UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

10/10/2008 - 16h04

Direto da TGS: "Street Fighter IV" tem conversão perfeita

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL, de Tóquio
Para quem se amarrou em "Street Fighter II" nos anos 1990, a revelação de "Street Fighter IV", feita no ano passado, foi uma grande notícia. Considerado um "herdeiro legítimo" do clássico game de luta, o título está previsto para aparecer primeiro nos fliperamas japoneses, mas o PC, Xbox 360 e PlayStation 3 devem receber o jogo em algum dia de 2009 - no Japão, está marcado para o primeiro trimestre do ano que vem.

"Street Fighter IV", a exemplo de "Resident Evil 5", está em vários lugares do Makuhari Messe, onde acontece a Tokyo Game Show. Tanto a Sony como a Microsoft exibem o game em seus estandes, além de a Capcom preparar um cantinho caprichado para o jogo, com uma produção que imita um dos cenários do jogo, também com direito a cosplays de Chun-li, Crimson Viper e Sakura.

A conversão de "Street Fighter IV" para os consoles está perfeita, desde o visual até os controles. Na Tokyo Game Show, estavam disponíveis joysticks tipo arcade; com eles, a sensação é a mesma da versão para fliperama. Hadoukens e Sonic Booms podem ser desferidos suavemente, e ainda facilita a operação para soltar os Super Combos e Ultra Combos. Os controles próprios do Xbox 360 e PlayStation 3 funcionam satisfatoriamente, mas, como era de se imaginar, é mais difícil emendar sequências e golpes mais complexos.

Bison enfrenta Zangief

O que mais impressiona em "Street Fighter IV" é o visual, que parece ilustrações em movimento. Pode-se ver as "pinceladas" nos modelos 3D dos personagens, e as expressões faciais estão muito ricas. Assim, os "velhos" lutadores de "Street Fighter II" ganham um sopro de frescor com o novo estilo de arte. Gigantes como Sagat e Zangief estão mais corpulentos que nunca, enquanto Chun-li exibe cada fibra de sua musculosa perna.

Mesmo com uma tecnologia gráfica moderna, a sensação de controlar o game é muito parecida com a de "Street Fighter II", mas muito mais "suave", lembrando que "Street Fighter IV" tem animações de 60 quadros por segundo. As velhas táticas continuam valendo, mas nem todas mantêm a eficácia diante da adição de novos elementos à fórmula. É o caso do Focus Attack, um golpe que não pode ser parado com ataques comuns. Na versão mostrada na Tokyo Game Show, a personagem Sakura, que apareceu pela primeira vez em "Street Fighter Alpha 2", já estava disponível para jogar. Tendo Ryu como ídolo, seus golpes se assemelham ao do carateca, mas com um estilo todo próprio - seu Hadouken é pequeno e não tem tanto alcance, por exemplo.

Com modalidades multiplayer online, "Street Fighter IV" pode fazer os jogos de luta ficarem novamente em voga.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host