01/07/2008
da Redação
A vantagem da série "FIFA" sempre foi a licença oficial que lhe permite ter times, ligas e estádios com seus nomes reais, ao contrário de "Winning Eleven", da Konami, que acrescenta elementos oficiais a conta gotas. No entanto, o futebolístico da Electronic Arts, vem, ano a ano, avançando também na mecânica de jogo, e nesta edição, o foco é criar melhores experiências e mais adaptadas para as respectivas plataformas.
"Temos ouvido os jogadores e fãs de futebol do mundo todo e respondemos construindo experiências de jogo particulares para 'FIFA 09' de cada plataforma", diz Andrew Wilson, produtor-executivo da franquia. "Todos querem jogar um game de futebol próprio para seus sistemas e que traga funcionalidades inovadoras, novas modalidades e controles projetados para as especificidades de cada plataforma".
No PlayStation 2, há mais 500 seqüências de animação e um novo sistema de colisão, uma das maiores inovações no "engine" do game nos últimos quatro anos, segundo a Electronic Arts. Como nas versões para Xbox 360 e PlayStation 3 - mas menos refinado, presume-se -, promete uma variedade de situações dependendo da forma de contato entre os jogadores. Os atletas virtuais são mais rápidos em dar o primeiro passo e tocar na bola, e há quatro novas manobras, somando 32 truques no total.