21/07/2010 - 10h41
Games de redes sociais terão arrecadação de US$ 1 bi em 2012
do Finalboss
Reprodução "Farmville" é um jogo bucólico que consiste em atividades como cuidar de uma horta |
Segundo um relatório de analistas da Screen Digest, os chamados jogos sociais, que são publicados em sites de relacionamentos como Facebook e Orkut, crescem cada vez mais, chegando a ofuscar jogos casuais mais tradicionais, abocanhando uma fatia ainda maior do mercado.
Em 2008, o gênero obteve arrecadação superior a US$ 76 milhões, enquanto no ano passado este valor superou os US$ 636 milhões, quase 10 vezes mais de um ano para o outro. A tendência, segundo os analistas Piers Harding-Rolls e Steve Bailey, é apenas de crescimento constante deste montante, que pode atingir US$ 1,5 bilhão em 2014.
A maior parte deste lucro vem de microtransações, que superam as propagandas dentro dos games. "Não há dúvidas que o mercado tradicional casual de PC sentiu a pressão do sucesso de jogos das redes sociais", comentou Piers Harding-Rolls em seu relatório. "A base de usuário deste jogo cresceu rapidamente, juntamente com o conteúdo. Os portais de jogos casuais precisam trabalhar arduamente nesta competição", complementou.
Sem grandes surpresas, a produtora Zynga, dos sucessos "FarmVille" e "Mafia Wars", é a líder no momento, com 242 milhões usuários ativos mensais em seus jogos, com o segundo lugar sendo mantido pela Five Minutes, que retém 73 milhões de usuários. Outras empresas de sucesso incluem a Playfish, Playdom e SlashKey, que juntas com Five Minutes e Zynga englobam 56% do mercado de games sociais.
Por fim, os analistas da Screen Digest informam ainda que a maior quantidade de usuários de tais games do Facebook são dos Estados Unidos, mas que China, Rússia e Japão crescem cada vez mais. Cerca de 106 milhões de usuários, por exemplo, de um total de 500 milhões, são da China.
- Mais
- "Farmville" é um jogo bucólico que consiste em atividades como cuidar de uma horta