UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Champions: Return To Arms

17/03/2005

da Redação
Seguindo a tradição de "Gauntlet", "Diablo" provou que menos pode ser mais no mundo dos RPGs: tire a interpretação, quase toda a trama e transforme a experiência em um jogo de ação simples e você tem um campeão em mãos. A Snowblind aplicou o conceito com "Baldur's Gate" em "Dark Alliance" e repetiu a fórmula de sucesso. O próximo alvo foi "Everquest", em "Champions" - e agora a empresa faz um terceiro game nesse molde... e não é exatamente uma surpresa que pouca coisa mudou desde então.

Estereótipo de Dungeons & Dragons

"Return to Arms" é o típico RPG de ação: você escolhe um dos arquétipos de sempre (lutadores, magos, arqueiros e licantropos, nesse caso) e invade inúmeros calabouços repletos de monstros para ganhar experiência e armas mais fortes - que por sua vez serão usados para navegar em calabouços mais perigosos com oponentes mais ferozes. Se você espera algo original, é melhor procurar em outro lugar.

O que o game faz bem é agilizar essa fórmula com um controle inteligente e uma apresentação competente (mesmo que um tanto reciclada dos games anteriores). O destaque aqui é a inclusão de elaboradas opções multiplayer: suporte para quatro jogadores com Multitap ou online, além de novas opções de arena. O game conta também com suporte a teclado e headset USB para facilitar as comunicações pela Internet, o que ajuda muito.

De volta às mesmas armas

Mas enquanto essas adições são muito bem-vindas, o game peca em diversos aspectos. A trama é propositalmente mantida aos breves comentários da "elfa bonitona da capa de 'EverQuest'". O game oferece uma bifurcação entre Bem e Mal, mas esse detalhe é tão superficial que é possível que você mal perceba que o game oferece as duas opções. E por mais que a mecânica seja divertida, é difícil não reparar quão repetitiva ela é. Especialmente quando você vence o game e o próximo passo é reutilizar o personagem poderoso para repetir a mesma jornada com inimigos mais fortes.

Outros problemas menores, como uma câmera um tanto problemática e armas que só acertam um inimigo de cada vez por golpe (independente de ser um machado de meia tonelada), podem incomodar alguns... mas é mera questão de tempo até seu lutador se tornar forte demais para isso ser um empecilho.

CONSIDERAÇÕES

Fãs desse tipo de game provavelmente não vão se importar com essas falhas e mergulhar os dentes sedentos na aventura - o título certamente é um dos melhores no que faz. Mas os jogadores mais casuais que já testaram os outros games da produtora provavelmente vão querer voltar sua atenção para outro lugar.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Champions: Return To Arms (Playstation 2)

    38 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Snowblind Studios
    Lançamento: 07/02/2005
    Distribuidora: Sony Computer Entertainment
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória, multiplayer online, headset USB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host