Em palestra realizada durante o SBGames 2009, evento de desenvolvimento de jogos que está sendo realizado no Rio de Janeiro, André Penha, diretor da Tectoy Digital, revelou que o lançamento nacional do Zeebo foi adiado para o Natal - originalmente, a chegada do console estava programada para acontecer, gradualmente, até o Dia das Crianças em todo o território nacional.
Por enquanto, o Zeebo segue em fase de testes na capital fluminense, onde Penha, acompanhado de Bruno Evangelista, programador-chefe do videogame, falaram à plateia de estudantes, desenvolvedores e executivos sobre as vantagens em criar títulos para a plataforma. "O Zeebo terá uma área exclusiva para games brasileiros", disse Penha.
Respondendo às perguntas do público, Penha disse que o público-alvo do Zeebo é aquele que ainda pensa em comprar primeiro um videogame. Já como parte de uma estratégia agressiva, a Tectoy baixou recentemente o preço do aparelho para R$ 399, acompanhando dois joysticks e um controle em forma de bumerangue, este último sensível aos movimentos do jogador.
André Penha fala sobre avanços no desenvolvimento de games para Zeebo |
Evangelista, por sua vez, aproveitou para alardear que "Boomerang Sports - Tennis", uma espécie de "Wii Tennis" para o videogame, já consegue explorar melhor o hardware: "Com 'Tennis', conseguimos 10.000 triângulos por cena, sendo que com 'Rolimã', por exemplo, apresenta 6.000 triângulos por cena".
Por fim, Evangelista disse que um bom "treino" para aprender a programar para o Zeebo é baixar o kit de desenvolvimento Brew, linguagem comumente utilizada em jogos de celular - e também no aparelho da Tectoy -, e rodá-lo no Windows mesmo.