UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Fable III

09/11/2010

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
Há muitos e muitos anos, existia um reino chamado Albion, o lar dos heróis mais destemidos do mundo. Os jogadores entusiastas da série "Fable" descobriram esse reino fantástico em meados de 2004, apresentado por Peter Molyneux no Xbox original. Com a chegada do terceiro jogo da franquia, é possível notar a evolução do título como um todo, melhorando tudo que existia e trazendo novidades que aprimoram a experiência das horas que passam na companhia de mais um salvador da pátria.

Ao começar uma nova campanha o jogador escolhe se vai jogar com um príncipe ou com uma princesa, uma decisão que aparentemente pode ser simples, mas que já mostra o peso das escolhas - o mote principal de "Fable". O protagonista luta para tirar do trono seu irmão, um tirano impiedoso, que faz crianças trabalharem, aumentou os impostos e transformou a vida de todos no reino um verdadeiro inferno. Fica implícito que o jogador deve tomar o seu lugar para se tornar um bom rei e impedir que mais desgraça recaia sobre os moradores de Albion - mas nada impede que o oposto aconteça.

O caminho para o reinado

Conheça o mundo de "Fable III"
O jogo pode ser dividido em duas partes, a era da revolução e os tempos de reinado. Na primeira, vemos o príncipe tentando conquistar o maior número de seguidores para lutar contra a tirania. Ele vai visitar pessoas em todos os cantos do mundo acompanhado com seu fiel cão, interagindo com os camponeses, cumprindo pedidos e provando que será um bom rei. Claro que isso fica a cargo do jogador, que pode ser um anjo ou um capeta, levando terror por onde passa.

Novas missões são liberadas conforme o progresso do jogador, como encontrar itens enterrados, acabar com um casamento malsucedido ou capturar um fugitivo. A variedade é enorme e dificilmente os jogadores serão pegos pela monotonia. É altamente recomendado instalar o jogo no disco rígido do X360, pois as idas e vindas entre uma cidade e outra geralmente vem acompanhada por tempos de carregamento - um aborrecimento minimizado com a cópia instalada no HDD.

Os veteranos da série notarão que locais conhecidos de "Fable II" tem aparência deteriorada. Os moradores não são tão amigáveis como antigamente, mas aceitam dançar com o herói no meio da praça e rir de piadas. E sempre podem ser assustados com rugidos e uma espada no pescoço. O sistema de interação retorna, mantendo a opção de desenvolver relacionamentos sérios e criar famílias com crianças e esposa para cuidar.

Há menos opções de interação que no jogo anterior, além de perder a guia de seleção de comandos. Mas a entrada de ações pré-determinadas torna o sistema mais dinâmico.

A maior mudança foi no gerenciamento de itens e poderes do herói. Não existe um menu com lista de tarefas ou com itens que podem ser equipados. Tudo é feito em um cenário, o Santuário, no qual o herói tem que se deslocar para encontrar a melhor arma, a magia que quer usar e as roupas que quer vestir. De certa forma, um personagem usa um portal mágico deslocado do tempo e espaço no qual ele pode trocar de armadura em um piscar de olhos - mesmo no meio de uma luta - parece mais crível do que escolher os itens em um menu fora do jogo.

Herói de "Fable III" é líder revolucionário
As lutas funcionam de forma intuitiva, com um botão para cada tipo de ataque. Os golpes mágicos são acionados com uma luva especial que permite combinações de fogo e gelo, vento e trovões e tudo o mais que estiver entre eles. O lado negativo é que para fazer as alterações de magia é preciso trocar de luvas no Santuário, o que quebra o ritmo da batalha.

Os combates são simples e dificilmente causam transtornos aos jogadores, pois não há mais barra de magia nem de vitalidade. Para recuperar a vida basta ficar parado por algum tempo. Essa facilidade nas lutas dá uma confiança extra para os jogadores e desestimula o uso de itens como poções de cura.

O jogador ganha novos poderes conforme adquire seguidores. É possível usar usar esses "pontos de seguidores" para comprar expressões, melhorar habilidades como espadas, magia e armas de longo alcance. Uma alteração bem-vinda e que se encaixa perfeitamente na trama do jogo.

Alguns personagens-chave só entram para a lista de subordinados caso o príncipe prometa fazer certas coisas, como acabar com o trabalho escravo e infantil, investir em melhorias em cidades próximas ou até mesmo proteger um reino aliado. Essas promessas são extremamente importantes e serão cobradas quando o momento certo chegar - e eles chegam a galope.

Rei idolatrado, imperador tirano

Quando todos os seguidores são encontrados, o game parte para a sua segunda parte título - se tornar rei. Isso acontece na metade da aventura e passa ao jogador o peso de liderar uma nação cheia de contrastes e ainda defender Albion de um grande perigo.

Herói de "Fable III" é rebelde e rei
Nessa parte o jogador é livre para fazer o que quiser, concluir missões que deixou para trás e interagir com outros cidadãos. Mas o maior problema está em preparar o reino para enfrentar o tal do grande perigo, para isso será necessário tomar decisões difíceis ou até mesmo quebrar promessas. Isso influencia na forma que o povo trata o novo soberano.

Decisões como criar uma escola ou reconstruir uma parte da cidade custam aos cofres públicos - e geralmente não há dinheiro suficiente para fazer atender os desejos e necessidades do povo. O problema nesse ponto é que a maioria das decisões são: faça isso ou aquilo. Usando o exemplo da escola, o dilema é "mandar as crianças para trabalhar em fábricas ou criar uma escola de ponta". Não há meio termo, o que acaba tornando as escolhas ainda mais difíceis - mas quem disse que ser um monarca era uma tarefa fácil?

CONSIDERAÇÕES

Andar pelo reino de Albion continua sendo fantástico. É possível notar a genialidade de Peter Molyneux em todos os cantos, ver que os mínimos detalhes foram pensados e contextualizados. "Fable III" é mais do que uma continuação, é uma evolução de tudo o que foi apresentado nos games anteriores. Por mais difícil que seja pensar em um rei que tem apenas duas escolhas como matar ou perdoar, são as decisões que tornam o jogo tão divertido e apaixonante. No final só resta uma escolha: jogar e se divertir.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Fable III (Xbox 360)

    115 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Lionhead Studios
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Microsoft Game Studios
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: PC
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host