imersão total, pois acho que até fugiria da filosofia da Nintendo, que é simplificar os games - imagine ter que fazer movimentos muito complexos para jogar; isso provavelmente afugentaria boa parte das pessoas.O Akira, que trabalha no UOL Jogos, joga o Wii Tennis sentado, como se fosse um jogo comum. É um exemplo, mas mostra como cada um pode levar seu estilo ao Wii.

(08:31:48) ThiagoPortoAlegre: Qual desses dois consoles que na sua opinião é melhor em gráficos?
(08:33:27) Fabio Pacheri: ThiagoPortoAlegre: hoje, o Xbox 360. Mas o PS3 parece ter potencial. Falta ver como serão os jogos para PS3 daqui um ano.

(08:32:07) Aero3k: Uma coisa que eu lembro que não me lembro bem se foi vc, mas na época da E3 chegou a falar que o sensor de movimento do PS3 parecia que tinha sido feito "as pressas". Com o console nas mãos, qual a conclusão final que se pode obter visualizando a capacidade similar dos 2 controles?
(08:33:33) Théo Azevedo: Aero3k, para ser sincero, ainda não tive tempo de testar o sensor do PS3 à exaustão, para saber se algo mudou desde que expressei minha opinião - na E3, mas depois, ainda joguei na TGS. De qualquer forma, o Sixaxis fica aquém do Wii Remote, isso sem dúvidas.

(08:33:37) i s2 ps2: Théo. Ql foi console que vcs mais jogaram? Com sinceridade!
(08:34:16) Théo Azevedo: i s2 ps2, por ora, o Wii.

(08:33:46) ThiagoPortoAlegre: Como é jogar um jogo tipo Tennis no Wii?
(08:35:02) Fabio Pacheri: ThiagoPortoAlegre: é a coisa mais divertida que alguém pode experimentar. Não teve uma pessoa da redação do UOL que tenha desaprovado, seja ela 'gamer' ou novata.

(08:34:22) rafinha: Estou morando no canada, e estou em duvida em qual dos dois comprar. Gostaria de saber qual realmente seria o melhor. Na verdade estou entre os 3 principais. X-Box 360, o Nintendo e o PS3..Me ajude se puder!
(08:35:36) Théo Azevedo: rafinha, isso depende muito do seu estilo? Wii é para quem está ligado na experiência, e não nos gráficos; PS3, por sua vez, promete o visual mais bacana; o Xbox 360, por sua vez, está "maduro" e já tem belos jogos à disposição, sem falar na Xbox Live, que traz um monte de outras coisas.

(08:35:06) Silva: Fabio, eu gostaria de saber se jogar com o Wii é muito cansativo, e se o Zelda Twilight Princess tem mesmo 100 horas de duração.
(08:37:09) Fabio Pacheri: Silva: depende de estilo. :-) Tem gente que literalmente entra no clima. A partida de tênis nem começa e a pessoa já está pulando como um profissional. Apesar de divertido, não precisa nada disso. Dá até para se jogar o tênis sentado (que fica sem graça). Mas jogando em pé, fazendo somente os movimentos básicos não cansa nada.

(08:36:02) AuriKill: Alô Théo! Achei o controle do PS3 meio "vagabundo", muito leve, ao ponto de prejudicar a experiência do jogo. O que você achou dele?
(08:38:46) Théo Azevedo: fala Jô (Aurikill)! Sabe de uma coisa, que até comentei com o pessoal da Ed. Europa? O controle não parece ter a mesma qualidade de design, material e acabamento que o console, o que é um pouco decepcionante, sim. Mas, para ser sincero, acho que não a ponto de prejudicar a experiência - mas, para responder isso direito, preciso esperar sair um Winning Eleven para o PS3 e "castigar" bastante o Sixaxis.

