UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

10/09/2009 - 21h10

Ex-Sega fala sobre os dez anos do Dreamcast

do Finalboss

Divulgação

Dreamcast, da Sega, deixou saudade nos jogadores

Dreamcast, da Sega, deixou saudade nos jogadores

A Sega pode não ser hoje uma das mais conceituadas empresas no ramo de jogos eletrônicos, mas com certeza é impossível não citar o seu nome na história dos videogames. Esta quarta (9) foi um dia especial para a empresa, já que comemorou os dez anos de lançamento do Dreamcast nos Estados Unidos, onde teve relativo sucesso, mas acabou sendo o último esforço da empresa no ramo de consoles.

Não é a toa que Peter Moore, presidente da Sega dos Estados Unidos à época do lançamento do Dreamcast (hoje lidera a EA Sports), atualizou seu blog com uma mensagem emotiva emocionado sobre o console.

"Eu não sinto como se fosse uma década já que este foi um console que inovou na era dos jogos online, através do seu modem de 56K, mudando para sempre a face do entretenimento interativo", comentou o executivo.

Moore fala também sobre a lista inicial de jogos disponíveis no console em seu lançamento, dizendo que os 18 títulos conseguiam cobrir a maior parte dos gêneros que eram populares na época, com joias como "Soulcalibur" (luta), "Sonic Adventure" (ação e aventura), "NFL 2K" (esporte) e "Ready 2 Rumble" (esporte e luta). Além disso, discorre sobre como o chip gráfico PowerVR2 popularizou os games em 3D, abrindo um novo leque de possibilidades no mercado de jogos.

Online pioneiro

Mas foi a conectividade coma internet do videogame que chamou a atenção de Moore na época. "Com as capacidades online do Dreamcast conseguimos usar a frase 'Nós levamos os jogos até aonde os jogos estão indo'", deixando claro que um dos grandes avanços do console foi o multiplayer online, contando com títulos como "Quake III Arena" e "Phantasy Star Online".

Mas Moore não expressa só alegrias. O executivo lembra com pesar do momento em que a Sega assumiu que não poderia mais fabricar seu console, através de uma conferência executada no dia 31 de janeiro de 2001. Ele comenta que, do ponto de vista financeiro, a desistência do mercado de hardware foi uma decisão acertada, mas que de qualquer maneira o console gerou um último e profundo impacto no mundo dos videogames.

Para encerrar, Moore lembra de como Issao Okawa, na época presidente de conselho da Sega, teve visão ao elaborar o projeto do Dreamcast, criando um console que combinava o poder da internet com uma ótima biblioteca de jogos, tornando o projeto um verdadeiro marco. "Ele não viveu [faleceu dois meses depois do anúncio] para ver sua visão dar frutos, e seu amado Dreamcast não sobreviveu para exercer seu papel em um poderoso mundo da jogatina conectada que apreciamos hoje, mas certamente ele acendeu a faísca, e isso não devemos esquecer", concluiu.
Mais
Derradeiro, Dreamcast faz dez anos nos EUA

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host