O Wii pode não ter uma grande biblioteca de jogos de nave tradicionais criados especialmente para o console, mas quando exploramos os títulos clássicos disponíveis no Virtual Console, a coisa muda de figura. O serviço de venda de clássicos por download do Wii está abarrotado de pérolas do gênero, como "R-Type" e "Gate of Thunder", e conta também com alguns exemplares de uma série que fez muito sucesso no Turbografx-16, "Star Soldier".
Embora não tenha sido criada para aquele console, a antiga franquia da Hudson, nascida no Nintendo de 8 bits e no MSX, recebeu alguns de seus melhores capítulos no console de 16 bits da Nec. Quatro deles estão disponíveis para download - "Super Star Soldier", "Star Soldier", "Soldier Blade", "Blazing Lazers" - com o lançamento de um quinto título, "Final Soldier", esperado para logo.
Agora, com a estréia do canal de jogos inéditos, o WiiWare, a Hudson acaba de criar um game totalmente inédito da saga, "Star Soldier R", que infelizmente não segue os padrões consagrados estabelecidos pelos anteriores.
Rápido e rasteiroOs "Star Soldier" seguiam geralmente o mesmo padrão, com orientação vertical, coleta de bônus para trocar ou potencializar os tiros e a opção de regular a velocidade de sua nave em três níveis. Tudo isto durante a progressão por várias fases, chamadas de missões, com chefes criativos e alguns momentos frustrantes, como ter que recomeçar desde o início de cada estágio depois de uma morte.
"Star Soldier R", o novo jogo, mantém alguns elementos como a troca de velocidade e o sistema de armas, mas a evolução é totalmente diferente. Não há história e muito menos uma sensação de descoberta - ele é rápido e rasteiro, contando apenas três modos de jogo e duas fases, cujo foco é alcançar a melhor pontuação possível entre dois a cinco minutos.
É isso mesmo, um jogo de nave fast food. Quando o tempo acaba, não querem nem saber se você chegou ao fim do estágio ou não. Seu placar é registrado e, se você estiver conectado na internet, ele vai parar nos placares globais e regionais. O que fazer depois? Jogar tudo de novo em busca de uma melhor posição na tabela. Mal dá tempo de aproveitar e perceber que há um sistema de combos, que vai diminuindo quando você fica sem destruir os alvos ou é zerado quando você morre, por exemplo.
O mais frustrante é que o jogo é bastante divertido enquanto dura, deixando no ar uma sensação de impotência muito grande, como se você tivesse comprado uma versão inacabada ou de demonstração. Para que ninguém pense que ela é picareta, a Hudson fez questão de informar, na descrição do game no WiiWare, que há duas fases mesmo e que tudo é baseado no tempo. Devíamos ter levado a sério o aviso.
CONSIDERAÇÕES
"Star Soldier R" é uma grande decepção. Por 800 Wii Points levar apenas duas fases que duram, no máximo, 5 minutos é quase uma piada. A diversão é ótima enquanto dura, mas se for este o caso, é melhor baixar alguns dos jogos anteriores disponíveis no Virtual Console, que custam mais barato e têm muito mais conteúdo, além de terem um charme retrô inconfundível.