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Xbox 360

MotoGP 07

10/09/2007

THÉO AZEVEDO
Da Redação
"MotoGP 07" dá continuidade à bem-sucedida carreira da série de motovelocidade no Xbox 360 com poucas novidades para os fãs de longa data, mas desafiador e divertido como de costume. É difícil resistir à tentação de experimentar a sensação de pilotar algumas das motocicletas mais potentes do mundo, principalmente online. A Climax Studios, no entanto, não conseguiu facilitar muito a vida dos principiantes, "órfãos" de instruções para saber como se manter na pista.

Realismo extremo

Se você nunca jogou um título de "MotoGP", aqui vai um aviso: tentar jogar como se fosse um game de corrida arcade (ou seja, de estilo descontraído), sem tirar o dedo do acelerador, será algo extremamente frustrante. Em "MotoGP 07", é necessário atentar aos freios frontal e traseiro e à inclinação do piloto na moto, dentre outros aspectos, algo que leva tempo para aprender.

Um bom tutorial poderia facilitar a tarefa, mas os iniciantes não têm vida fácil: o tutorial, que na verdade consiste em um programa de treinamento separado em várias tarefas, como o domínio básico da moto e a execução de curvas, simplesmente diz o que você precisa fazer, sem derrubar cones e/ou estourar o limite de tempo. Um vídeo é exibido ao lado das instruções, mas seria muito mais benéfico, durante o treino, ilustrar como o jogador deve fazer - ou seja, ensinar em que momento desacelerar ou frear, por exemplo.

O modo single-player divide-se em duas opções: Grand Prix e Extreme. O primeiro, como você pode imaginar, é o prato principal, com 18 corridas ao redor do planeta e dados atualizados da temporada 2007. Porém, ao invés de escolher entre os pilotos consagrados, você cria o seu, personalizando inclusive o capacete e o uniforme, bem como o nome da equipe.

No início, o jogador tem 20 pontos para distribuir entre quatro atributos: curvas, freio, velocidade máxima e aceleração. Para obter mais pontos, é preciso aumentar o "seeding" - que nada mais é que o status de cada piloto -, ganhando corridas e campeonatos. Se o jogador consegue superar pilotos com "seed" maior que o seu, fica ainda mais fácil e rápido aumentar o próprio status.

Ao terminar o Grand Prix, o Extreme Mode torna-se disponível e, literalmente, é um prêmio. Afina, trata-se da oportunidade de correr nas ruas de locais variados do globo, começando com uma modesta quantia em dinheiro, mas podendo personalizar e aperfeiçoar a sua motocicleta com a grana obtida graças às vitórias.

No Extreme Mode, o modelo de pilotagem é um pouco mais relaxado, com a motocicleta mais estável e um grande estímulo para ganhar aceleração após fazer curvas, que em geral são mais abertas, elevando as doses de adrenalina. Afinal, a essa altura, o jogador já domina os controles e pode aproveitar o Extreme quase como se estes fosse uma festa, após a luta para conquistar o Grand Prix. Ainda no single-player, há também as modalidades Time Attack, Challenge e o Championship Mode, este último idêntico ao Grand Prix, mas você joga com um piloto real.

Duas rodas online

Todo o modo single-player, porém, não passa de um "treinamento de luxo" diante do multiplayer, que realmente faz valer o investimento em "MotoGP 07". Quem se esbaldou na Xbox Live com a versão anterior vai adorar saber que há duas modalidades inéditas: Pink Slip e Online Tournament. A Pink Slip é um duelo em que o vencedor ganha a moto do derrotado, enquanto o Online Tournament, campeonatos que envolvem as motos do Extreme, mas com algumas restrições bastante específicas - correr apenas com motocicletas japonesas, por exemplo.

Os gráficos estão no nível de "MotoGP 06", o que por si só já é uma grande notícia, e a nova versão ainda tentou melhorar a atmosfera que cerca as corridas: cada uma das pessoas que fazem parte do circo da motovelocidade foi modelada individualmente, então quando você não estiver correndo, poderá vê-las desempenhando várias ações, desde comemorar até beber refrigerante. O problema é que a modelagem saiu tão pobre que, embora a intenção seja louvável, passado algum tempo você vai querer pular logo as seqüências animadas.

Já a trilha sonora, enquanto faz um bonito papel nos efeitos, com óbvia e especial ênfase para o ronco dos motores, que está simplesmente de arrepiar, erra feio na seleção de músicas, em canções pop-rock que em nada têm a ver com o clima do jogo. Considerando que se trata de um simulador dos mais detalhistas, melhor era deixar o game só com os efeitos mesmo, ao invés de "borrá-los" com (este tipo de) música.

CONSIDERAÇÕES

"MotoGP 07" é uma seqüência dentro dos conformes, mas poderia ter ido além, e sem muito esforço. Pelo menos, o modo online, melhor parte do simulador, foi o mais beneficiado com as escassas novidades, uma jogada inteligente dentro do escopo do projeto. Não faria mal, na próxima versão, olhar com mais atenção os principiantes, caprichando nos artifícios para ensiná-los a jogar. Mesmo assim, "MotoGP 07" não deixa de ser também um ótimo início para quem nunca acelerou na série.

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    MotoGP '07 (Xbox 360)

    39 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Climax Studios
    Lançamento: 28/08/2007
    Distribuidora: THQ
    Suporte: 1-16 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: PS2
    RecomendadoAvaliação:
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