UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers

02/02/2010

CLAUDIO PRANDONI
Da Redação
Série do GameCube chega ao Wii
Este episódio da popular série da produtora japonesa Square Enix foi um dos primeiros títulos anunciados oficialmente para o Wii, exibido em vídeo na conferência da Nintendo durante a E3 2006.

Porém, durante anos o jogo foi pouco comentado, mantido em segredo pela fabricante. Inclusive, nesse meio tempo dois novos episódios da vertente "Crystal Chronicles" chegaram ao mercado - "Rings of Fate", para Nintendo DS, e "Echoes of Time, de DS e Wii.

Quando reapareceu o título mostrava um estilo bem diferente do exibido no trailer inicial e mesmo do padrão estabelecido pela série "Crystal Chronicles".

História divertida e controles chatos

Trailer de lançamento
No lugar de uma experiência focada no multiplayer, "Crystal Bearers" conta apenas com uma extensa campanha para uma pessoa. Em vez de um roteiro tradicional, marcado por clichês dos RPGs, personagens extrovertidos e pouco convencionais.

O protagonista é Layle, um representante da tribo Clavat (idêntica a humanos comuns) que possui o poder de ser um Crystal Bearer, dotado assim de poderes mágicos inexplicáveis. Por conta disso ele vive à margem da sociedade, realizando trabalhos dos mais diversos para ganhar a vida. Eventualmente, acaba cruzando caminhos com uma integrante da tribo Yuke, que supostamente foi extinta há muitos anos em uma guerra contra os Lilty. De alguma forma antigos cristais estão atrelados à trama e, claro, o destino do planeta inteiro.

Em vez de encaminhar para uma campanha épica pelos quatro cantos do planeta, a trama de "Crystal Bearers" se desenrola de forma mais tranquila e despojada, conferindo assim uma saudável variedade à franqia.

Contudo, apesar de a história agradar bastante, a maneira que ela é vivida fica longe de divertir e impressionar. O poder mágico de Layle permite a ele levitar e controlar objetos. Basta apontar com o Wii Remote na tela e apertar o botão para puxar um objeto. Balance o controle ou aperte novamente para arremessar onde o cursor aponta. Diversos elementos do cenários são interativos, incluindo pessoas, podendo assim ser puxados e arremessados para todos os cantos.

Trailer da E3 2009
A princípio a brincadeira diverte e é bacana perambular pelos ambientes pegando de tudo e jogando em todos. Para ajudar, todos os lugares são cheios das mais diversas bugigangas e a própria arquitetura das locações é interessante de explorar. Porém, bastam poucos minutos para perceber que acaba aí. Até é possível causar algumas reações engraçadas, atraindo a atenção de bichos ou pedestres, mas não servem para nada, apenas pela graça do momento inusitado.

Ao menos, um grande número de minigames surgem pelo caminho, todos sem muito propósito prático na aventura (um deles, por exemplo, permite criar seu próprio jardim), mas que ao menos trazem certa variedade.

Capricho técnico

A aventura em si se resume a viajar de um ponto a outro do mapa, conseguindo itens e falando com pessoas. O caminho é pontuado por combates repetitivos e pouco engenhosos, que se resume a pegar objetos do cenário e jogar nos adversários até vencer todos. Apenas as lutas contra chefes se diferenciam, apresentando sempre esquemas variados para ter sucesso, mas são poucos momentos deste tipo.

Uma pena a mecânica de "Crystal Bearers" ser tão sem graça, visto que tecnicamente é um dos melhores jogos do Wii. Os ambientes são amplos e repletos de detalhes, assim como os heróis, bem modelados e animados.

Trailer da TGS 2009
Para completar, a trilha sonora é variadíssima, inovando na franquia "Final Fantasy" ao introduzir temas em estilo country, só para citar uma das novidades. Além disso, a dublagem é de primeira e aparece em todas as muitas cenas de corte.

Uma vez completada a aventura principal - tarefa que exige cerca de 12 a 18 horas - não há muito mais o que fazer. "Crystal Bearers" carece de opções multiplayer ou missões paralelas significantes. Até existe um sistema de conquistas, em que medalhas são concedidas ao realizar determinadas ações (há centenas para conseguir), mas em nada afetam o jogo.

Igualmente há uma opção New Game+, habilitada ao terminar a aventura pela primeira vez, mas só serve para jogar tudo de novo com os mesmos itens e poderes conquistados anteriormente, nenhuma outra mudança significativa.

CONSIDERAÇÕES

"Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers" ousa e faz bonito ao apresentar personagens carismáticos em uma história interessante e agradável. Porém, todo esse trabalho acaba sendo desvalorizado pelo sistema fraco e repetitivo de controles, que enchem os bonitos cenários de elementos inúteis e tornam os combates cansativos. Na prática, é uma coletânea de minigames disfarçada de "Final Fantasy".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Final Fantasy Crystal Chronicles: Crystal Bearers (Wii)

    161 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square Enix
    Lançamento: 26/12/2009
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: Cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host