(08:37:19) Dido: A Nintendo está com problemas para suprir as necessidades do mercado pela quantidade de vendas, isso dura a'te o natal? A sony está com problemas de atraso na produção. Você acha que isso trará muita dor de cabeça para a Sony? Quero dizer, você acha que existe s possibilidade de haver alguma mudança de planos para o PS3? (como serviços online?)
(08:39:43) Fabio Pacheri: Dido: a Nintendo parece estar dando conta da demanda por enquanto. Vamos ver amanhã, quando o videogame será lançado no Japão. Na minha opinião o maior problema do PS3 é aquele anunciado na E3 2006, em maio: o preço salgado. Rede ela pode arrumar, jogos bons terá, mas não sei isso resolve com ele custando US$600.

(08:38:53) marviN: em varias lojas como submarino ,saraiva etc estao com estoque de games do x360 esgotados seria isso a resposta do gamer brasileiro?qual chances de termos a nitendo e a sony na terra do tupiniquins?
(08:40:32) Théo Azevedo: marviN, o preço dos jogos do Xbox 360 está bom, né? :o) Estou achando muito bacana a "resposta". Vamos ver se o console nacional emplaca também...Sobre Nintendo e Sony, é complicado. A Nintendo, até onde sei, está satisfeita com a atuação no Brasil, através da importadora Latamel; já a Sony, por enquanto, sequer manifesta interesse no Brasil.

(08:39:56) Loko por Games: qndo o play 3 vai chega no Brasil?
(08:40:41) Fabio Pacheri: Loko por Games: oficialmente não deve chegar. Só se for lá pelo final da vida dele, daqui uns cinco anos. Mesmo assim acho difícil. Só mesmo comprando importado.

(08:40:48) Night Neo: Qual a expectativa para "WarioWare: Smooth Moves", tanto em qualidade quanto em vendas?
(08:42:11) Fabio Pacheri: Night Neo: WarioWare é um dos jogos que espero do Wii. Eu diria que Wario Ware está para Nintendogs do DS: um jogo que tem a cara do console. Arrisco que será um tremendo sucesso.

(08:41:26) Cocobas: Poderei me conectar a rede por meio do Nintendo Wi-Fi USB connector?
(08:43:10) Théo Azevedo_: Cocobas, é preciso ter uma rede sem fio para conectar ao Wii. Se você não tiver, aí sim é necessário um adaptador.

(08:42:28) Lucius: dos jogos que vc já jogou no ps3, algum usou o sensor do controle? Ele tem alguma utilidade ou da sensação de algo mal feito??
(08:44:41) Fabio Pacheri: Lucius: quase todos usam o sensor para fazer alguma coisinha. No Ridge Racer 7 por exemplo, você muda a visão ao balançar o controle. Até agora não acrescentou muito em jogabilidade. Mas, claro, deve mudar quando tiver jogos feitos para isso como será o caso do Warhawk.

(08:43:19) maluco: Como ficou o caso de incompatitbilidade do PS3 com sistema Ray - blue????
(08:44:10) Théo Azevedo_: maluco, que incompatibilidade? O Blu-ray é o sistema de mídia padrão do PS3. Mais compatível que isso, impossível. :o)

(08:44:25) OG Loc: Há alguma chance de algum GTA (Sendo o 4 ou não) sair para o Wii? Ou até mesmo um para o DS?
(08:45:38) Théo Azevedo_: OG Loc, já teve GTA para o Game Boy. Quem sabe? Agora, com o perdão da piada, seria cômico ver os Miis matando uns aos outros no Wii. Hehehehe.

(08:44:50) Ony2005: Fabio vc pode adiantar algo pra gente sobre o wii ..se vcs vao fazer video analises ...ou algo do tipo ....??? se sim quando a primeira chega???
(08:45:55) Fabio Pacheri: Ony2005: a primeira videoanálise do Wii sai amanhã: será Wii Sports. Na segunda ou terça, sai videoanálise de Rayman. ;-)

(08:45:49) Murilo Wii: Qual jogo voce indicaria para cada um dos 3 novos consoles?
(08:46:45) Théo Azevedo_: Murilo Wii, Wii: Zelda; PS3: Resistance, que é o carro-chefe; Xbox 360: Gears of War

