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InuYasha: Feudal Combat

24/08/2005

da Redação
Seguindo os passos de "Dragon Ball" e "Cavaleiros do Zodíaco", "InuYasha" é mais um desenho que virou um jogo de luta. Esse popular desenho já foi convertido para um RPG, no ano passado, com o subtítulo de "The Secret of the Cursed Mask", mas não agradou nem em crítica, nem em público.

"InuYasha" é um desenho de Rumiko Takahashi, autora também de mangás como "Urusei Yatsura" ("A Turma do Barulho") e "Ranma 1/2". O protagonista, que empresta nome ao desenho, é um ser híbrido, nascido entre uma humana e um Youkai, que significa demônio em japonês. Nesta comédia com ação, Inuyasha busca juntar os pedaços da Jóia das Quatro Almas, que o farão tornar um Youkai completo. O elenco ainda abriga personagens excêntricos como um sacerdote mulherengo e um baixinho que quer vingar a morte do pai.

Briga feudal

"Feudal Combat" é um jogo de luta simples, com poucos golpes, mas que tem algumas idéias interessantes. Para começar, os combates podem ser realizados em duplas. Mas o jogador terá apenas influência indireta sobre o segundo personagem, que será controlado pelo computador. Assim, o game oferece três tipos de lutas: um-contra-um, dois-contra-um ou dois-contra-dois.

Cada um dos lutadores possui um leque pequeno de movimentos e todos eles podem ser acionados de forma simples. As opções de luta incluem golpes rápidos, ataques fortes e suas variações, acionados durante o pulo ou a corrida, por exemplo. Alguns dos movimentos vêm diretamente do desenho, como a Ferida do Vento de Inuyasha ou o Buraco do Vento de Miroku.

Eles também possuem golpes especiais, que causam grandes danos, e os combinados, que consistem no ataque do parceiro enquanto o jogador prende o oponente. Ambos dão direito a uma cena não-interativa quando conseguir acioná-los com sucesso. Ainda, cada um deles possui alguns combos pré-programados.

O problema de "InuYasha", assim como os jogos de luta de "Dragon Ball Z" e, principalmente, o de "Cavaleiros do Zodíaco", é que a falta de opções de movimentos resulta na limitação de barganha, recurso importante em qualquer tipo de competição. É verdade que esses jogos são destinados a um público menos técnico, mas simplicidade não precisa significar falta de competitividade. Esses títulos poderiam se espelhar na façanha de "Super Smash Bros", para GameCube, um dos poucos jogos de luta que conseguiu ser fácil de jogar e, ainda assim, ter uma percepção clara de barganha.

O fato de existir um ajudante ajuda a aumentar a confusão e desmoronar quaisquer estratégias de luta. Isso pode até resultar em combates divertidos por algum tempo, mas pouca coisa tem a ver com competição, mas apenas em elementos aleatórios, como a sorte.

Unidos venceremos

Uma das características de "Feudal Combat" é o sistema de duplas. A atuação do parceiro depende de uma das quatro formações que estiver usando. A do vento privilegia os golpes em dupla, isto é, seu companheiro tentará colocar golpes depois que você. Se bem utilizado, e com alguma sorte, poderá fazer uma cadeia de golpes longa. A formação do fogo faz com que o parceiro tente acertar o máximo de golpes com quem estiver lutando. Fazer dividir a dupla adversária é o objetivo da formação da floresta e a da montanha transforma seu parceiro num escudo-humano. Ou quase humano.

Existe um componente de afinidade entre os membros da duplas. Quem assiste ao desenho terá vantagem nesse quesito. Inuyasha, por exemplo, tem boa relação com Kagura, mas não suporta o irmão Sesshomaru. Quanto melhor a relação, mais eficiente seu parceiro será. Mas a afinidade é dinâmica, e muda durante o combate. Basicamente, quanto menos apanhar e mais fizer golpes combinados, maiores as chances da afinidade subir. Uma seta indica sempre que esse atributo for modificado. No nível máximo, a dupla ganha uma aura vermelha e, durante esses dez segundos, a barra de Ki sobe constantemente e os especiais serão realizados pelos dois personagens. Algumas duplas, como Inuyasha e Kagome, ganham até animações exclusivas.

O modo de história tem quatro capítulos, cada um deles focalizando diferentes personagens. No começo, apenas o capítulo de Inuyasha estará disponível, mas conforme terminar um deles, os episódios subseqüentes - de Miroku/Sango, Sesshomaru e Shippo - serão liberados. Mas a modalidade principal é a de missão, em que se pode aumentar a capacidade dos personagens, formações e da afinidade inicial da duplas. Nesse modo, cada fase tem três níveis de dificuldade e um objetivo distinto por estágio.

Falando nas fases, cada uma delas tem características diferente. Há cenários com pedras suspensas, youkais em forma de centopéias e desfiladeiros com gases venenosos. Todos esses elementos são interativos e podem ser usados para provocar danos ao adversário e vice-versa.

Simples e ordinário

Os comandos do game são bastante simples e a maioria dos ataques não precisam mais que um botão. A resposta aos comandos é rápida, mas alguns golpes têm uma detecção de colisão um pouco falha. Os personagens podem correr livremente pelo cenário, mantendo um sistema de mira de um jogo de ação, como um "Devil May Cry", por exemplo.

Vindo de uma animação, a produtora seguiu uma escolha óbvia para "Feudal Combat": usou a técnica de cel-shaging, que imita o grafismo dos animês, com coloração chapada e contornos demarcados. Mas a produtora incluiu algumas leves texturas, como se pode observar no cabelo de Sesshomaru. Mas o resultado é um pouco desequilibrado: em alguns ângulos, de frente por exemplo, a reprodução está bastante fiel ao desenho original, mas em outros, deixa aparente que o rosto é feito com texturas. No fim das contas, deixa a impressão de que faltou dar polimento aos modelos 3D.

O movimento dos personagens são um pouco duros, desajeitados, e, provavelmente, não deve ter sido usado movimento de atores de verdade, e sim animados na prancheta. Mesmo assim, no meio da confusão, isso deverá ser pouco notado. As animações dos especiais são divertidas no início, mas, com o tempo, elas passam a quebrar um pouco o ritmo do combate. Os cenários não chegam a ser nenhuma obra de arte, mas foram trabalhadas com competência, mostrando variedade e funcionalidade.

A trilha e efeito sonoros não possuem nenhuma personalidade e, provavelmente, pouca gente deverá se lembrar deles depois de desligar o console. O destaque fica para as falas dos golpes, que resgatam o clima do desenho. Os golpes mais característicos vêm acompanhados do nome, como de costume. Mais dublagens podem ser encontradas nas cenas não-interativas no modo de história e adicionam um pouco de humor, principalmente com Shippo.

Caiu no Buraco do Vento

CONSIDERAÇÕES

"InuYasha: Feudal Combat" é mais um jogo de luta que aposta na simplicidade, com a pretensão de conquistar o máximo de adeptos, mas acaba caindo no banal, e não oferece competição. Funciona como diversão descompromissada, mas não a longo prazo. Não é do tipo de game que encontrará novidades a cada jogada, como um "Super Smash Bros", por exemplo. Quem é fã de "InuYasha", provavelmente, gostará de ver que os personagens estão parecidos com o desenho e deve se esbaldar entre Feridas do Vento e Flechas Purificadoras.

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    GALERIA

    InuYasha: Feudal Combat (Playstation 2)

    36 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Bandai
    Lançamento: 23/08/2005
    Distribuidora: Bandai
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

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