UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

12/11/2008 - 16h12

Programa BR Games premiará 10 projetos nacionais

SPENCER STACHI
Colaboração para o UOL, de Belo Horizonte
Após o hiato de um ano, o concurso de desenvolvimento Jogos BR volta com um novo formato e nome durante a realização da sétima edição do evento SBGames, voltado à pesquisa e desenvolvimento de jogos e entretenimento digital na América Latina.

Agora sob o nome BR Games, o programa foi criado pela Secretária do Audiovisual em parceria com a Secretária de Políticas Culturais, pertencentes ao Ministério da Cultura e conta com a participação do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex) e o apoio da Abragames, Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos.

Com o intuito de fortalecer a indústria de jogos eletrônicos no Brasil, o BR Games é um programa que incentiva a formação de novas empresas, auxiliando os desenvolvedores com verbas para os projetos vencedores. Neste ano, 10 projetos serão premiados, sendo sete deles com R$ 70 mil e outros três com R$ 140 mil. O edital final sai até o fim de novembro e em um período de nove meses serão eleitos os 10 ganhadores.

É perceptível o aprimoramento do formato, que agora permite que dois tipos de empresa participem do programa: aquelas que já possuem experiência e as novatas, que ainda não possuem títulos lançados no mercado. "Serão analisados desde os planos de negócio, valores culturais e técnica empregados no projeto" afirma André Penha, presidente da Abragames.

As empresas que forem aprovadas terão que trabalhar e apresentar a evolução do projeto em etapas para uma banca julgadora, que será formada por pessoas da Abragames ou dos órgãos responsáveis pela organização do prêmio e profissionais do mercado nacional e internacional. Será feita uma análise de todo o processo de desenvolvimento do jogo, até que se conclua uma demo final.

Incentivo

Nas duas edições anteriores foram fomentados 16 demos jogáveis e 2 jogos completos. A última edição do programa, em 2006, premiou o projeto "Cave Days", da Insolita Studios. Winston Petty, um dos donos da empresa, comentou a importância do prêmio. "Foi superimportante ganharmos o BR Games. Além do valor da premiação nos ajudar a fortalecer nosso sonho de seguir adiante, ele nos abriu muitas portas. Hoje temos um time de desenvolvimento formado por 14 pessoas e, além disso, estamos criando até um jogo para Nintendo DS, coisa que não imaginávamos fazer tão cedo".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host