UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

FIFA 06: Road to FIFA World Cup

09/12/2005

da Redação
Deu zebra. A primeira incursão do esporte mais popular do planeta - e uma verdadeira paixão nacional por estas bandas, nunca é demais lembrar - pela nova geração de consoles é simplesmente uma decepção. "FIFA 06: Road to World Cup", na verdade, chega a ser quase um retrocesso para uma série que, há alguns anos, vem se esforçando para melhorar a cada versão lançada, a ponto de merecer, em alguns aspectos, comparações mais sérias com "Winning Eleven", ainda campeão em termos de realismo.

Cartão vermelho

Note, de imediato, o "Road to World Cup" logo à frente do título do jogo. Diferente das versões para PC, PlayStation 2, Xbox e até mesmo para o portátil PSP, no Xbox 360 o simulador de futebol da Electronic Arts deixa de fora os times nacionais, concentrando-se apenas nas seleções.

Ou seja, risque do seu caderninho a possibilidade de jogar com o São Paulo, Corinthians, Real Madrid, Boca Juniors, Liverpool e outros clubes. Em "Road to World Cup", como o próprio nome sugere, o objetivo principal é classificar uma seleção para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. No total, são 72 times e cerca de 1.700 atletas, mas há um detalhe: dezenas de seleções que participaram das Eliminatórias foram deixadas de fora, como Canadá (ironicamente, o país onde está a EA Sports) e Chile, por exemplo.

Completam o cardápio de modalidades para o single-player a opção de treino e de disputa de amistosos. O modo Career, que nas outras versões permite ao jogador gerenciar uma equipe de futebol por 15 temporadas, ficou de fora do Xbox 360, pois como "Road to World Cup" se limita às seleções, não seria possível lidar com contratações, finanças e outros aspectos importantes do Career.

Até seria um consolo se, eventualmente, o game deixasse o jogador disputar a Copa do Mundo, mas nem isso é possível - afinal, tampouco seria comercialmente estratégico, uma vez que a Electronic Arts costuma lançar um jogo oficial nos anos em que acontece a competição futebolística. A Xbox Live também não salva muita coisa, limitando-se aos costumeiros amistosos e rankings, além de suporte para pequenos campeonatos entre os usuários da rede online do Xbox 360.

Nem tudo está perdido

Dentro de campo, porém, o jogo não é de todo mal. Quer dizer, é o velho estilo "FIFA" de jogar futebol, mesclando animações entre uma jogada e outra para mostrar as faces dos atletas mais famosos. Em comparação ao PC, há a vantagem de executar dribles com mais facilidade, utilizando o direcional analógico da direita. É claro que um craque do calibre de Ronaldinho Gaúcho consegue fitas mais bem sucedidas, portanto, nem tente brincar de driblar perto da área com o Roque Junior ou Lúcio.

Um recurso que funciona bem é o direcional digital, que permite realizar mudanças rápidas no time, sem precisar pausar o jogo. É possível alterar a formação da equipe, optar por uma estratégia diferente ou, num lance de bola parada como um escanteio, por exemplo, gerenciar o posicionamento de certos atletas. Com isso, as partidas ganham um pouco mais de dinamismo e criatividade, ajudando a sair um pouco dos gols repetidos e jogadas manjadas.

Quer dizer, no final das contas, desde que não se espere por um realismo sensacional ou por comandos complexos comparáveis a "Winning Eleven", mesmo o limitado "Road to World Cup" acaba sendo divertido para jogar e passar o tempo (ainda que por pouco tempo).

À primeira vista, o visual chama a atenção, com gráficos estilizados que fazem lembrar até mesmo a tecnologia cel-shaded, em alguns momentos. Mas as perspectivas otimistas não passam da primeira impressão, infelizmente. Ficou estranho, para resumir. Enquanto algumas animações faciais - até mesmo o técnico Parreira dá as caras (literalmente) entre um lance e outro - mantêm a qualidade conhecida da série, outras são extremamente forçadas, principalmente quando um atleta tenta sorrir após marcar um gol, por exemplo.

Nos replays, a taxa de quadros por segundo cai dramaticamente e, vista mais de perto, a pele de alguns atletas lembra bonecos de cera. A torcida também não foi bem trabalhada e até mesmo o cartão amarelo mostrado pelo juiz lembra mais a cor bege. Enfim, estranho. Muito estranho.

Quanto à trilha sonora, Andy Gray e Martin Tyler, da Sky Sports, são os responsáveis pela narração e comentários. A trilha sonora não foge muito ao estilo "FIFA" em termos de acervo, o que de certa forma é bom.

W.O.

"FIFA 06: Road to FIFA World Cup", além de uma vida útil extremamente curta, faz-nos pensar que foi lançado antes da hora, como se ainda não estivesse pronto. É um game artificial demais e que deve ser ignorado dentre a leva inicial de títulos para o Xbox 360. O caminho de fazer uma simples conversão da versão para PC e consoles teria sido mais bem sucedido, ainda que inspirasse falta de criatividade.

CONSIDERAÇÕES

Resta torcer (e muito) para que o jogo oficial da Copa do Mundo (ou mesmo um eventual "FIFA 07") seja a redenção para uma série que vinha em bom caminho. A nova geração de consoles, com certeza, merece mais do que isso.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    FIFA 06: Road to FIFA World Cup (Xbox 360)

    42 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EA Sports
    Lançamento: 22/11/2005
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1-4 jogadores, Xbox Live
    Outras plataformas: DS PC PSP GC PS2 XB
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host