(08:45:59) LinkWII: A Nintendo é conhecida por fabricar consoles com boa durabilidade..vc acredita que o Wii é um produto durável também?
(08:47:36) Fabio Pacheri: LinkWII: é. A gente já levou o console para lá e cá em mochilas; deixamos cair controle várias vezes; e ele está firme e saudável. ;-)

(08:46:49) WII are the best: Theo, vc acha q a longo prazo, pelo menos até meados de 2007, seria mais recompensador adquirir um Wii, um Xbox ou um Ps3?
(08:47:53) Théo Azevedo_: WII are the best, quer comprar um videogame hoje, certo? Então, de fato, ou você compra um Wii, pelo inúmeros fatos já expostos, ou se quiser belos gráficos e uma baita rede online, fica com o Xbox 360.

(08:47:49) Johannes: Vc acredita que com um ano de vantagem sobre os concorrentes e com um suporte de rede ainda sem igual e com a Live Anywhere chegando o Xbox 360 tem grandes chances de se tornar o lider do mercado?
(08:50:05) Fabio Pacheri: Johannes: eu acho que sim, mas é uma briga muito interessante nessa geração. Nesse final de ano, por todo auê que mídia não especializada está fazendo (jornais, sites etc) eu diria que o Wii vence. mas prefiro esperar mais seis meses.

(08:48:06) Cyber6: Qual dos dois consoles que voce acha que vai dominar quando o assunto é jogar online?
(08:49:19) Théo Azevedo_: Cyber6, joguei Resistance online e é bem legal. No Wii, por enquanto, não tive nenhuma experiência - aliás, até agora, são pouquíssimos os jogos compatíveis e nenhum foi lançado ainda. Então, atualmente, seria o PS3.

(08:49:33) Ed1995: Gostaria de saber qual jogo no Wii vc teve maior dificuldade de jogar?
(08:50:49) Théo Azevedo_: Ed1995, putz, tem horas que controlar o bisturi do Trauma Center, com aquela musiquinha aterrorizante e a pressão do tempo e das condições do paciente, definitivamente não é fácil.

(08:50:15) Marcelao BR: Demorou para baixar demos na rede da Sony?
(08:52:05) Fabio Pacheri: Marcelao BR: sim, a rede está um pouco lerdinha. Mas sem exageros como andam falando por aí. A rede do Xbox 360 também teve seus momentos de instabilidade.

(08:51:02) MasterN: Quais suas expectativas em relação a Mario Galaxy?
(08:52:54) Théo Azevedo_: MasterN, joguei um pouco na E3 e, pra ser sincero, é difícil dar impressões, porque Super Mario Galaxy é aquele tipo de jogo que demanda mais que 5 minutos para formar uma opinião, mesmo inicial. De qualquer forma, o visual está sensacional e a idéia de explorar diferentes planetas é bem interessante. Se em 2007, eu tiver oportunidade de jogar novamente, antes do game chegar às lojas, voltamos ao assunto, ok? :o)

(08:52:09) MasterN: Você acha que com o Wii a Nintendo pode recuperar a liderança do mercado?
(08:53:17) Fabio Pacheri: MasterN: tem chances, mas, como o DS, talvez ela perca muito do público hardcore, que será compensado por todos aqueles que nunca sonharam que jogariam videogame na vida.

(08:53:17) MasterN: O que você está achando do suporte das thirds para o Wii? E qual você acha que é o futuro do console em relação a isso, ainda mais do anuncio da já produção de Red Steel 2?
(08:54:28) Théo Azevedo_: MasterN, a Ubisoft apoiou bem, assim como outras produtoras que resolveram apostar no console - Activion, EA etc. A verdade é a seguinte: se vender, pode ter certeza que o apoio só vai aumentar.

(08:53:23) Silva: Eu li em certas matérias, que o controle intuitivo do wii é responsavel por torçoes e luxações, gostaria de saber se é realmente possivel se machucar enquanto joga.
(08:55:08) Fabio Pacheri: Silva: olha, muitas pessoas que nunca jogaram experimentaram o console aqui no UOL. Não aconteceu nenhum acidente. Sem excessos não vejo como.

