UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

13/07/2009 - 22h26

Número de jogadores online aumenta 22% nos EUA

do Finalboss
Siga UOL Jogos
Um estudo da ComScore, empresa que monitora a indústria do entretenimento nos Estados Unidos, mostra que o crescimento do mercado online de jogos não está ligado exclusivamente às crescentes vendas de games online sem limite de jogadores. Na verdade, os MMOs representam apenas uma pequena parte desse universo.

Até maio de 2009, 87,1 milhões de pessoas jogaram online, um aumento de 22% com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a ComStore. Analistas acreditam que embora o número de usuários de internet tenha praticamente se estagnado, apresentando um singelo aumento de 2% em relação ao ano passado, os usuários estão cada vez mais adotando os jogos online.

A ComStore atribuiu o crescimento à "realidade dos desafios econômicos", enquanto os jogadores tem gastado cada vez menos e optado pelos jogos online mais baratos e até mesmo gratuitos. De acordo com a pesquisa, portais de jogos de navegadores vêm ganhando mais a atenção dos jogadores online: o Yahoo! Games, por exemplo, atrai mais de 19,4 milhões de usuários únicos. EA Online foi o segundo, com 18 milhões, e o Nickelodeon Casual Games está em terceiro, com 14,8 milhões.

O estudo revelou que os jogos online autônomos não são tão populares quanto muitos dos encontrados nesses portais: o famoso "World of Warcraft", por exemplo, ficou apenas na 21ª posição entre os mais populares, com 2,2 milhões de usuários nos Estados Unidos. O outro jogo independente mais popular depois do RPG online da Blizzard é "RuneScape", feito em plataforma Java, na 155ª posição, com 202 mil jogadores.

Em expansão

Alguns jogos online tiveram mudanças significantes em termos de população em maio, com relação ao ano anterior. "City of Heroes", o MMO temático da NCSoft lançado em 2004, cresceu 49%, "GunZ", jogo coreano de tiro em terceira pessoa, aumentou 41%, e "RuneScape", MMORPG de fantasia, subiu 43%. Já "World of Warcraft" teve um aumento mais modesto de 2008 para cá: 10%.

De acordo com Edward Hunter, diretor da ComScore, os dados deste ano é apenas parte da tendência de crescimento que favorece o setor de jogos online. "Os jogos online continuam como uma das maiores categorias de maior ganho anual, crescendo a uma taxa dez vezes maior que a população total de internautas nos Estados Unidos e alcançando quase um a cada dois usuários de internet", disse ele.

Embora mais jogos online venham sendo degustado, aparentemente o número de horas gastas pelos usuários não vem acompanhando esse crescimento. Em 29 de junho, o NPD Group declarou que o tempo gasto pelos jogadores com esses games permaneceu o mesmo do ano passado. Em média, 38% do tempo de jogo de um usuários foi usado em games online, segundo o estudo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host