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19/11/2006
Wii: controle em movimento

por Akira Suzuki

Divulgação

No Wii, controle básico é acoplado a extensões

No Wii, controle básico é acoplado a extensões

O novo console da Nintendo sequer chega perto do PlayStation 3 e Xbox 360 em sofisticação visual, mas possui um trunfo em relação aos oponentes: é o controle - área em que a Nintendo sempre se destacou -, que promete uma experiência de jogo como nunca vista antes, mais física e intuitiva.

O dispositivo principal do joystick se chama Wii Remote e tem o formato de um controle remoto de TV. Esse desenho foi escolhido para não assustar quem nunca jogou videogame, e permitir que eles entre em contato com o console sem percalços.

As duas funções principais do controle são o apontador e o sensor de inclinação. A primeira propriedade permite, por exemplo, mexer uma mira na tela, bastando apontar o dispositivo para o local indicado. Isso promete ser útil em jogos de tiro em primeira pessoa, por exemplo, promovendo precisão e rapidez para mexer a mira.

Já a segunda característica possibilita controlar os objetos na tela apenas mexendo e inclinando o Wii Remote. Em "Legend of Zelda: Twilight Princess", o protagonista Link golpeia com a espada fazendo, com o controle, movimentos laterais ou verticais, como se estivesse manejando uma espada de verdade.

O controle principal também possui funções vibratórias, propriedade que a companhia popularizou com o Nintendo 64, e um alto falante interno. Essa caixa acústica serve tanto para criar uma experiência sonora mais rica como também pode ser usada como agente ativo da mecânica de jogo. Em "Red Steel", da Ubisoft, o Wii Remote funciona como um telefone numa determinada modalidade multiplayer: quando a campainha toca, o jogador dever colocar o controle na orelha e escutar as instruções. Assim, os outros jogadores não sabem qual é sua missão secreta.

O Wii Remote também pode ser usado de forma convencional, com direcional e botões, e traz uma pequena memória para guardar Miis, que são avatares 3D que o jogador cria.

Outra boa sacada da Nintendo é que a peça principal pode ganhar extensões. Há apenas duas até agora: o Nunchuk e o Classic. Este tem o formato e configuração de botões similar ao manete do Super Nintendo - mais o acréscimo de dois direcionais analógicos -, e sua principal serventia é justamente para jogar os games clássicos do console virtual.

Já o Nunchuk acrescenta um direcional analógico e dois botões, e será usado principalmente nos games não-casuais. Mas a extensão também traz um sensor de movimentos, então, há uma possibilidade imensa para combinar a "jogabilidade" tradicional - à base de botões e direcionais -, com o método de movimentação corporal.

Veja as especificações dos controles

Wii-Remote

Botões e sensores: um direcional em forma de cruz, oito botões (liga/desliga, A, B, 1, 2, +, - e Home), sensor de apontador e sensor de movimentos de três eixos.
Funções de comunicação: padrão Bluetooth, até quatro controles por console e distância efetiva de 5 metros a partir da barra de sensor.
Alimentação: 2 pilhas AA.
Outras funções: rumble (vibratório), alto falante interno, memória interna e indicador de porta (identifica o número do jogador).
Dimensões: 148 mm (altura) x 36,3 mm (largura) x 30,8 mm (espessura).

Extensão Nunchuk

Botões e sensores: um direcional analógico, dois botões (C e Z) e sensor de movimentos de três eixos.
Funções de comunicação: através de cabo, usa os recursos do Wii-Remote.
Dimensões: 113 mm (altura) x 38,2 mm (largura) x 37,5 mm (espessura).

Extensão Classic Controller

Botões e sensores: um direcional em forma de cruz, dois analógicos e 11 botões (a, b, X, Y, L, R, ZR, ZL, -/Select, +/Start, Home). Os botões L e R são analógicos, ou seja, são sensíveis ao nível de pressão.
Funções de comunicação: através de cabo, usa os recursos do Wii-Remote.
Dimensões: 67,7 mm (altura) x 135,7 mm (largura) x 26 mm (espessura).

Wii: os acessórios

Do jeito que foi projetado, o controle principal do Wii pode receber diversos tipos de extensões, mas, por enquanto apenas dois foram revelados. Quase todos os acessórios já estão inclusas no pacote.

Em termos de controle, o console vem com um Wii Remote e um Nunchuk, mas quem quiser comprar peças adicionais, paga US$ 39 e US$ 19 cada um, respectivamente. A extensão Classic também custa US$ 19.

O cabo AV, que vem de fábrica, é de vídeo composto, mas a Nintendo também vende um cabo de vídeo componente, que reproduz melhor as cores. Esta peça sai por US$ 29. São comercializados ainda cartões de memória SD, mas qualquer marca pode ser usada no Wii.

O console possui apenas uma placa de rede sem fio e quem não tiver um ponto de acesso Wi-Fi precisará comprar um adaptador para LAN, para conectar o Wii à internet via cabo. Ainda não há preço definido nos EUA - provavelmente US$ 29 -, mas no Japão custará 2,8 mil ienes, cerca de US$ 24.

Um acessório que já foi mostrado em eventos, mas ainda não tem data de lançamento, é o Zapper, que nada mais é uma peça plástica que combina o Wii Remote com o Nunchuk em forma de pistola. O jogo de corrida "GT Pro Series" virá com uma moldura em forma de volante para encaixar o Wii Remote.

Veja o que vem no pacote americano:

. o Wii propriamente dito
. Wii Remote (controle principal)
. Nunchuk (extensão do controle)
. fonte externa
. cabo de vídeo composto
. base para o console
. placa auxiliar para a base
. barra de sensor
. base para a barra
. duas pilhas AA
. jogo "WiiSports"

Confira a lista de preços dos acessórios nos EUA:

. Wii-Remote: US$ 39
. Nunchuk: US$ 19
. Classic Controller: US$ 19
. Cabo AV de vídeo componente: US$ 29
. Adaptador para rede com fio: US$ 24 (no Japão)

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