(08:54:31) rafael(sp): Olá queria saber qual a diferença entre o play 2 o play 3 e a novidade do nintendo Wii!
(08:56:13) Théo Azevedo_: rafael(sp), PS3 tem gráficos de alta definição, rede online, controle sem fio e sensível aos movimentos, mídia Blu-ray. Sobre o Wii, a novidade é o controle sensível aos movimentos, de forma mais poderosa e interativa que o PS3.

(08:55:13) MR7: O que tu faria no lugar do primerio da fila do ps3 que desistiu dele pra ter um pc de 7500 dólares? Ficaria com o PC ou o PS3?
(08:57:15) Théo Azevedo_: MR7, olha, eu nunca ficaria todo este tempo numa fila para comprar um videogame. Se fosse para fins profissionais, para comprar para o UOL, por exemplo, aí tudo bem. Neste caso, ficaria com o PS3 mesmo, pela necessidade profissional, como disse.

(08:56:20) smoke: Théo, na E3 a sony decidiu mudar o formato do controle pois axou que ele não seria bem aceito pelos usuários , afinal foi uma boa escolha?
(08:59:30) Théo Azevedo_: smoke, na verdade, acho que o formato foi tão mal recebido, pela imprensa, jogadores e tudo mais, que a Sony resolveu investir no que já vinha dando certo - Dual Shock -, com os novos recursos.Sendo sincero, nem cheguei a pegar no controle antigo, mas já joguei com similares no PC, e não foi nada confortável, ergonômico ou atraente. Então, eu achei que foi uma boa escolha, sim.

(08:57:22) junimps2: Quando o Xbox 360 vai ser lançado no Brasil?
(08:58:09) Fabio Pacheri: junimps2: amanhã, dia 1º de dezembro. Por R$2.999.

(08:57:43) Murilo Wii: Voce acha que o Wii necessita de um espaço AMPLO para jogos mais agressivos?
(09:00:14) Fabio Pacheri: Murilo Wii: eu levei para meu apartamento que é bem padrão, com dois quartos. Achei que ficaria apertado de início, mas até que ficou bem. A distãncia que a Nintendo recomenda para uma melhor performance não é grande: entre 1,5 a 3 metros.


(08:59:32) warlord: Boa Noite. Acho que todos ja ouviram falar do Wiiremote que é revolucionario, mas para aquele que não se acostuman poderiam por exemplo comprar o acessorio Original Controler ( não sei se é esse o nome) e jogar sem tetr que fazer os movimentos como um console normal? Obrigado.
(09:00:57) Théo Azevedo_: warlord, existe uma tabela com os controles que cada jogo utiliza - publicamos no UOL Jogos, inclusive. O controle clássico do Wii é só para os jogos compatíveis com este.

(09:00:22) NeOn GeNeSis: fabio, queria saber se jogar o Wii em um ambiente muito claro atrapalha a sensibilidade o wii-mote?????
(09:01:48) Fabio Pacheri: NeOn GeNeSis: a gente gravou a videoanálise de Wii Sports ontem, aqui nesse estúdio do bate-papo. O pessoal usou holofotes para dar a imuninação correta e mesmo com toda a claridade não vi nada de errado com o controle.

(09:01:06) {?}toxic*snake{?}: boa noite a todos... queria saber se essa mídia do novo console da sony não é uma forma de acabar com a pirataria.. pq o valor dessa mídia e muito alto..
(09:01:57) Théo Azevedo_: {?}toxic*snake{?}, sem dúvidas, vai dificultar a pirataria. Mas não é esse o principal objetivo da Sony: ela quer mesmo emplacar o Blu-ray, pois é o formato de propriedade dela.

