UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Galaga

27/07/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Mais do que reunir jogos casuais, a Xbox Live Arcade é uma oportunidade de jogadores mais novos conhecerem a origem do entretenimento eletrônico. E não entenda mais "novos" por novatos ou adolescentes. Se você tem menos de 30 anos, certamente não teve a oportunidade de vibrar nos fliperamas com "novidades" que marcaram uma geração, como foi o caso de "Galaga".

Lançado em 1981, "Galaga" faz parte do legado iniciado dois anos antes por "Galaxian". Outras variantes foram "Gaplus", "Galaga '88" e "Galaga 3", esse último é um imenso e raro gabinete lançado em 1990 para seis jogadores com direito a cenários gerados por LaserDisc.

O enredo, se é que pode ser chamado assim, é o mesmo de outro clássico, "Space Invaders": uma horda alienígena está estacionada acima do jogador e cabe a ele impedir a invasão com sua nave. A diferença é que, ao invés de descerem lentamente, como acontece em "Space Invaders", os inimigos, representados por insetos, promovem ataques coordenados após assumirem formação na tela.

Arrisque e petisque

Mas velocidade e dinamismo não são os únicos atrativos de "Galaga". Aqui, nave e tiro vêm com uma dose de estratégia. Além de cada inimigo ter sua personalidade, exigindo, além de reflexos, que o jogador mentalize a possível formação do ataque. Os chefões têm uma característica única: podem abduzir naves com um raio trator.

Isso pode ou não acontecer quando eles se lançam ao ataque. O raio é bem fácil de ser evitado, mas não é aconselhável, pelo menos nas primeiras etapas. Caso seja sua última nave, é game over. Mas, se o estoque for maior, a nave ficará capturada temporariamente. Em um novo ataque, o jogador poderá recuperá-la dando um tiro certeiro no chefão. A recompensa? A nave capturada se engata na nave em jogo, dobrando seu poder de fogo. Obviamente, dobra também o espaço para levar chumbo inimigo.

Você tem de atirar em todos!

Com duas naves atirando ao mesmo tempo, dá para aproveitar melhor outra novidade - ao menos no gênero tiro - iniciada por "Galaga" e que foi muito copiada: as fases bônus.

A cada três etapas, o jogador tem direito a um "Challenging Stage". Nele, grupos inimigos invadem a tela em movimentos circulares, mas não estacionam posteriormente em formação após esse balé espacial. Se o jogador eliminar todos os 40 insetos antes que eles deixem a tela recebe uma gratificação de 10 mil pontos. Mesmo que não acerte todos, é recompensado por pontos extras ao destruir grupos e por cada inimigo abatido.

Como na maioria dos arcades da época, vidas estão associadas ao desempenho em pontos. Em "Galaga", o jogador ganha uma nave extra com 20 mil, outra com 70 mil e depois a cada 70 mil. Convém memorizar as acrobacias e chegar sempre ao "Challenging Stage" com o "Dual Fighter".

Conquistas e crime

À exemplo de "Frogger", "Galaga" chega ao Xbox 360 tal qual o original salvo algumas pequenas melhorias: suporte a TV de alta definição e som digital 5.1 servem para manter a compatibilidade para quem possui o equipamento, já que em nada somam aos gráficos e experiência do jogo. Além disso, oferece ranking mundial e lista de conquistas, mas só para quem pagou 400 Microsoft Points (o equivalente a US$ 5). Diferente de "Frogger", não há modalidade multiplayer.

A lista de conquistas, que somam no máximo 200 pontos ao seu perfil na Xbox Live, se resume, em grande parte, em encontrar inimigos característicos de cada estágio ou, entre outras palavras, avançar no jogo. Como o "game over" oferece ao jogador a opção de reiniciar a partida na última fase alcançada, parte desses desafios é vencida em questão de minutos. Sabiamente, as conquistas desbloqueadas são exibidas após o término do jogo, ao contrário dos avisos padrões da Xbox Live, que atrapalham essa edição de "Galaga".

Quem acessa a Live está acostumado aos avisos de amigos online, de novas mensagens ou convites para jogar que aparecem na tela mesmo durante uma partida. Em "Galaga", ser popular na rede online tem preço: essas mensagens tapam exatamente a faixa que sua nave se movimenta. Apesar de durarem pouco mais de segundos, no estilo rápido de "Galaga", elas são suficientes para provocar a perda de uma nave. Para amenizar o problema, o jogador pode sair do game, ir às opções de privacidade do perfil e bloquear envio de mensagens e convites para bate-papo. Mas sem dúvida esse é um problema digno de arquivo de correção.

CONSIDERAÇÕES

Pegando o vácuo deixado pelo furacão "Space Invaders", "Galaga" foi um dos poucos títulos de sua geração que conseguiu elevar a ação do gênero para um novo patamar. Mas apesar desse aspecto histórico, a ausência de novos atrativos, lista de conquistas sem grandes desafios e um defeito que pode irritar jogadores mais competitivos fazem com que essa reedição para Xbox 360 seja somente para saudosistas ou para quem tem curiosidade de conhecer um grande sucesso da década de 80.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Galaga (Xbox 360)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco Bandai
    Lançamento: 26/07/2006
    Distribuidora: Namco Bandai
    Suporte: 1 jogador, Xbox Live
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host