18/04/2008 - 19h50
Trailers 'vendem' mais games que demos, diz estudo
do Finalboss
Segundo um estudo conduzido pela Electronic Entertainment Design and Research Group, grupo que pesquisa sobre entretenimento eletrônico, os trailers são melhores ferramentas de marketing do que as demonstrações jogáveis.
O estudo foi apresentando no MI6, uma conferência sobre marketing em videogames.
De acordo com a pesquisa, as demonstrações jogáveis são ótimas ferramentas para os usuários e são eficientes para a propaganda boca-a-boca, para o bem ou para o mal.
O estudo comparou as vendas de jogos separando-os pelas ferramentas de marketing usadas. Tanto nos títulos para Xbox 360 como para PlayStation 3, os mais vendidos foram aqueles que lançaram apenas trailers. Em seguida, vêm os que tiveram trailers e demos. No caso do PlayStation 3, os títulos que lançaram apenas demos tiveram desempenho inferior àqueles que não tiveram nem demo, nem trailer.
O estudo conclui que as produtoras deveriam lançar demonstrações apenas depois de o game estar completamente pronto. Sair com um demo antes dos ajustes finais pode dar uma impressão errada sobre o jogo, o que pode prejudicar irremediavelmente o desempenho nas vendas, sugere a pesquisa.