(09:01:51) BRUNO RJ: Vcs acham que com esse novo lançamento da sony, que é o play 3, as pessoas se acostumarão tão rapido assim??? So as pessoas com nivel mas elevado poderam comprar, pois os jogos só serão aceitos os verdadeiros?
(09:03:52) Fabio Pacheri: BRUNO RJ: PS3 é um videogame para quem joga e conhece. 'Acostumar' com o Wii é mais fácil. Como DS e PSP serão públicos diferentes e quem foi fã do PS2 não ficará nem um pouco decepcionado com o 3.

(09:02:09) muzaum: Theo, um dos motivos pelo qual nunca comprei um console da nintendo(ds, cube , etc..) se deve ao fato dos mesmo possuirem titulos em sua maioria voltados ao publico infantil...isso se repetira no wii?
(09:04:08) Théo Azevedo_: muzaum, olha, esse é um estigma até injusto que a Nintendo carrega - o que acontece, a grosso modo, é que ela não tem jogos adultos, como o PS3, por exemplo, mas linha de jogos para DS e Cube está longe de ser infantil. O Wii vai manter essa filosofia, sim, e com certeza você pode esperar por várias versões de todas aquelas franquias famosas da Nintendo. É o que ela melhor sabe fazer: vender as mesmas marcas um montão de vezes.

(09:03:56) Mario: Se comprar o PS3 para o meu filho, os jogos que ele tem hoje no PS2 vão funcionar?
(09:05:13) Fabio Pacheri: Mario: sim. do PS2 e do PSone. Tem uma pequena lista de 200 jogos que não funcionam e que a Sony busca solução, mas levando em conta que a gameteca dos dois consoles (1 e 2) tem mais de dois mil títulos, é menos de 10%.

(09:04:19) Wii ou XBoX360?: Você acha que financeiramente falando o X-Box 306 compensa mais já q os jogos vão sair com preços mais baratos tambem?
(09:05:11) Théo Azevedo_: Wii ou XBoX360?, é preciso lembrar que, pelo menos nos EUA, os jogos para Wii são US$ 10 mais baratos. Porém, aqui no Brasil, o preço dos games do Xbox 360 está bastante atraente, sem dúvidas.

(09:05:13) Torque: o q vc acha da atitude da midia brasileira em dar pouco (ou nenhum) espaço sobre o lançamento da nova geraçao aqui?
(09:06:11) Théo Azevedo_: Torque, discordo. Pelo que ando vendo por aí, boa parte da grande mídia tem dedicado bom espaço para os novos consoles - e isso vale para jornais, TVs, revistas etc.

(09:05:20) Ryu: Boa noite, daqui a quanto tempo será possível importar um PS3 a um preço mais proximos dos u$ 599? Qual a opinião de vcs?
(09:06:20) Fabio Pacheri: Ryu: só quando a Sony regularizar a produção, o que parece que demora alguns meses. Chuto que em março estará normalizado, tal qual o Xbox 360 que sofreu com falta também no comecinho.

(09:06:21) boladao de amor: Théo, o que vc achou do jogo resistance? Alguma novidade ou apenas mais do mesmo?
(09:07:17) Théo Azevedo_: boladao de amor, um baita visual, multiplayer competitivo, ação quase ininterrupta, mas, para os acostumados ao gênero, poucas novidades.

(09:06:30) lorran: Boa Noite !!! a midia do ps3 é blu-ray 25gb e 50gb dupla camada e a do wii qual midia ?? quanto de espaço os jogos estão ocupando?
(09:07:26) Fabio Pacheri: lorran: não sei dizer se os jogos de Blu-Ray usam dupla camada já ou não. Wii é tamanho de DVD.

(09:07:31) skullman: Qual será o preço dos jogos do PS3, Wii, X360?
(09:08:00) Théo Azevedo_: skullman, nos EUA: US$ 49 para os de Wii; US$ 59 para os de PS3 e Xbox 360

(09:08:04) Rickgokussj5: Pelo andar da carruagem rs.. Vcs acham que o Wii será um Nintendo Ds. Já que sua vendas iniciais estão se esgotando em todos os lugares e em poucos minutos?
(09:10:34) Fabio Pacheri: Rickgokussj5: pelo andar sim, mas como o DS, o que vai ditar o futuro deles são os jogos exclusivos. Wii Sports não vai durar a vida inteira. A Nintendo precisa de mais bons jogos que passem essa nova filosofia. E não é Zelda, Mario Bros. Tem de ser jogos como Nitendogs, Brain Traininig e outros que nasceram e fizeram o geração Touch do DS.

