UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

Kingdom Hearts: Birth by Sleep

29/09/2010

DOUGLAS VIEIRA
Colaboração para o UOL
No mundo dos games não existem muitas regras para continuações: as empresas costumam colocar um número diferente na frente do título, utilizar algumas mecânicas que deram certo e dizer que é uma sequência.

Há alguns poucos exemplos que fogem a essa regra e apresentam conexão entre si, como é o caso da série "Kingdom Hearts" e este "Kingdom Hearts: Birth by Sleep".

Chaves que abrem caminhos

A história de "Birth by Sleep" acontece antes do primeiro game, ou seja, cronologicamente a história da série começa por aqui. Antes de Sora, protagonista de "Kingdom Hearts" e "Kingdom Hearts II", se transformar em usuário da Keyblade, uma espécie de espada em forma de chave, outros personagens se mostraram aptos a carregar o equipamento: Ventus, Aqua e Terra. Após um teste para definir qual dos dois últimos seria o novo Mestre de Keyblade, Xehanort, outro portador da "chave", desaparece, dando início a uma nova jornada.

Trailer da Gamescom 2010
A história aqui conta com uma divisão de capítulos, que são focados em cada membro do trio de protagonistas. Essa é a primeira inovação do jogo, pois apesar de todos passarem pelos mesmos locais, cada um vive situações diferentes nos ambientes visitados, além de apresentarem características próprias: Terra, por exemplo, preza por força, enquanto Aqua é especialista no uso de magias. Ventus, por sua vez, é mais ágil e encontra equilíbrio entre todos os atributos.

Além de apresentarem estilos próprios e estratégias específicas (Aqua, por exemplo, precisa enfraquecer os inimigos com magias antes de se atirar numa aglomeração), cada um também conta com finalizações especiais e movimentos distintos chamados D-Link e Focus. Enquanto o primeiro faz com que o combatente utilize poderes de personagens encontrados durante o jogo, o outro é um ataque direto capaz de consumir boa parte da energia adversária. Ambos acabam oferecendo novas estratégias para os combates, que nem sempre se resumem a apertar o botão de ataque.

Outra novidade é que agora as magias não são adquiridas apenas em lojas: há um novo sistema chamado Meld, que permite a criação de novos movimentos especiais. Combiná-los com determinados itens rende bônus em algumas características do guerreiro, como defesa e a facilidade de adquirir itens que os inimigos derrubam sem se aproximar tanto deles.

Para todos

Ao contrário do que muitos imaginam, "Kingdom Hearts: Birth by Sleep" não é um jogo voltado especialmente para os que já conhecem um pouco da série, como aconteceu com "Kingdom Hearts: 358/2 Days", para Nintendo DS. Claro, quem já viu algo em outros games certamente vai encontrar um gancho ou outro, mas começar por esse é seguir a seqüência certa dos acontecimentos, que serão amarrados ao conferir os outros títulos já disponíveis.

Se por um lado "Birth by Sleep" impressiona por apresentar gráficos e diálogos bem trabalhados (os personagens da Disney são dublados, em inglês, pelos atores que emprestam suas vozes às animações oficiais), um pequeno problema acaba atrapalhando a diversão: a câmera, algo recorrente em outros games da série e que certamente irrita quando se tenta um pulo para um determinado ponto ou durante a batalha.

Novos heróis em uma aventura inédita
Por falar em batalhas, em alguns momentos elas apresentam quedas de quadros, o que frustra principalmente quando ela ocorre em um momento tenso da luta e coloca tudo por água abaixo. O pior é que vez ou outra isso pode acontecer quando se está diante de um chefe no caso de alguns mais desafortunados, já que é um problema aleatório.

Mesmo com esses contras, "Kingdom Hearts: Birth by Sleep" apresenta pontos capazes de atrair a atenção dos fãs de RPG e daqueles que já acompanham a série há tempos. Somado a tudo isso, há ainda um modo multiplayer, bem como a opção de evoluir nas arenas especiais de Mirage Arena, uma área que ainda apresenta minigames e games de tabuleiro que ajudam a melhorar as técnicas. Opções não faltam, pois há até um álbum para adesivos encontrados pelos planetas do jogo - e, claro, coletá-los rende prêmios.

CONSIDERAÇÕES

"Kingdom Hearts: Birth by Sleep" é o tipo de jogo que escorrega em pontos banais e acaba ficando longe da nota máxima. Entretanto, vale dizer que é uma boa adição para a biblioteca do PSP, bem como uma chance de amarrar mais acontecimentos da série após pouco mais de 30 horas de aventura. Aliás, as coisas aqui não terminam no clássico "The End", e há até uma surpresa para aqueles que já estão esperando por um novo jogo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP)

    imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Square Enix
    Lançamento: 07/09/2010
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: Cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host