15/08/2008
da Redação
Depois de tentar a sorte em uma série de aventuras 3D e nunca ter recuperado o prestígio de sua mascote como nos velhos tempos, a Capcom resolveu colocar o lendário Mega Man em um túnel do tempo, praticamente de volta ao NES em sua nona aventura canônica.
"Mega Man 9", apesar de ser um jogo para Xbox 360, Wii e PlayStation 3, não só parece como um jogo de 8 bits como também funciona como um - não por acaso, será vendido por download. Mais ou menos como "Mega Man" ou "Mega Man 2", o herói só pula, corre e atira; ele sequer consegue realizar seu característico escorregão, que foi introduzido no terceiro capítulo, ou carregar sua arma para disparar tiros mais poderosos. Já o visual lembra as aventuras mostradas em "Mega Man 5" e "Mega Man 6", principalmente no que diz respeito ao design dos chefes, efeitos de explosões, raios e outras perfumarias.
A trama, como é de se esperar, gira em torno da aparição do infame Dr. Wily. O mundo está sendo atacado por um exército de robôs desgovernados e ele surge oferecendo seus serviços para salvar o planeta, por um preço, obviamente. Não satisfeito, Wily joga toda a culpa no Dr. Light, criador de Mega Man, o que impulsiona o herói a entrar em ação para limpar a honra da família, por assim dizer.
Apesar de não contar com este recurso no NES, a Auto's Shop está presente neste nono capítulo. A loja de armas funciona como nos jogos de Super NES, pedindo que Mega Man colecione parafusos em suas andanças para trocar por algumas melhorias bem-vindas entre os estágios. Outros retornos esperados são do rival Bass e o cão-robô Treble.