(09:08:17) Eduardo Castro: Quais os jogos que mais prometem sucesso para o Wii?
(09:09:26) Théo Azevedo_: Eduardo Castro, o Zelda já é uma realidade. No futuro, Mario, Pokémon e eventuais Brain Age, Animal Crossing, Nintendogs, Mario (Galaxy, Party, Kart etc) ou variações destes gêneros.

(09:09:39) Pedro: Como é o jogo do Rayman? São apenas minigames ou é uma aventura?
(09:10:45) Théo Azevedo_: Pedro, o modo principal tem até uma arena, onde você contra o Rayman, mas é só um pretexto para os minigames, mesmo. Mais sobre isso, confira amanhã, quando publicaremos a análise em UOL Jogos. :o)

(09:10:37) Mario: Resumidamente, o que o PS3 tem melhor que o PS2? Rodando os jogos do PS2 no PS3 tem algum ganho?
(09:11:08) Fabio Pacheri: Mario: melhores gráficos e recursos multimídia.

(09:10:50) jonas: Voce acredita que a piratagem garantiu o sucesso do PS2 aqui no Brasil?
(09:11:13) Théo Azevedo_: jonas, com certeza absolutíssima.

(09:11:13) Adriano Firefox: vocês testaram os consoles em tvs de plasma ou em tubos comuns?
(09:11:48) Fabio Pacheri: Adriano Firefox: nas duas. E até mesmo em um projetor (esse só o Wii).

(09:11:29) sandrojuris: Em elação ao lancamento da sony existem varias noticas sobre nao ter chegado ao mercado nem a metade dos consoles prometidos. O que vcs acharam da estrategia da sony de lancar o console agora?
(09:12:29) Théo Azevedo_: sandrojuris, foi tanta confusão e tantas notícias desencontradas, que chego a pensar se não teria sido melhor, para a Sony, esperar um pouco mais para lançar o PlayStation 3 com mais estrutura que o visto nos EUA e Japão.

(09:12:05) brady: o controle do wii usa que tipo de bateria? é infra red ou blue tooth?
(09:12:35) Fabio Pacheri: brady: usa pilhas convecionais e não é infrared.

(09:12:30) warlord: Boa Noite. A Sony está apostando alto nas mídias Blue-Ray, na sua opinião vc acha esse investimento seguro ou acha que eles fizeram mal, afinal a justificativa deles era que o Blue-Ray iria se tornar a mídia padrão.
(09:13:42) Théo Azevedo_: warlord, com o HD-DVD por aí, a briga vai ser boa, com certeza. Mas eu tenho minhas dúvidas, viu? Na minha cabeça, quem tem um DVD, por natureza, escolheria o HD-DVD como sucessor. Mas acho que ainda é cedo para dizer...

(09:12:58) Eddie: E verdade que para acessar o conteudo online da sony vai ter que ter cartao com endereço nos EUA. Será que eles vao liberar a rede para cartao com enmdereco nacional ,mas poder de compra internacional?
(09:14:36) Fabio Pacheri: Sim. E não vão liberar cartão nacional. A Microsoft também está fechando para endereços falsos, mas no caso dela existem os cartões. Mas é possível que o PS3 venha a ter cartões pré-pagos também.

(09:14:06) Théo Azevedo_: Pessoal, o bate-papo de hoje foi um grande sucesso! Obrigado a todos pela presença e até a próxima!

(09:14:39) Fabio Pacheri: Agradecemos a presença de todos e pedimos desculpas pelas dúvidas que ficaram sem resposta. Antes de virar o ano teremos um novo bate-papo. Até lá.

(09:14:44) Geovanna - UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fabio Pancheri e Théo Azevedo e de todos os internautas. Até o próximo!

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host