Inspirado na primeira parte da "Divina Comédia", poema do renascentista Dante Alighieri, "Dante's Inferno" é um jogo de ação nos moldes de "God of War". As semelhanças entre os dois títulos vão desde as mecânicas de jogo até as referências mitológicas. Porém, enquanto a franquia "God of War" busca inspiração na mitologia grega, "Dante's Inferno" tem uma temática religiosa e explora a concepção ocidental do inferno bíblico, cunhada durante a Idade Média. O jogo foi bem recebido pelos usuários do PlayStation 3 e Xbox 360 e aparece em boa adaptação para PSP.
O jogo toma grande liberdade artística em relação ao poema original, preservando parte da historia e as características principais dos cenários sugeridos por Alighieri na descrição do inferno e substituindo todo o resto por elementos mais apropriados para um jogo de ação. A trama de "Dante's Inferno" envolve um violento Dante, cavaleiro das Cruzadas, em uma jornada ao inferno para salvar sua amada Beatrice, que perdeu sua alma após uma malfadada aposta com Lúcifer.
Em sua jornada, Dante conta com a ajuda do poeta romano Virgílio, que guia o cavaleiro através dos vários círculos do inferno. Enquanto enfrenta toda espécie de demônios, Dante ainda precisa lidar com as almas de condenados famosos, como Pôncio Pilatos, Orfeu e outras "celebridades" do Mundo Antigo.
Adaptação fiel ao originalO estúdio Visceral Games se esforçou para que os jogadores recebessem uma aventura empolgante no portátil da Sony, ainda que graficamente inferior ao jogo original, dada a capacidade limitada da plataforma em comparação aos consoles maiores. As cenas de corte foram extraídas da versão para PlayStation 3 e na transição entre essas bem trabalhadas sequências cinematográficas e a realidade do jogo no portátil é que percebe-se a diferença gritante nas texturas de "Dante's Inferno" no PSP. Em compensação, os controles, mesmo adaptados para as limitações do portátil, são competentes e garantem a diversão.
Dante enfrenta as hostes infernais com golpes de foice e magias. Novos movimentos e poderes são adquiridos conforme o progresso na partida e o gasto de orbes de experiência e dividem-se em duas categorias: "Hunholy" e "Holy", profano e sagrado, respectivamente. Os orbes são obtidos em fontes ou durante os combates, quando é possível escolher entre absolver ou condenar as criaturas. As almas famosas também são julgadas por Dante, mas não há na versão PSP o minigame de absolvição. O jogador simplesmente decide se vai perdoar ou condenar o espírito e recebe os orbes desejados. Da mesma forma, buscar pelas moedas de Judas, espalhadas em cantos sombrios dos círculos infernais, apenas rende mais orbes de experiência para Dante.
As batalhas, combos e movimentos foram levemente simplificados para se adequarem aos controles do PSP e o resultado é agradável. Os estágios do jogo envolvem boas lutas, trechos de plataforma e grandes chefes, geralmente finalizados com os tradicionais QTEs, os eventos de ação contextuais tão caros ao gênero. Cada fase representa um dos círculos do inferno e com freqüência surgem criaturas perturbadoras no caminho de Dante, o que ajuda a diferenciar o jogo de outros títulos similares, ao mesmo tempo em que torna "Dante's Inferno" nem um pouco recomendável para os mais novos.
CONSIDERAÇÕES
Mesmo sem o impacto visual do jogo para os consoles de alta definição, "Dante's Inferno" é um ótimo jogo de ação e uma adaptação bem sucedida para o PSP. Apesar das semelhanças óbvias com "God of War", o jogo da Electronic Arts tem personalidade própria e sua versão portátil oferece boas horas de entretenimento para os apreciadores do gênero, e as cenas de corte e criaturas bizarras sustentam o clima de horror proposto pela trama.