O PlayStation 2 ainda é um console carente de bons jogos. Talvez por isso, a
Konami tenha levado Gradius III e IV ao videogame da
Sony. E já vale adiantar: por se tratar de uma conversão, esperava-se mais.
Clássico dos arcades e de uma penca de consoles,
Gradius é um jogo de tiro, em que você não usa revólveres para atirar, mas aeronaves. O jogador equipa a nave espacial - quem se lembra da Vic Viper? - com diferentes tipos de arma e depois sai para destruir os inimigos.
A
Konami não se esmerou muito na conversão de Gradius para PlayStation 2, mas pelo menos a jogabilidade se segura. Simples e objetiva não exige muito do jogador e, melhor, dá, em troca, boa diversão.
Já os gráficos decepcionam. Tudo bem que o jogo é das antigas, mas nem por isso uma empresa de tradição como a
Konami podia ter sido tão desleixada. As imagens são pobres, sem brilho e criatividade.
Mas há algo pior que os gráficos: o som. Jogos de tiro exigem efeitos sonoros vibrantes e música que provoque tensão no jogador. O Gradius do PS2 não tem nada disso.
CONSIDERAÇÕES
Apesar dos problemas, o jogo deve cair nas graças dos mais velhos, que adoram oportunidades para matar saudades de um passado glorioso e não tão distante assim.