14/03/2002
da Redação
Quem não se lembra de Tenchu, o jogo que saiu na mesma época que Metal Gear, mas trazia um universo de ninjas ao invés de militares? A empresa passou a licença adiante e agora está trabalhando em um jogo com samurais. No lugar de furtividade, a equipe agora aposta em interatividade. Conseguirá Way of the Samurai agradar os fãs da série?
O jogo é, para todos os efeitos, o oposto de Tenchu: esqueça a divisão em fases com missões específicas e a jogabilidade estilo arcade. Você é um ronin, um samurai errante, que acaba de entrar no meio de uma disputa feudal entre dois clãs. Enquanto você anda livremente pelas redondezas, situações vão se desenrolando ao seu redor.
Por exemplo: você vê uma garota sendo raptada por um outro samurai na ponte que ia atravessar. Você pode salvá-la, simplesmente ignorar o acontecido, ou até mesmo matar a garota. Cada decisão influencia o rumo da história.
Ao invés de power-ups como as bombas e armadilhas de Tenchu, desta vez você pode melhorar sua espada levando-a para um ferreiro - e tome cuidado: as armas, se não forem tratadas com cuidado, podem se quebrar no meio de um combate. Como cada arma tem características diferentes, você pode carregar até três delas de uma vez. Para recarregar energia, você deve colher cogumelos e ervas pelo mato, tomando cuidado com variantes venenosas dos mesmos.
O combate de Way of the Samurai é muito diferente do de Tenchu, e mais próximo de Bushido Blade: cada golpe deve ser planejado, equilibrando ataque e defesa (isso é, se você não quiser perder litros de sangue).
Existem vários segredos para serem destravados no jogo: novas roupas, novos samurais, um modo para dois jogadores... surpresas não faltarão para quem se dedicar à carreira de samurai.