06/08/2008
da Redação
Depois de anos trabalhando na franquia "Sly Cooper", a equipe da Sucker Punch finalmente se aventura em um novo universo, desta vez mais ligado à realidade, ainda que uma bem fantástica, que pega emprestada elementos de jogos como "Grand Theft Auto" e "City of Heroes".
Em "inFamous" somos apresentados a Cole, um sujeito que sobrevive a uma devastadora explosão que acaba com seis quarteirões da fictícia cidade de Empire. Além de escapar ileso, o sujeito ainda ganha superpoderes eletromagnéticos, fato que vem a descobrir somente duas semanas depois, quando a região passa a ser assolada pelo caos e pelo crime, graças a uma quarentena imposta pelo governo federal. Aparentemente a explosão liberou uma praga que contaminou a população, e as suspeitas caíram sobre Cole, restando ao protagonista fazer a escolha de todo herói que se preza: utilizar os poderes para benefício próprio ou os utilizar para ajudar aqueles que o culpam.
No melhor estilo "Crackdown", o jogo conta com uma cidade livre para ser explorada, dominada por três diferentes facções. Cole deve derrotá-las utilizando seus poderes, como raios, escudos de força ou bolas de energia, que funcionam como granadas. As habilidades do herói funcionam de maneira direta, atacando os inimigos de cara, ou indireta, utilizando para queimar circuitos elétricos ou explodindo a munição dos oponentes. Por causa disto, Cole fica impossibilitado de usar armas.
Durante sua jornada para livrar a cidade dos três grupos, o personagem é obrigado a fazer as tais escolhas de herói, como por exemplo, ir a caminho de uma bomba relógio para desativá-la ou parar para salvar uma mulher que acabou de sofrer um acidente grave. São escolhas que afetam tanto o desenvolvimento de certas habilidades de Cole como também sua imagem através do sistema de Karma, assim, em determinadas ocasiões a população pode até mesmo ajudá-lo a passar por determinados obstáculos ou desafios.