Em 2008 a Visceral Games (que atendia pelo nome de Electronic Arts Redwood Shores) apresentou "Dead Space", um jogo de terror espacial cheio de personalidade. A história mostra o engenheiro Isaac Clarke enfrentando os tripulantes da estação espacial Ishimura, que foram infectados por um vírus alienígena que tomou conta de seus corpos e mentes.
Depois do sucesso de crítica, a Visceral não teve outra alternativa a não ser criar uma continuação para saciar a fome de morte aos Necromorphs, os tais monstros do espaço. Eis que surge "Dead Space 2", jogo que promete corrigir todos os problemas do antecessor e surpreender ainda mais o jogador. Além de dar uma personalidade para o protagonista, o título promete ser mais duradouro devido ao seu modo multijogador, que
UOL Jogos teve oportunidade de testar em fase de teste beta.
Mutantes zumbis alienígenas"Dead Space 2" tem como cenário a colônia espacial Sprawl (Expansão, em inglês) que fica na órbita de Titã, uma das luas de Saturno. Diferente de Ishimura, o local possui diversas pessoas inocentes e despreparadas para enfrentar os Necromorphs. Agora Isaac não é mais um pau mandado que fica correndo de um lado para outro obedecendo ordens. Ele é um líder, um herói que viu de cara a morte e voltou para contar suas experiências e não está mais lutando contra o desconhecido - ele sabe muito bem como combater os aliens.
Com base em suas experiências anteriores, Isaac treina um grupo de soldados para que eles se preparem para o pior, a equipe de segurança Tiedemann. É na pele de um desses soldados que o jogador vai encarar o modo multiplayer. Assim como a aventura de Isaac, os soldados devem enfrentar os Necromorphs usando técnicas de desmembramento e paralisia. Esses heróis também podem usar itens de cura, coletar munição e usar ataques corpo a corpo para se defender.
Seguindo o manual dos jogos de tiro da atualidade, o multiplayer de "Dead Space 2" conta com um sistema de perfil persistente, no qual o personagem do jogador ganha níveis de experiência ao eliminar inimigos e completar objetivos. A cada progresso o usuário ganha novas armas e armaduras para o membro da equipe de segurança.
Jogadores podem encarnar humanos ou alienígenas Necromoprhs no modo multiplayer |
Por outro lado, os jogadores também terão a experiência de encarnar os mutantes alienígenas, que é bem diferente. Na versão beta, o jogador tem à disposição três dos quatro tipos de Necromorphs, os Pack, que se assemelham a crianças de oito anos; os deformados Spitters e os bebês octopódios Lurkers. A quarta raça, Puker, não é demonstrada, porém é sabido que esta é a mais poderosa e aguenta mais disparos que os outros a despeito de sua velocidade reduzida.
Cada um dos alienígenas possui um estilo diferente de se jogar. Os Packs são ágeis e podem saltar e agarrar os adversários, causando muito dano no adversário com estocadas de suas garras afiadas. Os Spitters são os inimigos "padrão" do jogo anterior, e podem correr em direção ao inimigo derrubando-o no chão. Já os Lurkers podem andar pelas paredes e disparar ácido nos soldados.
Trabalho em equipeFica claro que o trabalho em equipe é necessário para que ambos os times consigam ter sucesso. No mapa disponível, Titan Mines, a equipe Tiedemann deve recuperar duas baterias e levá-las para o motor no centro do mapa. Claro, o trabalho de impedi-los fica para os monstros.
O mapa conta com corredores estreitos, ótimos para emboscadas dos Necromorphs que podem surgir de qualquer porta, duto de ventilação e fresta, o que dificulta o trabalho dos soldados no resgate das peças para o motor. Para piorar a situação, os mutantes conseguem ver através das paredes, o que pode ser mortal para os humanos. O ponto de equilíbrio para os humanos está exatamente nas armaduras, que proporcionam mais energia e resistência aos ataques.
Uma das coisas que pode se notar é que este modo é bem divertido, mas não causa o mesmo medo e a apreensão do modo de campanha. Entretanto é possível ver que a equipe da Visceral se empenhou para manter o equilíbrio entre os dois lados. Nenhum dos dois lados é superior ao outro, mas é possível notar uma pequena vantagem dos soldados no combate à distância, já que dois terços dos Necromorphs só possuem socos e tapas - e os disparos dos Lurkers só fazem cócegas.
Pelo que foi mostrado, o modo multiplayer é bem competente e tem bastante personalidade. Bastam alguns ajustes para que ele se torne um pouco mais equilibrado, algo que pode ser resolvido com pouco esforço da equipe da Visceral Games.