UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Vanquish

27/10/2010

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
Ao olhar para o passado de Shinji Mikami e seus jogos, fica difícil traçar a trajetória entre "Resident Evil" e "Vanquish". Um tem a ação mais lenta, levando em consideração a sobrevivência e a exploração, o outro é mais dinâmico e frenético. Se existe uma coisa que ambos têm em comum é o quanto esses dois jogos divertem os jogadores.

Deixando de lado a voz do herói, Sam Guideon - totalmente incompatível com a imagem do personagem, um sujeito canastrão, cheio de marra e confiante - o herói possui uma armadura desenvolvida pela Agência de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado (tradução da sigla DARPA, em inglês) que é a arma suprema no campo de guerra, permitindo que ele acabe com os soldados inimigos disparando e trocando de armas como nem mesmo John Rambo fez nas telas dos cinemas.

Veja trailer de lançamento
O cenário é uma colônia espacial que imita a vida na Terra, mas com um detalhe adicional: o lugar abriga um canhão de energia de micro-ondas capaz de destruir cidades inteiras em um piscar de olhos. Os inimigos são robôs e soldados russos que tentam dominar o local. E está aí a receita para um jogo empolgante, que incentiva o jogador a entrar de cabeça em uma trama de ficção científica envolvente e emocionante.

Guerra nas Estrelas

Nos três primeiros minutos, ainda no tutorial do jogo, a impressão é que "Vanquish" é apenas um jogo de tiro futurista e nada mais. Mas assim que a habilidade de disparar em câmera lenta é ensinada e é liberado o uso do botão para sair escorregando pelo chão em alta velocidade, é possível perceber que este não é mais um jogo qualquer.

Em principio, Sam é enviado junto com o exército para o espaço. Sua missão é coletar informações sobre a atuação da armadura ARS em uma situação real de combate, mas secretamente o seu intuito é resgatar o professor Candide, o criador da armadura e da fonte de energia da estação Providence.

UOL Jogos comenta trechos do game
A história até tem um certo charme, mas não é a maior atração do game. Ela tenta seguir na mesma linha de "Metal Gear Solid", colocando o jogador para acompanhar uma aventura sob o ponto de vista de um personagem cativante, mas que acaba se envolvendo em algo maior envolvendo traição no alto escalão dos governos. A experiência poderia ser muito melhor caso as frases fossem melhor elaboradas, se as reações dos personagens não fossem tão previsíveis e se todo o elenco de dubladores fosse escolhido de acordo.

Mas isso, como descrito antes, não é o foco de "Vanquish" - da mesma forma que não é de outros jogos de tiro muito bons. Em muitos aspectos, o game nem mesmo parece ter sido desenvolvido por uma produtora japonesa. Os controles são sólidos e precisos, enquanto o sistema de cobertura é eficiente e vital para manter Sam vivo.

Ao seu dispor estão diversas armas que podem ser melhoradas, indo desde os mais básicos como rifles de assalto, metralhadoras e rifles de precisão, e chegando em outras menos ortodoxas, como disparadoras de raios laser teleguiados e a Life Beam, que atravessa paredes e acerta inimigos que estão escondidos. Todas elas são divertidas de se usar e úteis em momentos específicos da trama.

Mas nada é mais poderoso que a própria armadura de Sam, a ARS Suit. Ela é que torna possível passar ileso por uma área apinhada de inimigos disparando contra o protagonista. Quando ele recebe muitos danos, o traje ativa sua magia: o aumento da realidade. Com isso, Sam enxerga tudo em câmera lenta por um determinado período de tempo. Assim ele consegue eliminar diversos inimigos, se esquivar de disparos e ainda sobra tempo para correr para uma área de proteção. Isso significa que, por mais difícil que seja a dificuldade, o que conta no final é a habilidade do jogador - a morte é sempre um erro humano, não uma limitação injusta do game.

A armadura também é capa\ de disparar golpes poderosos como socos e chutes que consomem toda a sua energia. Os golpes são alterados conforme a arma empunhada por Sam - com rifles ele dispara um combo de socos, com escopetas ele dá um ataque que varre tudo ao seu redor e assim por diante.

Escolha de armas é grande na guerra
Até mesmo as emocionantes batalhas contra chefes não facilitadas pela habilidade do jogador. Os pontos fracos geralmente são exibidos como pontos luminosos em seus corpos ou podem ser vistos quando Sam ativa a realidade aumentada.

A pontuação ao final de cada fase resume a atuação do jogador, como a velocidade para concluir as áreas, impedir que soldados aliados sejam eliminados e se houve ou não mortes do protagonista. Dessa forma "Vanquish" traz de volta aquela disputa dos fliperamas para ver quem consegue fazer mais pontos - mas agora em escala global, com os rankings online.

A história não chega ser curta. Seis horas são mais do que suficientes para contar a trama sem dar voltas desnecessárias. Dessa forma o jogo mantém mostrando novidades do início ao fim, sem nunca deixar o jogador entediado ou frustrado por ter que enfrentar a quinta versão genérica do mesmo chefe.

A vida útil do título é aumentada com os desafios propostos que colocam o herói contra hordas de inimigos em cenários já visitados pelo jogador. Essa parte é quase uma galeria de tiro, mas a dificuldade é bastante elevada e coloca as habilidades do jogador em teste a cada nova onda de inimigos.

Janela para o futuro

Com ação frenética e alta dificuldade, "Vanquish" apresenta imagens fantásticas. Naves se chocam contra o chão e prédios explodem ao fundo enquanto no campo de batalha rajadas de tiro e peças de robôs cruzam os ares. O pior é que às vezes nem dá para ver o excelente trabalho por causa de tanta ação.

O trabalho de efeitos sonoros é impecável e as músicas (quando é possível ouvi-las no meio do barulho dos combates) são tão empolgantes que colocam o jogador no ritmo da batalha ou trazem a calmaria nos momentos nos quais que ela é necessária. Certamente um dos pontos mais fortes do jogo.

CONSIDERAÇÕES

Fica difícil definir o que é mais impressionante: Shinji Mikami que sempre traz uma boa novidade em seus trabalhos; ou "Vanquish", que consegue fazer com que cada minuto seja bem aproveitado pelo jogador. A ação frenética, as mecânicas de jogo e controles precisos garantem a diversão sempre em alta. A cereja do bolo fica com as imagens belíssimas e a competente engenharia de som, com músicas e efeitos sonoros muito bem trabalhados. "Vanquish" é mais um título que mostra a maior qualidade da Platinum Games: a de fazer jogos indispensáveis para qualquer jogador.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Vanquish (Xbox 360)

    75 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Platinum Games
    Lançamento: 19/10/2010
    Distribuidora: Sega
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host