UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Metroid Prime

29/11/2002

da Redação
Depois de ficar desaparecida desde 1994, Samus Aran, heroína de "Metroid" pulou uma geração de hardware para realizar seu triunfante retorno 3D no GameCube - pelas mãos de uma produtora americana, a Retro Studios. Depois de muitas reviravoltas na empresa, que resultaram em mudanças forçadas pela Nintendo japonesa no design do jogo, demissões e cancelamento de projetos, razões não faltavam para justificar um desastre. Mas "Metroid Prime" é nada menos do que um retumbante sucesso.

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante...

"Prime" se passa logo depois de primeiro confronto de Samus com Mother Brain no fim de "Metroid" (NES). A mercenária segue o rastro dos Piratas Espaciais, que a levam à órbita do planeta Tallon IV. Lá ela encontra uma base espacial destruída onde experiências genéticas ilegais estavam sendo realizadas. Além de servir de tutorial, a estrutura simplificada e primariamente bidimensional desse lugar é utilizado para ensinar aos jogadores como foi feita a excelente transição para a nova dimensão.

Vale notar: apesar da visão em primeira pessoa, "Metroid Prime" NÃO é um jogo de tiro em primeira pessoa. Isso logo fica claro pela presença de um botão que mira automaticamente e pela ausência de um direcional dedicado para mirar. Essa diferença fica ainda mais clara ao final dessa curta seqüência, quando Samus perde todos os seus poderes e pousa na superfície do planeta, onde se desenrola o resto da aventura.

O planeta é gigantesco, e por não ser tão contido quanto a base orbital, provavelmente causará uma breve confusão para alguns - mas isso é temporário, e logo se o sistema se prova excepcional. O jogador precisa se conscientizar da importância do visor da armadura: além do visor tradicional e dos posteriores filtros de Raios-X e infra-vermelho, a lente é capaz de analisar quase qualquer objeto do cenário - seja um item, um inimigo ou parte da flora, fauna e arquitetura de Tallon IV.

Entre na armadura

O visor é totalmente integrado ao game. Além de explicar e aprofundar mais a mitologia dos Chozo (a extinta raça que cuidou de Samus quando criança e lhe deu sua armadura), essa função revelará pontos fracos de chefes, dará dicas para resolver os novos quebra-cabeças e serve de fio condutor para a narrativa do game. A introdução de pequenos enigmas que utilizam integralmente as habilidades da armadura destacam o game ainda mais dos demais títulos da série.

Como é natural para em "Metroid", o grosso do jogo é a exploração da superfície e subsolo do planeta. Todo o planeta é dividido em grandes blocos que podem (e devem) ser navegados repetidamente, encontrando novas habilidades que abrem acesso a novas áreas. Alguns jogadores podem ficar impacientes com a necessidade de atravessar repetidamente o mesmo lugar - e por isso mesmo a Retro adicionou uma função (que pode ser desligada) que dá dicas esporádicas do próximo objetivo da heroína... sem estragar a graça do game.

Aproveitando ao máximo a novidade do visor, a equipe da Retro fez milagre para mergulhar o jogador na armadura de Samus: ao passar sobre jatos de fumaça, o visor embaça. Sangue dos inimigos espatifa contra sua tela, e água escorre quando você pula fora de um lago. A atenção para detalhe é tanta que você pode até ver o esqueleto do braço de Samus se mexendo sob a armadura quando usa a visão de Raios-X. O planeta recebeu igual atenção, tendo uma aparência assustadoramente orgânica e detalhada. Tudo rodando a suaves 60 quadros por segundo.

Bug na armadura

Mas mesmo depois de longos atrasos, nem tudo é perfeito. Apesar de esconder telas de espera até o ponto de convencer muitos que esse é um jogo de cartucho, o software traz um terrível bug: existe uma chance pequena do game travar quando você usa o elevador em determinadas circunstâncias. No teste, o problema apareceu uma vez após cinco horas de jogo. Pode parecer bobagem, mas para um jogo de videogame, a falha é grave.

CONSIDERAÇÕES

"Metroid Prime" faz pela série o que "Super Mario 64" fez pelos jogos de plataforma: inventou uma maneira de se adaptar o gênero perfeitamente ao mundo tridimensional. A Retro não apenas inventou uma fórmula que certamente será copiada muito no futuro, mas conseguiu adicionar novos elementos que levam a série Metroid a um novo patamar.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Metroid Prime (GameCube)

    119 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Retro Studios
    Lançamento: 17/11/2002
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória, conexão GC-GBA
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host