29/04/2002
da Redação
Existem dezenas de jogos de Fórmula 1 no mercado, e é difícil conseguir espaço para concorrer se você não se destaca em algum departamento. Você pode tentar trazer os gráficos mais bonitos, a simulação mais realista, conseguir a licença de um filme famoso... as opções são muitas. A Titus decidiu seguir uma fórmula mais simples com Downforce.
Aderindo à escola menos realista e mais fácil, o jogo pode não exige muito planejamento no acelerador como Gran Turismo, onde um segundo de dedo no botão pode marcar a diferença entre uma curva perfeita e uma perfeita derrapagem. Mesmo os novatos terão uma chance de vencer corridas sem precisar aprender a teoria básica de aceleração e breque.
Downforce traz sete pistas baseadas em cidades como Sydney, Singapura, Toronto, Las Vegas, Hong Kong e Miami, cada qual com três variações. Os quatro modos de jogo colocam você em corridas em que certos objetivos devem ser atingidos para que você prossiga para a próxima fase - em alguns casos, é necessário chegar ao checkpoint em determinado tempo; em outros, você precisa vencer em determinada colocação.
O jogo se passa num futuro próximo, numa época onde os corredores de Fórmula 1, entediados com a categoria, resolvem criar sua própria liga. Esta liga futurista oferece 27 modelos de carros e 10 corredores. A história um tanto incomum serve apenas explicar porque é permitido fechar e trapacear os oponentes, que acaba sendo uma das diversões do jogo.
O destaque de Downforce está nas colisões. Além de apresentar um sistema de danos que reflete no visual do veículo, possíveis batidas irão diminuir a performance do carro. E por isso mesmo você pode usar isso contra seus oponentes, dando fechadas ou empurrando-os para fora da pista. Mas cuidado: um erro de cálculo e você pode perder uma roda e ser desclassificado.
Downforce não é exatamente o mais ousado dos jogos do gênero, mas traz uma opção bastante acessível para quem está cheio dos games que são 100% simulação... e esquecem a porcentagem de diversão.