UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2008

16/04/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Winning Eleven", um dos maiores fenômenos do videogame finalmente chega à sua edição 2008 com uma grande campanha de marketing e versões para praticamente todas as plataformas da atualidade. Entre eles o Wii, claro, que ganha sua primeira versão. E a Konami resolveu arriscar tudo com os controles inovadores do console da Nintendo, apresentando um sistema totalmente diferente de tudo o que já foi visto até então, transformando o amado simulador de futebol em um jogo complexo e interessante.

Futebol estratégico

Os veteranos da série podem se segurar, uma vez que esta versão não funciona nem um pouco como as outras. Ao ligar o console, somos apresentados a um tutorial que explica o novo sistema de controles, que praticamente transforma as partidas de futebol em um pequeno jogo de táticas em tempo real. Imagine que você não está controlando um jogador pelo campo, mas sim, está traçando as jogadas na tela com a combinação entre o Wii Remote e o Nunchuck, essencial para que o jogo funcione.

Brasil e Portugal se enfrentam
Aqui vão alguns exemplos. Para fazer com que seu jogador faça um drible simples, você tem que apontar o cursor por onde quer que ele corra, pressionando o botão A. Para dar um passe, mire no jogador que irá receber a bola e aperte o botão B. Para chutar, movimente o Nunchuck na direção desejada - sem barras de força ou coisa parecida. A defesa funciona da mesma maneira: para marcar, por exemplo, é necessário apontar para o jogador adversário e pressionar o botão A, entre uma série de outros comandos.

O direcional analógico serve apenas para andar, ou seja, toda a mecânica do jogo é baseada neste sistema de apontar, clicar e movimentar o controle. No início é muito complicado pegar o jeito dos movimentos mais básicos, por causa da estranheza, mas o sabor de novidade compensa. E há ainda uma série de jogadas avançadas a serem descobertas e dominadas que irão tomar bastante do seu tempo, como qualquer jogo da série é bom em fazer.

E a Konami não facilitou no resto do jogo. Praticamente nada é automatizado e você tem que dar ordens para todo o time. Digamos, um jogador na frente do adversário, que poderia marcá-lo facilmente, não o fará se não receber ordens para tal. E isto é um grande complicador, mesmo com a velocidade mais baixa da ação do jogo, comparada à das outras versões. E, com isto, o jogo acaba um pouco desbalanceado, com o ataque funcionando muito melhor do que a defesa, pela falta de melhores opções e gerenciamento da última.

Visual de ontem

Chutes, cruzamentos e passes
Se o sistema de controles é inovador e repleto de possibilidades, o mesmo já não se pode dizer da apresentação. Há muito a série parece ter parado no tempo no que diz respeito aos gráficos e ao som. Nenhum aspecto chega a encher os olhos, somente indiferença. E não é culpa do processamento do Wii, é algo inerente da própria franquia, independente da plataforma. Os jogos parecem os mesmos, com retoques mínimos, alguns modelos em 3D diferentes, novas músicas e narrações, e pronto.

Os modos de jogo da versão para Wii, infelizmente, não são dos mais inspirados. Além dos modos usuais como "Match", de partidas simples, ou "Cup", com um pequeno torneio, há um modo de edição que permite apenas a troca de nomes dos jogadores e o "Champions Road". Este último é uma espécie de versão reduzida do "Master League" das outras versões, em que é possível escolher um time e evoluir seus jogadores e, com certeza, é o principal atrativo do jogo.

Há ainda a opção de trocar dados com outros jogadores e também de partidas online através do serviço WiFi Connection da Nintendo, que funciona utilizando os infames friend codes - gigantescos números que identificam cada jogador e são necessários para iniciar as partidas entre amigos, com a possibilidade de jogar contra desconhecidos também. O jogo se encarrega de registrar as estatísticas de sua performance, o que aumenta o interesse no modo de forma gritante. Pena que o serviço ainda funcione de maneira bastante instável e muitas das partidas tenham sido prejudicadas por lentidão de resposta na conexão com o servidor.

CONSIDERAÇÕES

"Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2008" para Wii traz, provavelmente, um dos sistemas de controle mais inovadores e complexos já vistos para a plataforma. É uma experiência inestimável da Konami, que conseguiu dar uma nova perspectiva à sua cultuada série e provou que tem coragem para mexer em suas fórmulas. Pena que ainda tudo precise de alguns ajustes e de um melhor pacote, principalmente mais bonito, para ficar perfeito.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2008 (Wii)

    29 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 18/03/2008
    Distribuidora: Konami
    Suporte: Multiplayer Online, Cartão de Memória
    Outras plataformas: PC PS3 PSP X360 PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host