UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

17/11/2009 - 14h14

"Final Fantasy XIII" tem evolução baseada em 'roles'

do Finalboss
Siga UOL Jogos
A recente edição da revista Famitsu trouxe em suas páginas uma matéria dedicada a "Final Fantasy XIII", esclarecendo alguns obscuros pontos sobre o sistema de evolução e outras características do episódio. O RPG está previsto para sair em 17 de dezembro no Japão e em 9 de março nos Estados Unidos.

Para começar, a presença dos populares Chocobos, aves gigantes que são marca registrada da série, foi confirmada. Estão previstos dois tipos dessa criatura, um para cada mundo. Os Chocobos do tipo Cocoon são mais bonitinhos, tradicionalmente criados em ranchos. Já os do tipo Pulse são criaturas enormes, selvagens e rústicas.

Não foi explicado na revista o que se pode fazer com os Chocobos Cocoon, mas os Chocobos Pulse servem como meio de transporte quando se está explorando os vastos campos do mundo inferior de "Final Fantasy XIII". Nessas horas, um medidor de HP na forma de um conjunto de penas é apresentado, e toda vez que se esbarra em um inimigo, ele perde uma pena. Ao chegar a zero, o Chocobo foge e deixa o jogador a pé.

Outra função importante para os Chocobos foi confirmada: a localização de tesouros enterrados. Quando o jogador se aproxima de um local, um ponto de exclamação ocasionalmente surge sobre a cabeça da ave, indicando que há um tesouro nas proximidades, possivelmente sob suas garras. Aparentemente, o próprio Chocobo se encarrega de cavar.

Fortaleza

A matéria também cita mais uma invocação. A Square Enix confirma que a personagem Hope terá Alexander à sua disposição. Anteriormente a empresa havia anunciado Odin para Lightning (a protagonista) e Shiva para Snow. Em "Final Fantasy XIII", Alexander é um gigante, aparentemente maior que todas as outras "summons" já apresentadas.

De pé, Alexander golpeia seus inimigos usando seus poderosos punhos. A forma Gestalt o transforma em uma fortaleza que cerca os inimigos no campo de batalha e os fuzila com seus canhões de fogo. Resta agora a Square Enix confirmar qual será a invocação de Vanille, fechando o ciclo dos quatro personagens principais até agora revelados.

Evolução cristalina

Reprodução
Cloud é protagonista de "Final Fantasy VII", um dos maiores clássicos da série de RPG
EPISÓDIOS DA SÉRIE
Também são esclarecidos na revista alguns pontos sobre o sistema de evolução de personagem de "Final Fantasy XIII", uma característica que, até então, não havia sido mencionada pela Square Enix. No game, os personagens não ganham exatamente pontos de experiência e avançam de nível, pelo menos não da maneira tradicional. O crescimento no jogo é comandado através de um sistema novo chamado Crystalium, que remete ao sistema de "Final Fantasy X".

Aqui, evolui seus personagens em funções específicas (os chamados "roles"), sendo eles algo equivalente ao conceito de profissões de outros jogos da série. Após a conclusão de uma batalha, os personagens recebem CP (pontos de cristais), que são usados para destrancar novas habilidades e modificadores de parâmetros em um mapa gráfico de vários caminhos. Cada personagem possui seu próprio mapa para cada função.

O CP pode ser considerado o equivalente a experiência em "Final Fantasy XIII", e pode-se ganhar mais desses pontos de acordo com o número e o tipo de inimigos derrotados em batalha. O personagem em si não avança de nível, somente seus "roles", e se faz cruzando uma rota no mapa de habilidade até um ponto central. O jogador é recompensado sempre que avança nesse mapa.

O jogo também tem um conceito chamado Crystalium Level, que aparentemente será uma forma de medir o nível do personagem. Esse nível progride automaticamente conforme se avança no jogo. Serve como um teto para determinar para quão longe se pode fazer as funções dos personagens se desenvolverem.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host