UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

TGS 2010 - Últimas Notícias

18/09/2010 - 18h45

Direto da TGS: novo "Parasite Eve" é ação com tiros, poderes especiais e sensualidade

AKIRA SUZUKI
Enviado a Tóquio
A franquia "Parasite Eve", baseada no livro do autor japonês Hideaki Sena, é considerada uma das boas adições da biblioteca do PSone, mas já faz dez anos que a série não recebe um novo jogo. Com "The 3rd Birthday", título para PSP que é tratado pela produtora Square Enix como um episódio paralelo na vida da agente Aya Brea, esse ciclo é finalmente interrompido.

"Parasite Eve" teve uma grande mudança de estilo entre o primeiro e segundo títulos: se este parecia um game de ação e aventura nos moldes de um "Resident Evil" por exemplo, o game original - bem mais conceituado - estava mais para RPGs como "Final Fantasy", apesar de também incluir elementos de ação. Agora, com "The 3rd Birthday", acontece uma nova mutação: virou um jogo de tiro em terceira pessoa.

Devido à falta de um segundo direcional analógico, o portátil da Sony não é considerado uma plataforma ideal para esse gênero de jogo. Por isso, foram feitas adaptações, como a inclusão de uma mira automática. A função é muito útil, mas não 100% eficaz, obviamente, pois dificilmente consegue acompanhar inimigos com movimentação mais rápida. Assim, administrar a câmera fica muito mais fácil, ajudado pela configuração inteligente de botões.

Quem conhece a série, sabe que a protagonista Aya possui poderes especiais, e isso também está presente em "The 3rd Birthday". A novidade mais marcante é o Overdrive, que permite controlar aliados no campo de batalha. Na prática, é uma troca de personagem, mas o que parece algo simples faz ampliar as opções de estratégia, principalmente contra os gigantescos chefes de fase. Com essa função, é possível chegar a um local quase instantaneamente e, além disso, também é uma maneira de Aya se manter viva, já que cada soldado possui sua própria energia, e também de ter acesso a mais armas.

A bela e as feras

Os poderes ocultos de Aya também aparecem quando um Twisted - esse é o nome dos inimigos, criaturas horrendas que vêm do futuro - fica atordoado: nessas horas, é possível "entrar" em seu corpo e provocar uma explosão por dentro, causando grandes danos - se não fatais. Também existe o modo Liberation, em que Aya fica invencível e o poder de ataque é amplificado. Naturalmente, esse recurso pode ser usado por períodos limitados.

"Parasite Eve" sempre teve elementos de sensualidade e, em "The 3rd Birthday" isso aparece na roupa de Aya, que vai rasgando na medida em que é golpeada. Alguns jogadores podem ficar tentados a eliminar as vestimentas da agente, mas precisam saber que quanto mais descoberta ela estiver, maiores são os danos recebidos.

Ao final da demonstração do game, fica claro que "The 3rd Birthday" não deve ser lembrado para nenhum prêmio de "jogo do ano", mas é um título com diversão honesta, com foco na ação, e uma produção que emprega alguns dos melhores profissionais da Square Enix, como o designer Tetsuya Nomura e a compositora Yôko Shimomura.

Mais de 4 minutos da ação de "3rd Birthday"

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host