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Mario Kart Wii

02/05/2008

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Já virou tradição: todos os consoles da Nintendo posteriores ao Super Nintendo receberam suas respectivas versões de "Mario Kart" (com exceção do Virtua Boy). Cada edição trouxe uma série de novidades, e com o Wii não é diferente. Desta vez, além do esquema de controle tradicional, o jogo acompanha um suporte em formato de volante para o Wii-Remote, que tem um enorme apelo aos jogadores casuais; um robusto sistema de jogo online, que vai além do já oferecido em "Mario Kart DS"; e pela primeira vez na série, motos. Diferenças a parte, o jogo continua altamente divertido como sempre foi.

Rachas no Reino dos Cogumelos

150cc de emoção
"Mario Kart Wii" traz o conteúdo que se espera de um jogo da série: modo Grand Prix dividido em 50, 100 e 150 cilindradas (que correspondem aos níveis de dificuldade fácil, moderado e difícil, respectivamente), corrida contra o tempo, competição um-contra-um, modo de batalha em arenas fechadas (desta vez limitado a times) e mais.

Como nos jogos anteriores, é preciso participar de todos os campeonatos do Grand Prix para destravar novos veículos e personagens que, aliás, há de sobra. Desta vez, dependendo do modo de jogo, você poderá escolher entre karts e motos.

Cada tipo de veículo traz uma dirigibilidade própria: motos ganham menos velocidade durante as derrapagens, mas podem empinar (inclinando o controle para o alto) para ganhar mini-turbo. Já os karts ganham mais velocidade durante os "drifts" e têm melhor controle. Ainda assim, cada um dos até oito veículos trazem suas próprias características, e cabe ao jogador descobrir com qual ele se dá melhor.

Há uma nova maneira de ganhar mini-turbo, através de manobras durante grandes saltos, movimentando o controle bruscamente no momento em que seu veículo é lançado da rampa. Todas essas técnicas de derrapagem e saltos deixam a mecânica do jogo ainda mais profunda, permitindo um jogo muito mais baseado em habilidade do que sorte.

Felizmente, a técnica-trapaça "snaking", que consistia em manter o veículo sempre derrapando, com o intuito de ganhar mini-turbos infinitamente, foi completamente removida, garantindo partidas justas principalmente no modo multiplayer.

Ainda assim, não há como não se frustrar com as corridas de 150 cilindradas do modo single-player, devido o altíssimo grau de dificuldade. Além da inteligência artificial impiedosa, é comum se manter na primeira posição durante toda a corrida para, pouco antes da linha de chegada, receber uma chuva de cascos e itens ofensivos e, em alguns segundos, parar nas últimas posições.

Isso acontece devido a grande quantidade de itens ofensivos, que desta vez aumentou. Além dos tradicionais cascos de tartaruga, bombas e cascas de banana, há bloco "POW", que quando ativado faz todos os corredores perderem o controle do veículo e derrubarem os itens na pista, e a nuvem negra, que funciona como uma espécie de batata-quente, lançando um raio que encolhe o personagem que ficar com ela. Desta forma, o jogo parece ser um pouco menos equilibrado que os anteriores, ainda que existam novas técnicas para adquirir mini-turbos.

Em relação aos controles, é provável que os jogadores tradicionais de "Mario Kart" dêem preferência à combinação Wii-Remote e Nunchuk, que oferece mais precisão aos comandos. Já o suporte em formato de volante é uma boa opção para os jogadores casuais ou curiosos, por facilitar a realização de curvas e os comandos em geral, porém está longe de ser o esquema de controle ideal para a série.

Disputa mundial

Mario vence de novo
"Mario Kart" sempre foi uma série apreciadíssima por suas partidas multiplayer, e desde a versão para DS, vem ficando claro que o jogo nasceu para se jogar através da internet. E se a estréia do modo online no portátil já foi boa, em "Mario Kart Wii" ele é aprimorado ao máximo.

