UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Texas Hold 'em

23/08/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
O furacão "Uno" chegou quieto, mas causou estardalhaço na Xbox Live Arcade. A fusão do jogo de cartas casual com os recursos do Xbox 360 - que tem vocação para formar comunidades - conquistou jogadores de todas as idades, que ainda se reúnem para noitadas de carteado ou simplesmente para jogar conversa fora em partidas sem compromisso.

"Texas Hold 'em" rouba as fichas de "Uno" e quer virar a mesa na Xbox Live Arcade. Para quem desconhece, trata-se da modalidade de pôquer usada nos campeonatos norte-americanos que se tornaram populares em programas de TV. Também serve de base para muitos games online na internet, pela sua característica aberta e dinâmica.

Diferente do pôquer tradicional, o jogador deve formar a melhor combinação possível com sete cartas. Duas ele recebe fechadas, as outras cinco ficam abertas e são dispostas na mesa para todos os participantes. São quatro as rodadas de apostas: a primeira acontece logo após dos jogadores receberem suas duas cartas; aposta-se também após o "Flop", quando são colocadas três cartas abertas na mesa; e por fim, a cada vez que são abertas as duas últimas cartas, chamadas "Turn" e "River".

Mesa para oito

Quem traz o pôquer da TV ao Xbox 360 é a TikGames, produtora especializada em jogos casuais e que já lançou uma versão para PC do mesmo título. No entanto, fora as regras básicas, quase tudo é novo nessa edição para a Live Arcade. O jogo se beneficia da estrutura da rede da Microsoft, oferecendo partidas para até oito competidores, busca personalizada, criação de salas e bate-papos com voz através do headset, tal qual "Uno". Espiar o concorrente através da Xbox Live Vision, a câmera do videogame, não está nas opções. Sendo assim, não será preciso usar óculos escuros para esconder as emoções.

"Texas Hold 'em" tem atrativos também quando desplugado. Perder para o computador não é vergonha, já que a quantia limite da mesa pode ser ajustada conforme a habilidade do jogador. Além do modo padrão ("standard"), o jogador pode praticar em torneios ou se aventurar nos cenários. Nessa última modalidade, o jogador deve solucionar o desafio proposto, como vencer a final de um torneio começando em desvantagem de fichas, por exemplo. Uma boa opção para treinar e não ficar liso em frente a amigos.

Apostadores mais calejados podem partir direto para as modalidades multijogador. Até oito competidores podem sentar a uma mesma mesa e ao criar a sua as opções são interessantes: além da óbvia de abrir espaço para outros sete jogadores quaisquer, o anfitrião pode separar algumas cadeiras para amigos ou preencher assentos vazios com o computador. A qualidade das partidas online é boa, mas com algumas falhas no bate-papo com voz dependendo do número de pessoas ou da resposta entre a conexão dos jogadores, mais conhecida como "ping".

Milionários e falidos

O multiplayer se divide em padrão e torneio, ambos com direito a ranking. No padrão não há mistérios, com o jogador podendo criar sua sala ou sorteando uma aleatoriamente. Não espere algo tão casual nos torneios. Cada jogador começa com 25.000 em créditos e aumentar suas reservas dá direito a sentar à mesa junto com grandes tubarões da Xbox Live, que possuem de meio milhão para cima.

Aliás, dinheiro é indicar de status dentro da "Texas Hold 'em". Seja qual for a categoria, o ranking leva em conta o saldo da conta bancária do jogador e quanto ele já faturou. Bem detalhado, pode-se ver quantas partidas cada um jogou e como foram suas vitórias. Fascinados por estatísticas têm ainda em "My Stats" um histórico pessoal mais detalhado. Apesar de cartas marcadas ou escondidas nas mangas estarem fora de questão, fique atento aos adversários. No pôquer, vence aquele que deixar todos da mesa com as calças na mão. Felizmente, dinheiro aqui é de mentira.

Ver, ouvir e conquistar

Como todos jogos para Xbox 360, "Texas Hold 'em" oferece som digital e suporte para TV de alta definição. Visualmente, o jogo é agrádavel, com direito a algumas variações de mesa e carpete e ainda opção para definir o ângulo de visão. Colocar oito pessoas na tela teve seu preço, no entanto. As letras com informações e nome dos jogadores são pequenas e causam desconforto em TVs convencionais, mas não impedem a leitura. A música é aquela típica de faroeste norte-americano - bem ao clima do pôquer -, mas depois de algumas rodadas jogadores ficaram tentados em acionar sua própria trilha sonora através do menu do Xbox 360.

A lista de conquistas não tem missões impossíveis, mas algumas são bem trabalhosas como a "Card Shark", título dado a quem já venceu 1.000 vezes; ou "Luck of the Draw", desbloqueada para quem acumular vitórias com todas as combinações de mãos possíveis. As mais fáceis incluem alcançar 10 vitórias e vencer uma partida após uma aposta do tipo "All In".

CONSIDERAÇÕES

Diferente de "Uno", "Texas Hold 'em" é para jogadores que apreciam a arte de pôquer e se emocionam ao ver aquele blefe perfeito nos campeonatos da TV. Mas também é uma boa oportunidade para novatos aprenderem os segredos desse popular jogo norte-americano. Uma boa sacada da Microsoft foi oferecer o download gratuitamente durante os dois primeiros dias após o lançamento, que encheu as salas virtuais com um público variado. Mas mesmo para quem perdeu a promoção, 800 Microsoft Points (o equivalente a dez dólares) é uma boa aposta. Em tempo: uísque e charuto acompanham a jogatina, mas só para maiores.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Texas Hold 'em (Xbox 360)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: TikGames
    Lançamento: 23/08/2006
    Distribuidora: TikGames
    Suporte: 1-8 jogadores, Xbox Live
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host