A Bungie atualizou seu site oficial com mais informações sobre "Halo: Reach", game de ação em primeira pessoa que será lançado com exclusividade no Xbox 360. Desta vez, a empresa forneceu detalhes sobre o sistema de Load Outs presente no modo multiplayer do game.
Ele permite que os jogadores escolham configurações pré-fabricadas de suas armaduras, ligando e desligando habilidades específicas, modificando assim seu estilo de jogo, dependendo de sua necessidade ou estratégia de combate em equipe.
Conforme comentado anteriormente, o game permite que o jogador destranque habilidades especiais, tornando sua armadura mais forte ou ganhando determinadas vantagens no campo de batalha. A variedade de habilidades especiais será satisfatória e com o sistema de Load Outs configuráveis será possível que cada um faça uso de um estilo de jogo específico.
Estas configurações devem ser escolhidas no início de cada combate, e isso inclui as rápidas pausas de "respawn", que acontecem entre uma morte e outra do jogador durante a partida. Também é possível escolher qual será sua arma primária e também a secundária, casando suas habilidades com o estilo de ataque de seus equipamentos. Infelizmente não é possível escolher manualmente quais as habilidades estarão disponíveis em sua armadura, já que o sistema trabalha com pacotes pré-definidos.
Estratégias mais amplasApesar de parecer limitado, o sistema promete fazer uma grande diferença para os jogadores mais habilidosos. De acordo com a empresa, para alguns o sistema não fará muita diferença, destacando-se somente pelos armamentos ou pelo uso de uma ou outra habilidade que o identificará no campo de batalha. Mas para os jogadores mais experientes esta será uma grande oportunidade de mostrar suas habilidades, além de destrancar mais e mais habilidades conforme determinadas ações são praticadas durante o multiplayer.
Para ilustrar melhor estas possibilidades, a empresa revelou uma destas habilidades, chamada de Armor Lock. Ela permite que o personagem fique temporariamente invulnerável, dependendo de quanto tempo você fique com um determinado botão pressionado, tornando-se uma verdadeira barreira imóvel. Inútil? Apesar da impossibilidade de se mover, ainda é possível arremessar granadas de plasma, refletir projéteis e detonar veículos que se atreverem a tentar passar por cima de você. Tudo terá utilidade mas nem sempre será óbvio.
A empresa aproveitou ainda para dar a dica da existência de algumas outras habilidades especiais: evasão aumentada, camuflagem ativa, habilidade de correr mais rápido e a existência de um mochila de jato são algumas das possibilidades mostradas pela empresa.
Queda de ReachA história do título se passa antes do primeiro game da série, mostrando os acontecimentos descritos no livro "The Fall of Reach". O jogo explica finalmente a origem dos supersoldados Spartan, a mesma linhagem pertencente a Master Chief, protagonista original da série. De acordo com a Bungie, a escala de combate de "Halo: Reach" será a maior de toda a série, colocando o jogador em meio a batalhas grandiosas, em que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. O game sai no final do ano.