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Grand Slam Tennis

30/06/2009

CLAUDIO PRANDONI
Colaboração para o UOL
Tenistas com visual estilizado
A princípio, "Grand Slam Tennis" seria mais uma das diversas tentativas de utilizar o Wii Remote como ferramenta para propiciar uma experiência de tênis realista, intuitiva e divertida.

"Wii Sports" já havia conseguido oferecer uma versão empolgante do esporte, mas sem o apuro técnico que o esporte exige e o controle do videogame tanto incita.

Com o anúncio do MotionPlus na E3 2008 e a confirmação de que "Grand Slam Tennis" utilizaria o aparato que aumenta a sensibilidade do Wii aumentou-se demais a expectativa sobre o título. Esperança essa que se concretiza de maneira raramente vista em jogos eletrônicos.

Realismo com o MotionPlus

"Grand Slam Tennis" prima por oferecer uma mecânica de controles absurdamente realista. Todas as opções de jogadas estão disponíveis, como o 'lob' (bola alta no fundo da quadra) e 'drop' (a famosa deixadinha), e até variações de rebatidas, como 'top' e 'back spin'.

Utilizando apenas o Wii Remote é possível utilizar todas essas funções, mas o direcionamento das rebatidas depende praticamente apenas do momento do movimento - exatamente como acontece em "Wii Sports". Acerte a bolinha assim que ela entrar em seu alcance para lançá-la em ângulo fechado, na diagonal oposta à que seu atleta está. Rebata quando estiver próxima para uma bola paralela à linha lateral ou até mesmo em ângulo oposto.

Demonstração do MotionPlus
Uma vez com o MotionPlus plugado no Wii Remote tudo muda. "Grand Slam Tennis" fica mais difícil e desafiante por conta de uma dose cavalar de realismo. Os efeitos impressos à bola pelo movimento de suas mãos é reconhecido com maior facilidade e, o melhor de tudo, a direção que ela segue depende mais do ângulo de seu pulso no instante da pancada do que no 'timing'.

Os tipos de raquetadas variam também conforme o posicionamento do Wii Remote, permitindo alternar entre 'backhand' (batida com a face da raquete paralela às costas da mão) e 'forehand' (feita com o lado da raquete da palma da mão).

O problema a príncipio é justamente a sensibilidade extra que exige um certo reaprendizado. É igual o impacto ao se usar pela primeira vez o Wii Remote - ainda que com menos intensidade. Deve-se acostumar novamente ao senso de noção espacial, posicionamento com o controle e sincronia de movimentos. O reconhecimento é mais rápido e detalhista, não se pode segurar o Wii Remote de qualquer maneira, mas sim como se realmente fosse uma raquete de tênis.

Caso contrário, o jogo não entende o que acontece, erra jogadas por nada e causa enorme frustração. A princípio fica até a impressão de que o acessório não funciona como deve, mas basta treinar um pouco e acertar a primeira bola perfeita na paralela para entender o quão perfeito "Grand Slam Tennis" pode ser. Infelizmente, mesmo com treino equívocos acontecem, principalmente no posicionamento da raquete para rebatidas, mas não chega ao ponto de arruinar a brincadeira.

Opções pouco variadas

A lenda John McEnroe
O título não se sustenta apenas pela empolgante e realista mecânica, visto que há uma boa variedade de opções de partida e conteúdo. O principal é o Grand Slam no qual se encara a temporada completa de torneios oficiais pelo planeta. Antes de iniciar cada um dos campeonatos, há uma série de jogos amistosos nos quais é possível treinar os fundamentos e adquirir algumas das dezenas de poderes que aumentam as habilidades do seu atleta.

Cada um deles é inspirado por algum traço característico de jogadores renomados, tornando a experiência mais interessante para quem já acompanha o esporte. Isso ainda adiciona uma dose de estratégia uma vez que cada adversário possui pontos fortes e fracos que podem ser explorados utilizando velocidade maior ou saques mais fortes - alguns dos poderes disponíveis.

Pena que o modo carreira é simplificado demais, assim como o editor de personagens. Há apenas algumas poucas escolhas de roupas e traços físicos e uma infinidade de variações de cores. Variedade fez muita falta aqui.

Há também opções de partidas multiplayer para até quatro pessoas simultaneamente e uma série de minigames diversos. Ainda que divertidos, todos não passam de meras variações de uma disputa tradicional de tênis - talvez ideias mais malucas, como as vistas em "Sega Superstar Tennis" e na série "Virtua Tennis", propiciassem uma divertida variedade.

Ao menos, aqui é possível jogar com algumas das diversas celebridades do esporte. Estrelas do passado e presente, nas categorias masculino e feminino, aparecem na lista de tenistas disponíveis, incluindo Pete Sampras, John McEnroe, Roger Federer, Maria Sharapova e as irmãs Venus e Serena Williams.

Pete Sampras mostra o jogo na E3
Fugindo dos padrões do Wii, "Grand Slam Tennis" conta com um bem estruturado modo de jogo online que apresenta até uma competição entre países. Uma tabela registra a pontuação de duelos entre jogadores, algo pouco comum no Wii e que instiga constantes partidas.

Por fim, um detalhezinho bacana é que o game incorpora um pouco da onda saudável instaurada por "Wii Fit". Ao final de qualquer partida é possível contabilizar a quantidade de calorias gastas e há até mesmo uma opção de ver seu desempenho em um calendário e assim se organizar.

Tecnicamente o título se destaca como um dos mais polidos do Wii, parecendo até produção da própria Nintendo. O visual caricato adotado funciona bem e permite atletas carismáticos, gráficos coloridos e ambientes convincentes. Alguns detalhes decepcionam, como os fiscais na quadra que são absolutamente estáticos, mas não são elementos que comprometem a experiência de jogo em si.

CONSIDERAÇÕES

Enquanto "Wii Sports" dificilmente perderá o trono como experiência mais simples, intuitiva e divertida de tênis no Wii, "Grand Slam Tennis" inaugura finalmente com um mínimo de competência a disputa pelo game mais realista do gênero no videogame. Ante a complexidade e desafio proporcionados pela mecânica de jogo, a falta de variedade no modo carreira e os deslizes técnicos no visual são detalhes quase irrelevantes.

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    Grand Slam Tennis (Wii)

    114 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EA Sports
    Lançamento: 08/06/2009
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1-4 jogadores
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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