UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Might & Magic: Clash of Heroes

24/02/2010

PABLO RAPHAEL
Colaboração para o UOL
A série "Might & Magic", criada pela 3DO, é uma das mais antigas franquias dos jogos eletrônicos e, ao lado de jogos como "Ultima" e "Wizardry", definiu o padrão para os primeiros games de RPG nos computadores. Com o fim da 3DO, a marca passou para as mãos da Ubisoft, que resetou a série com dois jogos não ligados diretamente aos anteriores, "Heroes of Might & Magic V" e "Dark Messiah of Might & Magic", que não foram bem recebidos pelo público e pela crítica.

Agora, o DS recebe "Might & Magic: Clash of Heroes", produção da Capybara Games que combina os gêneros puzzle e RPG. A mistura um tanto excêntrica já foi realizada antes em jogos como "Puzzle Quest", mas "Clash of Heroes" é superior aos seus concorrentes em todos os quesitos.

Espada, magia e quebra-cabeças

Mistura inteligente de gêneros
O enredo envolve um mundo repleto de raças e criaturas típicas das histórias de fantasia medieval, com elfos, magos, cavaleiros e dragões. Para completar, demônios de uma dimensão paralela atravessaram portais mágicos e deram início a uma terrível invasão. É nesse cenário que se desenrolam as aventuras do jogador e de seus exércitos.

Assim como em todo bom RPG, os personagens ganham níveis de experiência e o herói pode equipar artefatos que lhe garantem poderes especiais. Os cenários e personagens são bem desenhados e fazem bom uso da capacidade do portátil da Nintendo. Todas as unidades possuem suas próprias animações e o traço em estilo anime confere ao jogo uma atmosfera muito charmosa, que só não é melhor por conta de sua trilha sonora um tanto genérica.

A principal diferença de "Clash of Heroes" em relação aos outros RPGs é o sistema de combate: aqui, as batalhas são resolvidas com puzzles de trincas. Na tela superior do DS, ficam as unidades do adversário e na tela de toque, as unidades controladas pelo jogador. A ação desenrola-se em turnos e o jogador tem uma quantidade limitada de movimentos em seu turno, no qual deve mover seus soldados formando grupos com três unidades iguais, usando a Stylus ou os botões do portátil. Forme uma coluna e os soldados carregarão um ataque ou uma linha para gerar uma barreira de defesa. Ao atacar, o objetivo é atingir o vilão - as unidades de ambos os lados são repostas em cada novo turno - e reduzir sua energia à zero.

Parece simples, mas em pouco tempo o jogo acrescenta unidades especiais como druidas, dragões e outras criaturas mágicas, ataques combinados, a possibilidade de executar uma fusão para fortalecer um grupo de ataque etc. O poder de fogo dos inimigos, geralmente maior do que o do pobre herói, exige o domínio de táticas e estratégias da parte do jogador.

Dificuldade crescente

As batalhas são rápidas, com duração de cinco a dez minutos cada, e o jogador pode salvar seu progresso a qualquer momento, o que é adequado à jogatina em uma plataforma portátil. Para diversificar a ação, há alguns quebra-cabeças simples no decorrer da aventura e também batalhas especiais, que envolvem desafios como eliminar todas as unidades do oponente em um único turno ou acertar dois lenhadores que se movem pelo fundo da tela, por exemplo.

Há alguns encontros aleatórios em determinadas áreas do mapa e também missões paralelas de caça-recompensas, úteis para adquirir um pouco mais de experiência, principalmente perto do fim do jogo, quando as batalhas tornam-se um tanto mais difíceis do que deveriam, um aumento na curva de dificuldade que pode frustrar os jogadores menos dedicados.

A campanha solo de "Clash of Heroes" pode levar entre 15 e 30 horas para ser finalizada, se o jogador optar por partir em busca de todas as missões paralelas e batalhas especiais. Caso ainda esteja ávido por mais, o jogo conta com um divertido modo multiplayer local, para duelos entre amigos.

CONSIDERAÇÕES

Com inspiração visual nos RPGs da era 16-bit, "Might & Magic: Clash of Heroes" é um jogo inusitado que combina com maestria dois gêneros tão diferentes: os puzzles de trincas e os RPGs táticos e que não lembra em nada os jogos anteriores da franquia da Ubisoft. Com uma campanha massiva e duradoura, "Clash of Heroes" é um prazeroso desafio e uma ótima adição ao catálogo do Nintendo DS.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Might & Magic: Clash of Heroes (DS)

    imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capybara Games
    Lançamento: 01/12/2009
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1-2 jogadores
    Outras plataformas: PS3 X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host