UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

02/06/2009 - 18h46

Novos "Mario" e "Metroid" são estrelas da Nintendo

da Redação
Em 2008, a conferência da Nintendo na E3 foi criticada por não trazer muitos games para o chamado público "hardcore", que gosta de games tradicionais, não-casuais. Neste ano, a companhia de Kyoto aprendeu a lição, e tirou do baú algumas de suas mais clássicas franquias. Mas nem isso ajudou a levantar o astral da coletiva, muito em parte por culpa da Microsoft, que mostrou novidades de peso.

Assim, a Nintendo teve que arregaçar as mangas, e mais uma vez produzir os sucessos para suas plataformas. Os títulos mais fortes foram "Metroid: Other M" e "Super Mario Galaxy 2", ambos para Wii. Parece que a Nintendo tem certa pressa para satisfazer os jogadores tradicionais, pois um título canônico de "Mario" costuma demorar para sair (o primeiro "Galaxy" é do final de 2007).

Naturalmente, o público casual, que a Nintendo persegue desde o Nintendo DS, não foi esquecido. A Big N continuou apostando em seus sucessos passados, como "Wii Sports Resort" e "Wii Fit Plus". "Plus" é a palavra-chave, já que o acessório Wii MotionPlus já está para sair (vem no próximo dia 8 nos Estados Unidos).

O DS também recebeu novidades, como o RPG "Golden Sun", o suspense de "Women's Murder Club: Games of Passion" e "Style Savvy", este voltado para meninas, cujo intuito é desenhar roupas. E "Kingdom Hearts 358/2 Days" ganhou uma data específica para os Estados Unidos.

Explore as galáxias com Yoshi em "Super Mario Galaxy 2"


Mais fitness

A coletiva foi conduzida por Cammie Dunaway, vice-presidente executiva de vendas de marketing da Nintendo para os Estados Unidos. Vestindo um conjunto branco, disse que a indústria dos games já é tão grande quando a dos vídeos para consumo doméstico e brinquedos. Afirmou que a meta da companhia é "criar surpresas".

Mas o que se viu não tinha nada de novo. O primeiro jogo apresentado foi "New Super Mario Bros." para Wii, que tem praticamente a mesma mecânica da versão para Nintendo DS, mas com suporte para até quatro jogadores. O próximo game também era um repeteco: "Wii Fit Plus", que traz mais exercícios e minigames, mas fundamentalmente é igual ao antecessor.

Já Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo para os Estados Unidos, falou sobre Wii MotionPlus, acessório que promete aumentar consideravelmente a precisão e tempo de resposta do Wii Remote. E demonstrou as melhorias ao vivo usando "Wii Sports Resort", que jogou com Bill Trinen, gerente de marketing da Nintendo para os Estados Unidos.

Depois Fils-Aime falou sobre alguns RPGs, como "Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers" (Wii) e "Kingdom Hearts 358/2 Days" (DS), ambos da Square Enix. A Nintendo prepara "Mario and Luigi: Bowser's Inside Story" e a Camelot retorna com seu "Golden Sun", os dois para Nintendo DS. O portátil também recebe "Women's Murder Club: Games of Passion", "C.O.P. The Recruit" (tem o mesmo estilo de "Grand Theft Auto") e "Style Savvy", todos para o portátil.

Há também games por download, ou seja, somente para Nintendo DSi. São os casos de "Flip Note Studio", "Mario Vs. Donkey Kong: Minis March Again" e "WarioWare DIY". Além disso, as fotos tiradas com o aparelho poderão ser publicadas no site de relacionamentos Facebook. "The Legend of Zelda: Spirit Tracks" (esse será lançado em cartão) fechou o bloco do portátil.

"Metroid" volta às raízes 2D com ajuda da Tecmo


Mario, Samus e batimentos cardíacos

No próximo bloco, Satoru Iwata, presidente mundial da Nintendo, entrou no palco, mas não soltou nenhuma bomba. O japonês disse há um potencial de quase 150 milhões de pessoas que poderiam comprar games e que ainda não o fazem. Sua resposta para atingir esse público é o Wii Vitality Sensor, um aparelho que mede os batimentos cardíacos e seu estado de espírito. O intuito é criar bem-estar, ajudando as pessoas a relaxarem. Saiu do palco deixando um ponto de interrogação na cabeça das pessoas.

Mas, felizmente, os próximos anúncios eram mais diretos. Cammie anunciou "Super Mario Galaxy 2". É a primeira vez que um console recebe dois games principais da série na era 3D. O estilo é bem parecido como antecessor, mas há a ilustre presença de Yoshi. Entre as companhias multiplataformas, as estrelas foram o game de tiro "The Conduit" (Sega) e o título de pistola "Resident Evil: Darkside Chronicles" (Capcom). "Dead Space Extraction", da Electronic Arts, também foi mencionado.

Na última parte, foi mostrando um trailer com o logotipo do Team Ninja, de "Dead or Alive" e "Ninja Gaiden". Também surgiu a marca da Nintendo. O que os unia era um símbolo de mais, mas logo virou um "x", indicando um desafio. Eis que surge a figura de Samus, e heroína de "Metroid". Assim, com "Other M", a Nintendo ganhou pontos com o público "hardcore", mas não fez da coletiva um evento empolgante. O principal criador da Nintendo, Shigeru Miyamoto, nem sequer apareceu.

Veja todas as notícias da E3, feira de games que acontece entre esta terça-feira (2) e quinta, em Los Angeles, na cobertura UOL.
Mais sobre a conferência da Nintendo
Nintendo e Tecmo colaboram em "Metroid: Other M"
Yoshi é novidade em "Super Mario Galaxy 2" para Wii
Vitality Sensor para Wii mede batimentos cardíacos
"Wii Sports Resort" sai em 26 de julho
Nintendo mostra novos jogos para o MotionPlus
"Kingdom Hearts 358/2 Days" sai setembro nos EUA
DS tem novo "Golden Sun", "Mario & Luigi" e mais
Novo "Mario vs. Donkey Kong" é para DSiWare
Com mais conteúdo, "Wii Fit Plus" chega no final do ano
Novo "Mario" traz aventura cooperativa para 4 pessoas

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host