UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

19/02/2008 - 20h02

Celulares e 'compras' dominam início da GDC 2008

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Francisco

Gustavo Petró/Editora Europa

Jogos casuais têm grande apelo na GDC

Jogos casuais têm grande apelo na GDC

Os dois primeiros dias da Game Developers Conference são, tradicionalmente, voltados para assuntos mais sérios, como tutoriais extremamente técnicos, "serious games" (jogos usados para outras aplicações que não o entretenimento) e, especialmente, jogos para telefones celulares - estes têm até uma área especial, chamada GDC Mobile.

Por essa razão, boa parte do público do evento aproveita estes dias para passear por San Francisco e, naturalmente, gastar dólares. O problema é que, a não ser no caso do PlayStation 3, comprar videogame está difícil - EBgames, Best Buy, Radioshack, não importa: o Xbox 360 está "sold out" ("esgotado"). Perguntar pelo Wii, então, chega a arrancar risos dos vendedores.

Contudo, embora a GDC 2008 comece efetivamente a partir da quarta-feira (20), há coisas interessantes para ver. Ou, no mínimo, diferentes do habitual: Stuart Dredge, jornalista britânico que faz análises de jogos para celular - atualmente para o site Pocket Gamer -, por exemplo, explicou para uma centena de pessoas o que os jornalistas especializados amam ou odeiam nos games para a plataforma. O curioso da palestra é que, de repente, o foco não era mais agradar ao consumidor, e sim conseguir uma boa avaliação nos veículos especializados.

Na platéia, produtores ávidos para compreender melhor o mercado e, especialmente, animados com a idéia de se encontrarem para trocar idéias, contatos etc. A GDC, diferente de uma E3, por exemplo, coloca os desenvolvedores no foco, e não a imprensa. E para ser o centro das atenções não custa pouco: o "passe" que dá acesso a todos as atividades promovidas durante a GDC sai por cerca de US$ 2 mil.

Na quarta-feira, quando for aberto o pavilhão de exposições e as "keynotes" (as palestras principais) começarem, é bem provável que apareçam algumas novidades. Até lá, a GDC fica com um aspecto mais tranqüilo, de muita conversa e pouca jogatina.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host