Novamente, as corridas individuais são a principal atração do jogo multiplayer, que pode ser jogado contra amigos (através da troca dos precários friend codes), pessoas do mesmo continente ou contra jogadores do mundo todo. O sistema é bastante simples e eficaz, escolhendo rapidamente os jogadores que participarão da corrida.

Se por um lado a partida pode levar um minuto ou mais para começar, pelo menos as corridas são fluidas, praticamente sem lag (atraso no recebimento de dados), que na versão para DS era um problema constante.

Mesmo que o sistema não consiga reunir muitos jogadores inicialmente, a cada nova partida ele tenta encaixar novos participantes. Além de as partidas ficarem mais divertidas e acirradas com um número elevado de jogadores (o máximo é 12), mais pontos são distribuídos no final, para o placar online dos vencedores.

Como de praxe, há o modo batalha, em que os jogadores se digladiam em arenas fechadas, em troca de pontos para um segundo placar online, e as corridas contra o tempo, em que se enfrenta apenas a sombra de um jogador com tempo recorde de um percurso. Os jogadores com os melhores tempos aparecem em um ranking mundial, representados por seus respectivos Miis.

Há também o modo de competição, que é disponibilizado esporadicamente pela própria Nintendo, sempre com um desafio inédito, a fim de movimentar a comunidade de jogadores e criar um clima de disputa.

Na medida certa

Videoanálise
Tecnicamente, "Mario Kart Wii" não é nenhum exemplo de jogo que explora todos os recursos gráficos e sonoros do Wii. Mas dentro de sua proposta, é um jogo bonito e bem acabado. Os gráficos são bastante coloridos e contam com texturas bem definidas, um bom trabalho de iluminação e muitos efeitos especiais, como superfícies reflexivas e diferentes níveis de foco de imagem.

Das 32 pistas, as 16 fases inéditas são as mais bonitas, em especial a nova pista do castelo do Bowser, que conta com um trabalho de iluminação impecável e um divertidíssimo corredor que se move sozinho, de forma orgânica; a mina do Wario, com um cenário vasto e ricamente detalhado; e a Cape Koopa, que pela primeira vez na série traz um ambiente subaquático.

O jogo faz um uso inteligente de divertido dos Miis presentes no console do jogador, colocando-os aleatoriamente nas platéias ou mesmo em obstáculos. Na pista do shopping center, por exemplo, não há como não rir quando um de seus Miis, no controle de um carro, entra na frente dos oponentes, atrapalhando toda a corrida. É possível ainda jogar com seu próprio Mii.

Ao que parece, os designers levaram em consideração o número elevado de corredores da nova versão e alargaram todas as pistas, até mesmo as clássicas, para que elas pudessem comportar os 12 corredores simultaneamente, sem que a corrida se transformasse em um caos.

A trilha sonora mescla os temas clássicos, inclusive de versões originais e sintetizadas, com músicas novas, como uma versão para o tema de "Super Mario Galaxy" da divertidíssima Rainbow Road. Contudo, apesar da quantidade, as músicas ficam em segundo plano e não ganham muita notoriedade como, por exemplo, em "Super Smash Bros. Brawl". Os efeitos sonoros também seguem o mesmo padrão, com muita variedade, principalmente em relação à dublagem, que embora seja simplória, deixa o jogo mais engraçado.

CONSIDERAÇÕES

"Mario Kart Wii" é exatamente aquilo que a série sempre foi: uma fonte quase inesgotável de diversão. O modo para um jogador, apesar de ser um pouco frustrante na dificuldade mais elevada, continua duradouro. O multiplayer, que já era bom no DS, ficou ainda melhor, com um sistema simples, eficiente e sem os desagradáveis "lags". O suporte em forma de volante é uma boa opção para os iniciantes, mas jogadores mais experientes poderão achá-lo demasiado impreciso para corridas mais avançadas.

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    GALERIA

    Mario Kart Wii (Wii)

    119 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 27/04/2008
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-12 jogadores, cartão de memória, multiplayer online
    Outras plataformas: GB GC
    RecomendadoAvaliação:
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