A produtora Starbreeze ficou conhecida, ainda no Xbox original, pelo excelente trabalho no jogo de tiro em primeira pessoa "The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay", baseado no personagem Vin Diesel em "Eclipse Mortal" (2000) e "A Batalha de Riddick" (2004).
Neste meio tempo, a empresa adaptou o seu motor gráfico para realizar um game baseado nos quadrinhos "The Darkness", mas logo voltou a mexer em seu titulo de estreia.
Assim nasceu "The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena", um pacote que reapresenta o jogo de 2004 com gráficos de nova geração e inclui extras como um modo online para vários jogadores, uma aventura inédita - a tal "Assault on Dark Athena" do novo título - e o capítulo opcional em que é possível controlar um robô em "Escape from Butcher Bay" - presente originalmente em uma conversão para PCs.
Escape from Butcher BayA aventura original de Riddick está ainda mais bonita e prazerosa de ser jogada. Como o criminoso mais procurado da galáxia, você deve escapar da cruel prisão utilizando a escuridão a seu favor. Tudo para conseguir se esgueirar por trás dos inimigos e eliminá-los com golpes mortais.
O jogo inicia como um jogo de tiro típico em primeira pessoa, mas a partir do momento em que Riddick ganha a habilidade de enxergar no escuro, as perspectivas mudam: toda a escuridão da prisão agora serve a você, proporcionando diversos caminhos para se esconder e surpreender os inimigos sem que ao menos um tiro seja disparado. O jogo não perdoa aqueles que acham que Riddick funciona como um "exército de um homem só" e todas as ações pedem discrição, como por exemplo, a necessidade de esconder os corpos dos inimigos mortos para não alertar os demais guardas.
A inteligência artificial dos inimigos cumpre seu papel, mesmo reproduzindo apenas certo padrão: eles permanecem escondidos ou saem correndo para cima de você com tudo - retornando ao esconderijo caso você não os derrote e sobreviva ao ataque. E sobreviver aos ataques é algo bem difícil de acontecer, já que Riddick aparece bastante humanizado e é capaz de morrer rapidamente ao receber alguns poucos disparos.
Assault on Dark AthenaA segunda aventura se passa pouco tempo depois do final de "Escape from Butcher Bay". Riddick agora está preso em uma gigantesca nave espacial, repleta de mercenários e soldados lobotomizados.
Esta parte se aproxima mais de um jogo de tiro em primeira pessoa tradicional, o que não conta exatamente como uma qualidade. O aspecto furtivo - destaque do original - se perde e o jogo tenta compensar colocando o jogador direto na ação, com Riddick já capaz de ver na completa escuridão e sob posse das famosas adagas Ulak.A única inovação presente nesta sequência, além da história inédita, é a possibilidade de utilizar as armas implantadas nos punhos dos soldados abatidos contra eles mesmos, funcionando como um escudo humano que ataca.
As duas aventuras utilizam o mesmo motor gráfico, mas "Assault on Dark Athena" tem gráficos melhores do que "Escape from Butcher Bay". Outra diferença perceptível é na sincronia labial durante as falas, praticamente impecável nesta expansão.
A inclusão do modo online para vários jogadores merece destaque, proporcionando horas a fio de diversão em vários modos de jogo e 15 mapas diferentes. Além dos clássicos 'mata-mata' entre todos e entre equipes para até 12 jogadores, há o modo Pitch Black. Nele, um dos jogadores encarna Riddick e os demais atuam como mercenários, caçando-o no completo breu, utilizando a luz de suas armas como única maneira de conseguir localizar o criminoso.
CONSIDERAÇÕES
"The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena" não inova nada além do que já havia mostrado em 2004, e ainda assim indispensável, principalmente àqueles que não jogaram a versão original. O acréscimo da nova aventura e modo online aumentam a longevidade do título que passará, ao menos uma semana, na bandeja de seu console.