"Toy Soldiers" é um novo jogo exclusivo para Xbox 360 distribuído através do Xbox Live Marketplace que recebeu bastante atenção do marketing da Microsoft nos últimos meses.
Muito foi falado a respeito dele antes de seu lançamento, exceto sobre sua mecânica, talvez para esconder o fato de que se trata de mais um exemplar do subgênero de estratégia conhecido como tower defense. Nele geralmente é necessário posicionar tropas em pontos vitais do mapa para defender uma base de ondas de inimigos que avançam insistentemente.
É um nicho bastante saturado, inclusive por muitos games gratuitos para navegadores, mas o novo título apresenta algumas novidades bacanas. O mais interessante está na apresentação, que conta com gráficos 3D de ótima qualidade para este tipo de produto e uma câmera livre que consegue captar todos os ângulos da batalha.
Com o próprio nome indica, os combates são travados por bonequinhos de plástico em cenários em miniatura. O jogador deve posicionar seis tipos de defesa, como canhões, cercas de arame farpado e metralhadoras, para evitar o ataque dos opositores, com direito a chefes gigantescos que impõem respeito.
Um diferencial é que o usuário pode controlar manualmente qualquer uma de suas unidades e direcionar seus esforços para algum ponto que precise de atenção mais crítica. No modo mais difícil isso fica ainda mais importante, já que não há ajuda do computador e é preciso saltar de unidade a unidade para defender sua base.
A quantidade de cenários e situações tornam a progressão interessante, pois atiçam a curiosidade a respeito do que está por vir, mas as limitações de criação de unidades deixam a mecânica amarrada e com pouca profundidade.O conteúdo perde o brilho em pouco tempo, mesmo com o esforço da presença de multiplayer para dois jogadores (local ou online) para tentar revigorar a experiência.
CONSIDERAÇÕES
"Toy Soldiers" é um jogo de tower defense com uma apresentação mais caprichada do que o habitual e algumas novidades interessantes. Assim como outros exemplares do gênero se trata de proteger uma base do avanço de ondas de inimigos, mas os gráficos 3D, a câmera livre e a possibilidade de controlar cada unidade manualmente injetam novo ânimo em um segmento saturado. Pena que as limitações mecânicas tornem as partidas pouco complexas e profundas, o que diminui a vida útil do produto.