24/08/2009 - 19h53
Nova Battle.net reforça serviços de comunidade
do Finalboss
A Blizzard revelou durante a BlizzCon, feira que reúne uma grande quantidade de fãs dos games da empresa como as séries "Warcraft" e "StarCraft", algumas novidades que estarão presentes na Battle.net 2.0, nova versão do portal multiplayer da empresa que estreará junto com o lançamento de "StarCraft II".
De acordo com a Blizzard, a ideia é de transformar o serviço em um verdadeiro portal multiplayer em que os jogadores podem acompanhar inúmeras informações de seus contatos e eventos promovidos pela Blizzard.
A Battle.net 2.0 possibilita que o jogador acompanhe melhor o status de seus companheiros presentes em sua lista de amigos, além de manter um registro de todas as suas conquistas online e offline. A mudança mais significante no entanto está relacionada ao novo sistema de Matchmaking, em que o jogador poderá encontrar oponentes que estejam em seu mesmo nível de habilidade, evitando assim partidas com jogadores mais experientes, algo que pode tornar as partidas online frustrantes.
O sistema de conquistas prevê ser similar ao que existe na Xbox Live ou PlayStation Network, porém com a promessa de presentear o jogador de acordo com seus feitos. Desta forma será possível destrancar novos avatares, decalques para a customização de sua conta na Battle.net e outros tipos de conteúdo ainda não divulgados pela empresa.
Volta da rede local
Para terminar, um membro do time de desenvolvimento da empresa afirmou que a Blizzard está trabalhando em uma espécie de "pseudo-LAN" para o jogo. Não faz muito tempo que a empresa confirmou que "StarCraft II" não teria suporte a partidas via rede local (LAN, na sigla em inglês), somente através da internet, fato que desagradou um grande número de jogadores. A intenção é que a ausência deste modo possa frear um pouco a pirataria do game, limitando as partidas offline aos capítulos presentes na campanha principal.
Para contornar esta atmosfera de insatisfação, a Blizzard prometeu incluir o tão requisitado modo LAN, mas com algumas ressalvas. As informações sobre este modo são vagas, porém aparentemente ainda será necessário que o jogador faça uma espécie de autenticação online antes de iniciar uma partida em rede local, forçando-o a fazer contato com a Battle.net de qualquer forma, ainda que fazendo uso de uma rede física externa à da Blizzard. O game "Diablo III" também pretende permitir partidas em rede local apenas depois de conectar-se à Battle.net.