O presidente da divisão norte-americana da Ubisoft, Laurent Detoc, disse que o novo foco de negócios da empresa é reduzir a quantidade de lançamentos dos jogos e aumentar o foco na profundidade da experiência de franquias já consagradas, como "Assassin's Creed".
Segundo o executivo ao site Gamasutra, o novo lema da empresa é "Menos jogos, mais profundidade", que aponta iniciativas como a rede Uplay como o novo horizonte a qual a empresa pretende seguir nos próximos meses. Na última semana de setembro, a empresa lançou um jogo para Facebook que desbloqueia conteúdo para "Assassin's Creed: Brotherhood", próximo jogo da franquia, que chega em 16 de novembro.
"Nós precisamos ser mais focados", explica Detoc, que analisa a nova forma de pensar os negócios "A Ubisoft espera atribuir mais valores aos seus jogos, pois trabalhamos em um negócio de marcas. Estamos em um mercado de experiência em entretenimento, não em um negócio de videogames. É realmente um negócio de marcas".
Apesar disso, Detoc diz que a criatividade dos desenvolvedores não será afetada pelas novas decisões administrativas "Esta é uma indústria da criatividade e há um apetite pela criação. Se você não dá ao povo um conteúdo criativo, então eles irão encontrar outro lugar que o ofereça. Não queremos que ele se apegue ao mercado de filmes indie ou jogos para Facebook, então temos que continuar receptivos para que os criadores nos tragam as ideias para os jogos".
Distribuindo conteúdoLançado em novembro de 2009, o Uplay é um sistema online de conquistas e conteúdo para os títulos da Ubisoft para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Ao ter um registro no site oficial da empresa, é possível acompanhar suas ações nos títulos da companhia e destrancar material extra.
Segundo a produtora, o Uplay Win, uma das quatro modalidades do programa em funcionamento, "permite aos jogadores coletar unidades baseado em suas ações nos jogos e trocá-los por recompensas como conteúdo exclusivo no jogo ou itens digitais".
O primeiro jogo a fazer uso do sistema foi "Assassin's Creed II". As recompensas oferecidas aos jogadores são o uniforme de Altair (herói do primeiro jogo da série) e o acesso à cripta da família Auditore. O Uplay terá quatro serviços principais: Win, Help, Share e Shop. Para conferir mais detalhes sobre o Uplay, visite o site oficial do serviço.