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Ghostbusters: The Video Game

01/07/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Controles do Wii fazem a diferença
É praticamente uma regra esperar que jogos baseados em filmes sejam ruins. Apenas um ou outro se salva, principalmente aqueles que não precisam chegar às lojas junto com a estreia nos cinemas, como "The Godfather" ou "The Warriors", baseados em longas dos anos 70. E é o que parece ter acontecido com este "Ghostbusters", que demorou bastante para ser finalizado, o que com certeza contribuiu para seu acabamento de primeira e fidelidade ao material original.

Na verdade, seria difícil não sair um jogo fiel aos dois filmes para cinema, afinal, praticamente todos os envolvidos se reuniram para o projeto. Os comediantes Dan Aykroyd e Harold Ramis voltaram não só para reprisar seus papéis de, respectivamente, Ray Stantz e Egon Spengler, mas também para roteirizar o game, que funciona mais ou menos como um terceiro episódio oficial da saga dos exterminadores. Até mesmo Bill Murray, notável em Hollywood por seu temperamento difícil, resolveu voltar a seu Peter Venkman, mas com a condição de que o papel de Ernie Hudson, o Winston Zeddemore, aquele caça-fantasma que "estava nessa pela grana", tivesse o mesmo peso dos demais. Ao que parece tudo deu certo, pois o clima e a química entre os artistas permanecem inalterados.

Não cruze os raios

Pode parecer exagero, mas nem mesmo se um terceiro filme sair do papel, terá condições de ser tão fiel aos originais quanto é este game. Tudo está lá, mesmo nesta versão mais enxuta para Wii. A antiga vinheta da Columbia Pictures, a trilha de Elmer Bernstein, a canção-tema (indicada ao Oscar) de Ray Parker Jr., a secretária Jeanine (com a mesma atriz, Annie Pots), o engravatado chatão Waler Peck (William Atterton), o GQ dos Caça-Fantasmas com direito ao carro Ecto-1 e tudo mais. Até mesmo fantasmas mais significativos tem participação, como o Stay Puft e, claro, o comilão Geléia. Só mesmo Sigourney Weaver e Rick Moranis não quiseram participar e seus personagens, Dana e Louis, não dão as caras.

A história se passa em 1991, dois anos depois de "Caça-Fantasmas II", quando o grupo salvou Nova York da ameaça do fantasma do tirano Vigo. Subitamente uma explosão sobrenatural atravessa Manhattan e os Caça-Fantasmas preveem tempos difíceis, com fantasmas novos e antigos à solta. O jogador faz o papel de um quinto exterminador, que não tem nome pois a equipe "não quer criar vínculo caso algo aconteça com ele".

A ação é o que se pode esperar de um jogo em terceira pessoa. O QG do time é uma central de missões e também o local onde o jogo começa. Quem é familiarizado com os filmes pode prever facilmente o funcionamento da coisa: é preciso atirar nos fantasmas com seu feixe de prótons para enfraquecê-los, arrastá-los até a armadilha instalada no chão e acioná-la no momento propício. Tudo isso funciona com uma visão em terceira pessoa, similar a jogos como "Resident Evil 5" ou "Gears of War", a diferença é que o Wii, ao contrário das versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC aposta em visuais mais caricatos - sem contar, claro, o suporte ao sensor de movimento.

Não é necessário prender os fantasmas e tentar enfraquecê-los movendo o raio de um lado para o outro como nas versões citadas. Aqui é preciso acertar o alvo e participar de uma espécie de minigame, que dita o que você deve fazer até que o inimigo esteja fraco o suficiente para ser pego pela armadilha. Em geral os controles são bons e promovem boa diversão, apesar da movimentação da câmera parecer sempre sensível demais graças ao uso do Wii Remote.

Claro que o jogo não se resume apenas a isso. Há o famoso sensor de fantasmas PKE, que muda a visão para primeira pessoa, permitindo que o jogador procure por pistas de atividade paranormal pelos cenários. A coleta de provas é útil para arrecadar dinheiro extra, essencial para providenciar upgrades no equipamento, entre os quatro tipos de ataque disponíveis. Catalogar fantasmas, adquirir extras e explorar os variados cenários aumentam a duração da campanha, que faz questão de alongar para tentar fazer referência a praticamente todos os pontos mais famosos dos dois primeiros filmes.

Produção de Hollywood

É importante frisar a preocupação dos desenvolvedores em tentar criar um ambiente cinematográfico, mesmo com visuais mais próximos de desenho animado nesta versão para o Wii. Assim, o roteiro segue o mesmo ritmo das edições para outros videogames, com todas as vozes e falas que se tem direito. Os gráficos não são de deixar ninguém babando, mas são adequados o suficiente para manter o clima cômico e nostálgico do filme.

Falhas existem, mas são compreensíveis. Como se trata de um jogo que quer imitar um filme, até mesmo por ter sido baseado em um roteiro cinematográfico, a narrativa é bastante engessada. Não há muito espaço para improvisos e livre exploração; a constante repetição de atirar e prender fantasmas arrisca a ficar arrastada e o computador muitas vezes espera que você adivinhe quando e para onde deve ir para seguir com o script. Alguns desses aspectos podem ser frustrantes, mas parece um preço justo a se pagar diante da proposta do game.

A versão para Wii não possui a opção para multiplayer online como no Playstation 3 ou Xbox 360. Para compensar, foi adicionado um modo cooperativo local, em que até dois jogadores participam da aventura, controlando os recrutas dos exterminadores. Pena que o modo, em tela dividida, não consiga se segurar com o modesto hardware do Wii, apresentando severos momentos de lentidão.

CONSIDERAÇÕES

"Ghostbusters: The Videogame" é um grande trabalho, feito com muito cuidado para agradar aos fãs da já antiga série cinematográfica. Já que o terceiro filme nunca chegou a sair do papel, esta é a melhor oportunidade para revisitar o quarteto de caçadores de fantasmas, com incrível grau de envolvimento e fidelidade. Embora não seja tão exuberante quanto as versões para Xbox 360 e Playstation 3, o jogo no Wii consegue manter o clima desejado e deixar felizes os fãs dos atrapalhados heróis do cinema, aproveitando bem os controles do aparelho.

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    Ghostbusters (Wii)

    58 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Red Fly Studios
    Lançamento: 2009
    Distribuidora: Ghostbusters
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: DS PC PS3 X360 PS2
    RecomendadoAvaliação:
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