UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

25/03/2009 - 20h21

GDC: "Duke Nukem" para portáteis é mostrado em estágio inicial

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Francisco

Gustavo Petró / Editora Europa

Exibição da versão inicial de "Duke Nukem: Critical Mass" na GDC 2009

Exibição da versão inicial de "Duke Nukem: Critical Mass" na GDC 2009

"Duke Nukem Forever"? Nada disso. Em evento realizado durante a Game Developers Conference, em San Francisco, a Deep Silver mostrou em primeira mão "Duke Nukem: Critical Mass", primeiro episódio da trilogia exclusiva para os portáteis Nintendo DS e Sony PSP, desenvolvido pela longínqua Apogee. Sim, Duke está de volta, mas de um jeito diferente.

A Apogee fez questão de deixar claro que as versões em demonstração estavam em estágio inicial de produção - algo entre alfa e pré-alfa. Muito bem colocado, pois talvez isso explique porque os jogos não foram capazes de empolgar nem os fãs da série. Neste primeiro capítulo, Duke é enviado para o futuro e encontra o mundo de cabeças para o ar, dominado por alienígenas - só para constar, na próxima versão, "Chain Reaction", o herói volta ao presente para tentar consertar as coisas e, na seguinte e última delas, "Proving Grounds", ele vai parar na Segunda Guerra Mundial.

No PSP, "Critical Mass" funciona como um game de ação em terceira pessoa nos ambientes urbanos que nos acostumamos a ver na franquia, mas a perspectiva em primeira pessoa também estará disponível. Em meio ao caos da invasão alienígena, o que cabe a Duke fazer é atirar e matar. Para quem conhece "Duke Nukem", quase tudo é familiar, das armas aos porcos, agora capazes de voar.

Quanto ao Nintendo DS, "Critical Mass" se comporta como um jogo de plataforma 2D, mas com alguns recursos tridimensionais, como na hora de travar tiroteios em becos, quando Duke encosta na parede e fica clara a sensação de profundidade na tela superior. Na fase testada pelo UOL, o jogador combate diversos oponentes, seja com armas de fogo ou com chutes e outros golpes, enquanto se desloca lateralmente pela tela.

O que é de se estranhar, no final das contas, é a iniciativa da Deep Silver em mostrar jogos em um estágio tão preliminar de desenvolvimento. Fica difícil saber o que vai constar mesmo do jogo, pois tudo soa provisório e improvisado, sem falar nos bugs. O que se sabe é que a produtora garantiu que tudo vai melhorar e que, na versão final, o modo multiplayer está garantido.

Por enquanto, talvez fosse melhor não ter visto nada. Mas parece uma sina de "Duke Nukem", afinal, quando se trata da franquia, é difícil saber o que é real ou não.

O início da trilogia será lançado ainda em 2009.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host