UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

The Dishwasher: Dead Samurai

10/04/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Segundo a lenda, o jovem James Silva era um lavador de pratos fã de Bruce Lee que resolveu glorificar sua profissão ao criar um jogo que misturou sua atividade com samurais, robôs e mortos-vivos. Se isso é totalmente verdade, não dá para dizer, mas o fato é que Silva desenvolveu a idéia de "The Dishwasher: Dead Samurai" e ganhou um concurso "Dream-Build-Play 2007" da Microsoft, levando um prêmio de 10 mil dólares e a possibilidade de lançar o jogo no Xbox Live Marketplace.

Desafio à moda antiga

"The Dishwasher: Dead Samurai" não é muito diferente de vários jogos criados em Flash para navegadores. Desenvolvido com as ferramentas do XNA Game Studio da Microsoft, o game tem uma esquema simples e mostra o samurai zumbi (e ex-lavador de pratos) como protagonista de uma aventura 2D contra exércitos de robôs e criaturas sobrenaturais.

A ação lembra bastante a de "Alien Hominid" - que não por acaso, migrou da web para o Xbox - mudando apenas o foco dos tiroteios para a pancadaria. Ainda que armas de fogo apareçam pelo caminho, o herói utiliza basicamente espadas, cutelos e serras para despachar os inimigos que aparecem aos quilos, com requintes de crueldade. Sangue e membros também voam pelos muros, objetos e outros personagens e alguns esguichos até mesmo rompem a quarta parede, manchando a própria câmera.

O visual estilizado, com cores vibrantes, e o clima de história em quadrinhos conseguem empolgar a ação simplória que evoca tempos remotos da trajetória dos videogames, tornando-se ideal para os saudosistas da velha escola. Não há muito o que fazer, ao longo dos 14 estágios, a não ser pular e pressionar dois botões de ataque incessantemente até destroçar tudo o que aparece. É divertido por um tempo até que a falta de maiores surpresas deixa a matança bastante banal para a geração atual.

Para tentar dar um gás maior ao projeto, Silva adicionou alguns modos extras que funcionam no esquema arena, para ver quem mata mais. É adequado dentro da filosofia do game, mas não chega a impressionar.

Também não empolga a idéia de usar um controle-guitarra (como de "Guitar Hero") para dar suporte ao herói ao longo da campanha principal, em um festival de tiros e raios que, embora curiosa, não passa de perfumaria.

CONSIDERAÇÕES

"The Dishwasher: Dead Samurai" é um jogo ao menos curioso, por se tratar de um projeto premiado feito por um homem só. A ação é de velha escola, com muita pancadaria 2D que libera litros e mais litros de sangue, em um festival de botões pressionados sem muito cuidado. A produção é incapaz de bater de frente com produtos de empresas maiores para o Xbox Live Arcade, como "Bionic Commando", mas isto não chega a ser determinante: o que importa mesmo são a paciência e a habilidade do jogador em enfrentar hordas de monstros e robôs incessantemente.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The Dishwasher: Dead Samurai (Xbox 360)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ska Software
    Lançamento: ND
    Distribuidora: Microsoft
    Suporte: 1 a 3 jogadores, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host