21/01/2008 - 10h23
Pressa seria a culpada por pane do Xbox 360
do Finalboss
Divulgação Microsoft gastou US$ 1 bi para consertar Xbox 360 defeituosos |
Desde que o problema surgiu, logo na estréia do Xbox 360, e tomou proporções gigantescas - até que a Microsoft resolveu ampliar para três anos a garantia do console -, muitos usuários já sofreram com as famigeradas três luzes vermelhas. A falha, pelo que se comenta entre a comunidade de jogadores, seria causada pelo aquecimento do aparelho, que chega a uma temperatura suficiente para derreter a solda usada na memória, fazendo-o parar de funcionar.
Se você tem um Xbox 360, deve ter sido vítima do problema ou provavelmente conhece alguém que já passou pela situação. Ao menos, todos possuem três anos para trocar o Xbox 360 sem custos adicionais - sem falar que os novos modelos no mercado já trazem mudanças que, ao que tudo indica, eliminaram de vez a falha.
Muito se especula sobre como a Microsoft, que possui um controle de qualidade tão rigoroso, deixaria passar batido uma falha destas proporções. Recentemente, Jake Metcalf, do 8Bit Joystick, entrevistou uma "fonte interna" da empresa que teria trabalhado nos testes e produção do sistema, levantando a hipótese de que a "pressa teria sido inimiga da perfeição".
A fonte, que por motivos óbvios não quis se identificar, confessou que o console foi lançado às pressas para vencer a Sony no mercado, e tinha propositadamente dissipadores de calor baratos - este seria o principal causador das três luzes vermelhas, visto que não eram suficientes para a temperatura com a qual o aparelho trabalha. A mesma fonte ainda cita que existe uma possibilidade de que a empresa lide com uma escassez de sistemas por conta da garantia de troca.
Metcalf, vale lembrar, foi o responsável por revelar a separação amigável entre Bungie e Microsoft uma semana antes do fato se tornar oficial na mídia, prova dos bons contatos que ele parece possuir dentro da Microsoft.