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TGS 2010 - Últimas Notícias

16/09/2010 - 17h01

Direto da TGS: criador quer animal com vida própria em "The Last Guardian"

AKIRA SUZUKI
Enviado a Tóquio
Praticamente sem notícias desde a Tokyo Game Show de 2009, "The Last Guardian", um dos jogos mais aguardados para PlayStation 3, foi uma das ausências mais sentidas da E3 deste ano. Nesta quinta-feira (16), mais algumas informações do título foram reveladas numa coletiva com Fumito Ueda, designer que também assina os cultuados "Ico" e "Shadow of Colossus", que agora serão relançados para PlayStation 3 com todo seu esplendor, em alta resolução e com animação suave.

Não foi desta vez que "The Last Guardian" foi demonstrado ao vivo, mas o trailer apresentado traz mais algumas peças do quebra-cabeça que ainda é o misterioso game Pelas imagens, parece existir uma ligação espiritual muito mais intensa com "Ico" e "Shadow of Colossus" do que se imaginava.

A relação entre o menino que protagoniza o game e a magnífica criatura gigante chamada de Trico lembra a de "Ico", enquanto a serventia do animal em fazer com que o garoto alcance locais mais altos, escalando-o, é uma alusão clara aos colossos da continuação.

O designer define o atual estágio de desenvolvimento de "The Last Guardian" como o final da fase de "tentiva e erro" das tecnologias empregadas no jogo e no fechamento dos elementos principais do game. Somente depois a aventura em si será detalhada.

Akira_Suzuki/UOL
Calmo e contido, Fumito Ueda falou mais sobre "Last Guardian"


Uma coletiva com Ueda tem algo de frustrante. Calmo e de fala suave e baixa, não raras vezes suas respostas suscitam ainda mais dúvidas. Talvez o que ele tenha que comunicar já estivesse no trailer, que mostra as diversas "utilidades" de Trico. Segundo criador, muita tecnologia está sendo aplicada na criatura alada que parece um híbrido de gavião com felino (e trejeitos de cachorro).

Ser autônomo

Ueda é um profissional com um conhecimento rico em animação e a intenção é que Trico tenha vida própria, com um encadeamento de decisões tão complexo que pareça um animal de verdade. Seria uma evolução abismal desde "Shadow of Colossus": quem jogou sabe que o cavalo Agro não era 100% obediente. Assim, o designer quer recriar os pormenores de uma comunicação não verbal.

Além disso, Trico também tem plena consciência do ambiente ao redor: por exemplo, ao passar num lugar em que o teto fica mais baixo, a criatura passa a andar mais agachado. Segundo Ueda, essa animação é gerada automaticamente, não tendo sido previamente programada.

Perguntado se "The Last Guardian" é uma continuação de "Shadow of the Colossus", Ueda afirmou que este também não era para ser uma sequência a "Ico", mas foi decidida dessa maneira pois avaliou que seria mais divertido para o jogador. Assim, somente no final do desenvolvimento será possível saber se os dois games terão uma relação direta.

Outra revelação é que o protagonista foi concebido inicialmente como uma menina, mas como o personagem precisava demonstrar força física - afinal ele escala Trico -, foi feita essa modificação. Além disso, brincou Ueda, não precisaria se preocupar com as saias da garota.

Enfim, ficou a impressão de que nem o criador sabe como será o formato final de "The Last Guardian". De todo jeito, a espera é longa, pois a intenção é ter o game nas lojas apenas no final de 2011. Haja ansiedade.

Veja o trailer da TGS 2010

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