Shingo "Seabass" Takatsuka capitaneou a criação da franquia que mudou o jeito de jogar futebol no videogame. "Pro Evolution Soccer" nasceu, evoluiu e... estagnou. E as palavras são do próprio "Seabass" que, em entrevista ao
UOL Jogos e a outros membros da imprensa brasileira, reconheceu que há dois anos "FIFA" tomou a dianteira.
Entretanto, "Seabass" fez questão de aproveitar o momento para alardear uma das maiores novidades de "Pro Evolution Soccer 11": a presença da Copa Libertadores que, segundo o próprio, é tão importante para a franquia quanto a Champions League.
O produtor falou ainda dos supostamente solucionados problemas no modo online de "Pro Evolution Soccer" e também explicou porque a série adquiriu este título no ocidente, deixando "Winning Eleven" para o Japão.
Leia os melhores momentos da entrevista:
"Pro Evolution Soccer" versus "FIFA""FIFA" se saiu melhor nos últimos dois anos e uma das razões para isso é que, enquanto tentávamos resolver os problemas com o modo online de "Pro Evolution Soccer", não desenvolvemos mais a inteligência do jogo. Este foi o nosso maior erro.
Tento não olhar muito para "FIFA", mas é claro que sabemos o quão bom é o jogo. Eu sei que a EA Sports observa o nosso produto e procura implementar em "FIFA" o que acha que "Pro Evolution Soccer" possui de bom. Talvez devêssemos fazer o mesmo, mas não é deste modo que trabalhamos.
Sabe, na época do PlayStation 2 "Pro Evolution Soccer" era superior a "FIFA", que não tinha jogos tão bons quanto os nossos. Era porque estávamos progredindo. Agora, no entanto, eles têm um bom jogo e nós também. Espero que no futuro possamos competir contra o nível de "FIFA" e vice-versa, e isso vai beneficiar a ambos e criar uma boa realidade.
"Pro Evolution Soccer 2011" vai trazer de volta muitos fãs da série, mas não todos. Na versão seguinte esperamos recuperar mais fãs e estamos confiantes nisso.Modo on-line de "Pro Evolution Soccer 2011"A "distorção e o lag" da bola e do jogador quase desapareceram desde a versão anterior. Passamos um bom tempo corrigindo este problema e conseguimos fazê-lo a tempo de "Pro Evolution Soccer 2010". Nesta versão, posso garantir que o nível de qualidade foi elevado. Entretanto, não conseguimos tanto progresso nesse campo quanto a EA Sports, infelizmente. Mas, se "FIFA" faz marketing em relação aos 11 contra 11 online, nós preferimos investir na versão online da Master League, que achamos muito boa.LibertadoresA presença da Copa Libertadores em "Pro Evolution Soccer 11" é uma prova de que estamos nos esforçando para conquistar a América do Sul. Para mim, a Libertadores é tão importante quanto a Champions League, que implementamos alguns anos atrás. Espero que as vendas sejam boas este ano na América do Sul, pois do contrário estarei em problemas.
A Libertadores inclui times, atletas e uniformes, além de alguns confetes nos estádios, que são muito particulares no torneio. Não conseguimos colocar outros elementos, como o cantos das torcidas, nesta versão, mas temos a licença e vamos tentar implementá-los nos próximos anos e criar uma atmosfera completa."Pro Evolution Soccer" ou "Winning Eleven"?No ocidente, mudamos o nome da série para "Pro Evolution Soccer" porque, em inglês, "Winning Eleven" não faz sentido. "Winning Eleven" tem muito a ver com o Japão, onde é comum apelidar alguns esportes de acordo com o número de jogadores em cada equipe. Mas é bom saberem que não fui eu quem definiu o nome "Winning Eleven": foi um executivo acima de mim que, quinze anos atrás, disse para criarmos um jogo chamado "Winning Eleven". Mas ele não entendia nada de futebol (risos).3DConsiderando que o 3D é uma tendência, já estamos realizando experimentos. Sabe como é, não queremos embarcar nesse trem muito tarde. Em compensação, pelo que eu vi até agora, a combinação de 3D e "Winning Eleven" não me impressionou. E isso inclui o Nintendo 3DS. Mas vamos continuar com os experimentos.