UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

15/07/2008 - 13h09

Direto da E3: UOL testa multiplayer de "Gears of War 2"

GUSTAVO PETRÓ
Colaboração para o UOL, de Los Angeles

Nelson Alves Junior\Editora Europa

UOL testa modalidade multiplayer de "Gears of War 2"

UOL testa modalidade multiplayer de "Gears of War 2"

Cliff Bleszinski, produtor da série "Gears of War", tem uma mina de ouro nas mãos e fez questão de mostrá-la a um seleto grupo de jornalistas. Assim, a Microsoft escolheu um pequeno restaurante no centro de Los Angeles para testar a recepção do público aos modos multiplayer online de "Gears of War 2", para Xbox 360.

Logo à primeira vista, é fácil perceber as mudanças em relação ao primeiro titulo. O novo game foge da tonalidade cinzenta do original, utilizando uma paleta de cores diversificada. Isso dá uma vida nova para cenários e personagens, que apresentam um nível de realidade muito maior.

A nova versão da tecnologia Unreal 3 permitiu que os desenvolvedores incluíssem muitos mais elementos e detalhes nos ambientes. As texturas revelam construções sujas e destruídas, asfalto rachado e esburacado e locais para se proteger da troca de tiros. Efeitos de fumaça proporcionados por uma novo tipo de bomba também impressionam pelo realismo - fica impossível enxergar seu alvo nesta névoa que se dissipa em alguns instantes. O grande diferencial, no entanto, está nos combates online.

Tiroteio na Live

No evento, estavam disponíveis o novo modo cooperativo Horde e o Competitive Deathmatch. No primeiro, dois jogadores tinham que sobreviver à ondas de inimigos que surgiam no cenário. O objetivo era manter a equipe viva por mais tempo possível e, por isso, o trabalho em conjunto é importante. O tempo para acabar finalizar a série destruindo uma determinada a quantidade de monstros garantia uma pontuação para a dupla.

Quando uma nova horda de inimigos se aproxima, o game permite que os dois jogadores desenvolvam táticas para eliminá-la dentro do melhor tempo. Um deles, por exemplo, pode ficar atacando de um local próximo, enquanto seu amigo permanece em um local afastado, destruindo a resistência com um rifle sniper. Entretanto, se o companheiro não der a assistência necessária, ambos perdem a rodada. Obviamente, a dificuldade a cada onda aumenta consideravelmente, trazendo inimigos mais difíceis e em maior quantidade.

Já o competitive deathmatch foi apresentado em três estilos diferentes. O team deathmatch é igual em todos os jogos de tiro, com duas equipes se enfrentando em cenários relativamente grandes e com muitos lugares para se proteger do tiroteio desenfreado. Na demonstração, foram organizadas equipes de cinco pessoas, somando um total de dez combatentes online - diferentemente do game anterior, que tinha suporte para oito jogadores. Uma novidade nesse modo é que é possível ter a indicação da direção onde seus companheiros de time estão no cenário. Entretanto, nesse modo a tela fica turva, impedindo visualizar qualquer coisa que estiver na sua frente. Essa adição é interessante, permitindo localizar e correr para prestar auxílio aos colegas feridos.

Demonstração da E3
Um outro modo multiplayer de "Gears 2" é o Wingman. Nele, os participantes são sorteados e, em duplas, devem eliminar os concorrentes cooperando entre si. Assim, o deathmatch fica mais tático, forçando aos dois jogadores da equipe a dar cobertura um ao outro e manter-se próximos no combates. O vencedor pode ser tanto quem ficar vivo ao final da rodada quanto a dupla sobrevivente.

O modo que mais fez sucesso na festa de Bleszinski, no entanto, foi o Meat Flag. Ele é uma espécie de "capture the flag" ("pegue a bandeira", em português). Em vez de bandeira, no entanto, você deve capturar uma pessoa. Além de ambos times se confrontarem, eles devem capturar Franklin (nome desse "bot" usado na demo). Ele é um soldado bastante ágil que foge pelos cenários, oferecendo bastante dificuldade em carrega-lo. De posse dele em seus braços, você e seus companheiros terão que se ajudar para conduzi-lo até a base da equipe.

Combates sangrentos

Não houve mudanças no esquema de controles de "Gears of War 2", o que facilita a transição do jogador para o novo titulo. Até mesmo a movimentação dos soldados não sofreu alterações - eles ainda parecem um pouco duros e com gestos pouco naturais.

Uma novidade aguardada com fervor pelos fãs da série "Gears of War", no entanto, é o duelo de serras elétricas. Nos confrontos online elas ocorrem com freqüência, basta dois jogadores iniciarem simultaneamente um ataque com a famosa arma do jogo. Quando isso acontece, quem pressionar o botão B mais rapidamente consegue mutilar o adversário. A serra elétrica possui novas animações como, por exemplo, quando você a aciona pelas costas do inimigo. A arma é enfiada pelas costas e depois corta a carne debaixo para cima, dividindo o corpo em duas partes.

E como cooperação é a chave do multiplayer online, salvar amigos feridos foi mantido em "Gears 2". A novidade é que antes de você morrer, quando está com a vida no limite, é possível se arrastar para tentar conseguir abrigo ou aguardar um companheiro para ir salva-lo. Pressionando o botão A, o personagem rasteja mais rapidamente, o que não impede de um adversário utilizar uma espécie de "final move" para acabar com sua vida. Ele pode ser com a própria serra elétrica, cortando parte do adversário, ou com socos e chutes.

Quando algum jogador estiver nessa situação, ele pode ser utilizado como escudo humano. O soldado que utilizar um inimigo dessa maneira não pode usar metralhadores ou qualquer arma que se tenha que segurar com dias mãos., apenas revolveres. No fogo cruzado, você fica protegido por alguns instantes - pelo menos até o corpo se esfacelar por conta da quantidade de tiros recebida.

"Gears of War 2" é o titulo de Xbox 360 mais aguardado de 2008 e, segundo Bleszinski anunciou durante a conferência da Microsoft, na última segunda-feira (14), terá lançamento mundial em 7 de novembro. Até lá, segundo ele, o game passará por um belo acabamento que retirará bugs e dará uma leve melhorada no visual. Tudo para o desenvolvedor deixar sua mina de ouro ainda mais valiosa.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host