UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

17/07/2008 - 22h34

Direto da E3: "H.A.W.X." leva guerra ao Rio de Janeiro

GUSTAVO PETRÓ
Colaboração para o UOL, de Los Angeles
Em 2012, o mundo não é um lugar seguro. Companhias militares privadas que deveriam proteger a população se rebelaram e realizaram um ataque de grandes proporções contra os Estados Unidos. Um piloto de caça de uma dessas companhias, no entanto, decidiu não seguir seus companheiros e, agora, luta contra a rebelião para trazer a paz para o planeta.

Em "Tom Clancy's H.A.W.X.", você é esse piloto, e viajará pelo mundo enfrentando seus antigos colegas em um jogo de combate aéreo dos mais intensos dos últimos tempos. O game passará por diversas cidades do mundo, inclusive o Rio de Janeiro, que foi o cenário escolhido para a demonstração do jogo na E3.

A Cidade Maravilhosa é reproduzida em seus mínimos detalhes em um trabalho que recebeu o auxílio do Google Earth. O mapeamento foi feito em alta definição, o que permite ver os pontos turísticos da cidade como o Corcovado, o Cristo Redentor e o estádio do Maracanã, por exemplo. O preciosismo da Ubisoft mostra até bairros mais afastados da cidade, onde a fase de demonstração começou.

Embora o visual impressione, o terreno é apenas uma textura chapada, com uma boa quantidade de prédios que ajudam a dar a ilusão tridimensional. Funciona bem quando você voa em altas altitudes, mas a ilusão se quebra completamente quando se dá um rasante, por exemplo.

Sobrevoando o Rio de Janeiro

Os combates, por sua vez, são intensos. Ao chegar à cidade, você é recebido por mísseis de dezenas de inimigos que lotam os céus. A quantidade de aeronaves, navios e tanques na tela impressiona. Prova disso está nas indicações de onde estão os inimigos, que lotam o radar. A todo o instante é possível ver mísseis cruzando os céus e deixando um rastro de fumaça, bem como aeronaves sendo destruídas por caças controlados pela inteligência artificial.

Pilotar o avião não é nenhum mistério para quem já jogou títulos como "Ace Combat". Os comandos têm rápida resposta, o que ajuda no momento em que se deve desviar de um míssil que está na sua cola. A visão em terceira pessoa, mesmo focando a traseira do avião bem de perto, permite visualizar com clareza o que está na sua frente. Mas para conseguir se esquivar de um míssil teleguiado, o jogador pode contar com a visão Dog Fight. Pressionando duas vezes um dos gatilhos, a câmera alterna para uma visão mais distante da aeronave, permitindo enxergar tudo o que está atrás dela. Além disso, este modo é dinâmico e faz com que a câmera oscile para todos os lados, dependendo do movimento realizado com o caça. É possível jogar todas as missões desse modo, o que torna mais complicado controlar o caça.

Um fato interessante e que agradará os fãs da franquia "Tom Clancy" é que muitas das missões de outros jogos, como "Ghost Recon 2", estarão em "H.A.W.X.". Se em algum momento destes títulos você, por exemplo, participou de um resgate aéreo, no novo titulo será possível revivê-lo pelos olhos de um dos pilotos de caça.

Na parte online, o game contará com um modo cooperativo que permite completar todas as missões em conjunto. Além disso, haverá os já conhecidos modos detahmatch e team deathmatch.

"H.A.W.X." tem tudo para ser um bom jogo, bonito e bem realizado, mesmo que seu lançamento esteja distante, programado para o ano que vem. Quem gosta de combates aéreos, gênero um tanto escasso no mercado, deve ficar ligado no lançamento da Ubisoft.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host